Compras do público feminino passam pelas redes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma pesquisa realizada recentemente pela rede social byMK, brasileira e dedicada a assuntos de moda e estilo, mostrou números sobre hábitos de consumo na web.

Dos internautas que realizam compras, 30% adquirem maquiagem, 26% acessórios, 21% roupas, 19% calçados, 16% jóias e 9% lingerie. Foram colhidas 1.193 respostas em um universo de 400 mil pessoas.

O público é essencialmente feminino – 97% das pessoas que responderam a pesquisa eram mulheres. Do total, 85% usam o Orkut, 48% o Twitter e 42% Facebook.

Esses números nos sugerem duas observações em relação à presença feminina na web.

A primeira delas é que, antes de iniciar ações neste espaço, é preciso conhecer a mulher que está na frente do monitor. Um grande erro das empresas é fazer ações de massa, generalizando as preferências de seu consumidor. O resultado pode ser desastroso – ao invés de conversão de vendas, acabam afugentando o seu consumidor.

Cadastro

Uma das formas mais baratas de conhecer mais mais os hábitos dos consumidores é através de um cadastro no site, onde há perguntas referentes a hábitos de consumo e se mapeia os espaços pelos quais essa consumidora se faz presente. Nem sempre o cadastro é preenchido, por falta de tempo ou estímulo. Para obter mais cadastros preenchidos, algumas marcas recorrem a promoções.

A Ramarim criou no ano passado a promoção “Meu jeito Ramarim”, que chamou a atenção em relação ao processo de cadastro. Ao invés de preencher apenas campos com nome, endereço e cidade, a internauta ganhava pontos de saída na promoção se respondesse em quais sites de redes sociais ela participava e se possuía blog.

Com esse tipo de informação nas mãos é possível criar diversas ações de relacionamento com a consumidora final.

E-mail marketing

Uma das formas mais baratas, rápidas e eficientes de retorno é o e-mail marketing. Só por usar o nome da pessoa e trazer ofertas relativas às suas preferências, a taxa de conversão de vendas salta de 1% para 4%.

O e-mail marketing é um tipo de promoção muito usado pelas empresas em geral. Para se ter uma ideia, a 4ª edição da pesquisa “O uso do e-mail marketing nas corporações brasileiras” realizada pelo WBI Brasil em parceria com a Dinamize, mostrou que 71,5% das empresas desenvolveram ações de e-mail marketing promocionais em 2009. O universo foram respostas de 2.845 profissionais de organizações de diferentes segmentos de atuação em todo o país participantes de edições de um evento.

A expansão do serviço está aliada a entrada, cada vez mais crescente, das classes C e D na internet.

Público feminino nas redes sociais

A segunda observação que estes números nos sugerem é que as empresas que vendem produtos focados neste público precisam estar presentes nos sites de redes sociais.

A interação, o diálogo e o relacionamento são construídos nestes espaços. E não é apenas um banner ou um simples site que vão atrair as consumidoras a fazer parte das diversas plataformas onde a marca está presente; são as experiências criadas para elas que farão o engajamento existir.

Uma das grandes vantagens da interação com as mulheres nos sites de redes sociais é a confiança que elas criam com a marca. Nestes espaços elas se sentem mais à vontade para sugerir e também reclamar da marca.

A partir disso é possível entender porque determinado produto vendeu pouco ou quais são os problemas de comunicação da marca. Sem contar que a partir das sugestões podem-se desenvolver produtos diferenciados atendendo de forma mais qualificada a consumidora.

Uma cliente bem atendida além de se tornar fã da marca, divulga para todos os seus contatos os serviços da empresa de forma espontânea. O relacionamento vem antes da publicidade, pois primeiro é preciso escutar antes de emitir uma mensagem.

Um bom exemplo desse retorno é o grupo Bolsa de Mulher, o maior de mídia digital da América Latina. Com cinco anos de existência, o grupo iniciou sua presença digital através da oferta de conteúdo qualificado e dirigido, ferramentas de relacionamento e e-commerce.

Hoje o Bolsa de Mulher possui 16 marcas, criadas ou adquiridas, em seu portfólio e recebe mais de 12 milhões de visitas únicas. No Twitter (@bolsademulher) possui mais de 11 mil seguidoras e 960 participantes na comunidade oficial do Orkut.

Mas antes de iniciar o trabalho digital, é preciso estar atento às diferenciações que ele possui em relação as demais mídias e explorar suas especificidades ao seu favor.

Através da análise de resultado de cada ação realizada será possível medir o sucesso que elas estão obtendo e a conversão de relacionamento e de vendas. Além disso, o monitoramente dos sites de redes sociais e uma presença de forma qualificada e ativa fazem toda a diferença. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Daniela Machado (danielamachado.jor@gmail.com) é jornalista e trabalha como atendimento e redatora da 3YZ.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *