Como limpar citações indesejadas em buscas

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Imagine a seguinte situação: você é chamado para assumir um cargo na área de marketing de uma empresa (não importa o tamanho) e sua primeira tarefa, assim que assume, é ir ao Google e digitar o nome dela, a fim de verificar a situação desta empresa no oráculo da internet.

Para sua surpresa, a primeira página dessa busca traz alguns resultados referentes a sites de reclamações e blogs com relatos carregados de ira de clientes insatisfeitos, tudo isso logo abaixo do site oficial que, “ufa”, pelo menos está na primeira posição antes de qualquer uma dessas reclamações.

Mesmo essa empresa entrando em contato com os clientes descontentes e resolvendo os problemas, tenha em mente que a internet nunca esquece. Isto é, os registros estarão lá para sempre. Por isso é necessário fazer uma “limpeza” nessa primeira página e para isso será necessário a aplicação de uma estrategia chamada “SERP Domination”.

O que é SERP Domination?

Como o próprio termo sugere, SERP Domination quer dizer domínio da SERP (a página de resultados). A ação é feita basicamente através de subdomínios, perfis de redes sociais e itens da busca universal como imagens e vídeos e é relativamente fácil de implementar, porém requer algum trabalho para surtir efeito, como explicarei mais à frente.

O que utilizar em uma estratégia?

1. Subdomínios: devem ser utilizados quando o conteúdo a ser publicado é exclusivo, ou seja, não se repete no domínio principal. Entre as opções de subdomínios estão os óbvios blog (blog.seudominio.com.br) e fórum (forum.seudominio.com.br).

2. Perfis de redes sociais: perfis no Twitter, Facebook e Flickr são alguns exemplos que devem fazer parte de uma estratégia de SERP Domination. Crie um perfil em cada uma dessas redes ou em outras que mais lhe convier e invista tempo na otimização desses perfis.

3. Busca universal: os resultados de busca universal compreendem vídeos, imagens e mapas e cada vez ganham mais espaço nos resultados de busca. Portanto, é necessário que você também realize um trabalho minucioso de otimização de vídeos referentes à sua empresa e a sua marca no YouTube. Trabalhe imagens em seu site ou em sites de apoio para ficarem bem posicionadas no Google Imagens e se a sua empresa possuir endereço(s) fixo(s), é importante que ela esteja inserida e bem otimizada no Google Business Center.

4. Site de apoio: criar um segundo site, com uma url diferente, é uma ótima técnica de SERP Domination. Esse site pode conter o que você desejar, desde que obviamente não contenha conteúdo copiado do site principal.

Muitos profissionais não gostam dessa técnica, pois o trabalho para implementá-la é grande no que se refere a criação de conteúdo. Afinal, você provavelmente já tem, além do site principal, pelo menos um blog – e criar mais conteúdo para um novo site acaba sendo uma tarefa complexa.

Existem mais algumas técnicas que podem ser aplicadas à estratégia de SERP Domination, mas essas são as principais e as mais utilizadas.

Provavelmente nesse ponto você já entendeu porque no início do artigo dissemos que a estratégia era fácil de implementar, porém trabalhosa. Para cada subdomínio, vídeo, imagem, site de apoio e qualquer outra técnica que utilizar, será preciso fazer um trabalho de otimização.

A boa notícia é que estamos falando do nome de uma empresa ou de uma marca que, uma vez reconhecida pelo Google como sendo um nome de confiança, tudo se torna mais fácil.

Outra boa notícia é que o Google pode mostrar até oito resultados para um único site em uma busca e nesse ponto a técnica de subdomínio é muito bem-vinda. Em casos como esse, ficam faltando apenas dois resultados a serem dominados, o que pode ser feito facilmente com o perfil do Twitter e uma página do Facebook, por exemplo.

Mãos à obra!

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Quer saber mais sobre SERP Domination e outros assuntos relacionados a SEO? Participe do CoeSEO no Rio de Janeiro, dia 09 de outubro de 2010.

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[Webinsider]

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Léo Cabral (emaildo@leocabral.com) é profissional de marketing digital focado em SEO, mídias sociais e links patrocinados. Atualmente trabalha como coordenador SEO da Hi-Mídia e mantém o site Planeta SEO.

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8 respostas

  1. Olá, Leo, bacana o post, acho que nas mídias sociais fica mais fácil e mais rápido a dominação da SERP,pelo PR mais alto que elas têm, não é? Quanto mais seu domínio estiver espalhado dentro das (grandes)mídias mais monopolio faremos da SERP.Abraços!

  2. Olá Vinicius;

    Perfeira a sua colocação. Independente de limpar a SERP com a estratégia de SERP Domination, é preciso resolver sim o problema do cliente. COmo cito no artigo, a internet nunca esquece e ter um post contando um caso que foi resolvido e bem atendido é realmente essencial.

    Aí já entramos em mídias sociais, aliás SEO e mídias sociais estão intimamente ligados. Não dá para ser um profissional de SEO sem ser também um ótimo profissional de mídias sociais.

    Abraço!

  3. De fato SERP domination é uma técnica valida e que da resultado.

    Mas eu lhe pergunto, mesmo com as reclamações dos clientes, não é “util” você mostrar pra o cliente que resolveu o problema dele ?

    Por exemplo, em meu blog pessoal fiz um post falando sobre o atendimento ruim da empresa X.

    E então essa empresa entra em contato comigo, resolve meu problema, pede desculpas e gentilmente pede para atualizar meu post no blog …

    Eu (meus leitores e quem mais visitasse o post) daria mais credibilidade a essa empresa do que a outras que simplesmente dominam seu nome na busca.

    O que acham ?

  4. Caro Léo

    Essa sua matéria denominada “Como limpar citações indesejadas em buscas” utiliza uma técnica que denominei de Otimização de Site Corporate Care e já a utilizo a anos.
    A terminologia Site de Apoio também é uma metodologia que criamos em 2005 para vários clientes e chamamos de Otimização de Site Full visibility onde pretende não só aumentar a visibilidade do cliente, como limpar os resultados das buscas, empurrando as matérias indesejadas para baixo.

    Temos vários cases de sucesso, se quiser te mando.

    Parabéns pela reportagem

    abraços

  5. É impressionante o impacto que um resultado negativo tem na SERP do Google. A se analisar um comportamento normal de um usuário buscando informações sobre um determinado produto, é quase que certo que ele percorra toda a SERP atrás de alguma informação negativa.

    Mesmo que seja alguma reclamação já resolvida, como dito acima, à primeira vista é que a reclamação de fato existe, assim causando algum desconforto.

    Resumindo, as técnicas de SERP Domination são trabalhosas, porém, válidas para esse tipo de situação.

    Abs,

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