Você é assertivo? Pare a correria e reflita…

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Afinal, o que é assertividade? A palavra vem de “assero” (e não de “acerto”), que significa afirmação, tornar firme.

Sabiamente, o ótimo dicionário Houaiss diz que assertividade é “qualidade ou condição do que é assertivo”. E assertivo é “que faz uma asserção; afirmativo locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; declarativo; afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor o falante acredita profundamente”.

Com poucas palavras, pode-se definir como “… a capacidade de expor de maneira clara – e sem máscaras – o que se pensa, sente ou quer”. Fonte.

Ou “… a arte de defender o meu espaço vital sem recuar e sem agredir. Ser assertivo é ser pacífico sem ser passivo”. Fonte.

Analisando as afirmações citadas, exemplificaria o assertivo da seguinte forma:

  • expõe sua opinião com convicção e de forma clara, deixando claro que se trata de sua opinião, e não da verdade universal;
  • encontra-se no meio-termo entre a submissão (falta de atitude) e a agressividade (excesso, imposição);
  • tem perfil agregador e compartilha o que sua experiência lhe ensinou, sem segundas intenções;
  • dedica tempo a ouvir e sempre respeita a opinião alheia;
  • apoia-se sempre em bons argumentos e fatos. E se não os tem, é humilde o suficiente para não inventá-los, pois tem consciência de que pode até enganar pessoas menos desenvolvidas intelectualmente, mas não passará de um mentiroso e prepotente;
  • sabe dizer sim e não quando devem ser ditos.
  • sua auto-estima lhe permite expor sua opinião (principalmente profissional), de forma objetiva e respeitosa, sem se preocupar com aprovação social;
  • é justo, acredita no discernimento alheio e confia nas pessoas. Mas não é cego e nunca deixa de analisar a situação por outros ângulos;

Assertivos são, naturalmente, formadores de opinião, mas por se exporem mais do que os outros correm o risco de serem mal interpretados.

Assertividade, eficiência e eficácia

Tenho para mim que assertividade vai muito além de expor uma ideia com foco na eficiência, mas deve ter foco obrigatório na eficácia.

Por exemplo: é muito difícil chegar a um ponto de equilíbrio na comunicação quando, além dos pequenos detalhes, se tem uma visão macro da situação e precisa expô-la, pelo bem de um projeto, da família, da empresa ou do cliente.

Se você já se sentiu mal por ter explicado algo e ao virar as costas perceber que deixou alguém com uma ideia subjetiva sobre seu discurso, sabe do que estou falando.

Em minha vida pessoal e profissional, muitas vezes me pego pecando pelo excesso de informação, talvez por acreditar que haja uma linha muito tênue entre a verdadeira compreensão e a aceitabilidade.

Ou seja, acredito que não basta expor sua opinião, ela tem de ser compreensível e didática, e não apenas ser aceita, por qualquer outro motivo que não seja atender as expectativas e necessidades.

Pessoas com esse perfil têm uma tendência muito grande a se apegar a detalhes, e nestes casos, o foco é a eficácia (visando o cumprimento pleno do objetivo), mas nem sempre a eficiência (cumprir o objetivo de forma otimizada).

Pois nem todos os bons caminhos são os mais simples e rápidos (e consequentemente, mais baratos). E por isso muitas vezes polêmicos.

Infelizmente, existem pessoas – e são muitas – que não compreendem este tipo de perfil e acabam confundindo assertividade com intransigência, intrusão ou agressividade.

Eu, e muitas empresas inteligentes e inovadoras, consideramos a assertividade essencial para a evolução das ideias, dos conceitos. Seja no âmbito profissional, afetivo ou qualquer relação interpessoal.

Eu sou assertivo?

Parece coisa de revista Claudia, mas experimente alguns testes. Pelo menos podem te ajudar a iniciar uma reflexão sobre pontos específicos de sua personalidade, e quem sabe te levar a uma percepção evolutiva. Indico estes:

Teste 1: Você é assertivo no trabalho em equipe? (Você S/A)
Teste 2: Você é assertivo? (Universia)
(Se conhecer outros, me mande)

Conclusão assertiva

E desculpe a minha opinião sincera, mas se você não procura ser analítico e objetivo no que faz (ou o que pedem para que faça), nunca será um profissional, amigo, irmão, filho, pai, parceiro, amante ou cônjuge insubstituível.

Sim, assertivos valem ouro e eles sabem disso.

Há uma frase bem conhecida do Che Guevara, que resume a essência de um assertivo: “É preciso ser duro, mas sem perder a ternura, jamais”.

E, como diria Steve Jobs, “Se estou errado, me prove o contrário, e com argumentos plausíveis. E quem sabe te darei um não, uma promoção ou te ponha na rua.

Saiba mais

Gostou do assunto? Seguem mais referências indicadas pelo Google:

O que é assertividade (Biblioteca Fernando Barrichelo);
O poder da assertividade (Pequenas Empresas & Grandes Negócios);
Artigos: Assertividade (Portal Comunicação & Comportamento);
Eficiente, Eficaz e Efetivo (Comunidade Kplus);
Eficácia | Eficiência | Efetividade (Definições em Wikipedia). [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Evandro Temperini é estrategista em inovação, intra/empreendedorismo, advisor/mentor de negócios.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Opa! Obrigado por iniciarem a discussão…

    Realmente é muito comum confundirem

    O que eu acho “engraçado” é que as empresas sempre se dizem procurar pessoas com esse perfil, mas quando efetivamente as contratam, distorcem sua atitude. Seja até por intrigas internas, as vezes causadas pelos próprios superiores.

    Pra mim, é a velha combinação entre medo da suficiência alheia + baixa autoestima/confiança.

    E valeu pelo apoio pessoal 😉

  2. Já tive problemas com um chefe pouco assertivo. O principal problema é que essas pessoas não conseguem perceber (ou admitir) essa falha. Até hoje várias pessoas reclamam do mesmo problema em relação a esse chefe, e seu setor não consegue deslanchar.

  3. Muito bem posto seu artigo.
    Assertivo? Titubeante? Agressivo e ditador?
    A interpretação sempre será do receptor.

    A mesma mensagem terá invariavelmente recepções distintas dependente do público receptor.

    Parabéns.
    Abraços,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *