Como lidar com releases e textos longos demais

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No artigo anterior vimos que um bom texto institucional para web é como uma boa conversa. Baseado em perguntas e respostas. É assim porque, quando alguém visita um site ou faz uma busca na internet, tem sempre uma pergunta ou um tópico em mente.

Vamos pensar assim para decidir como lidar com itens comuns na vida de um site de empresa, os documentos e textos longos e os press releases.

O que fazer com publicações gigantescas?

Pense, por exemplo, em um grande documento com conteúdo especializado e de grande interesse do seu público. No mundo offline, ele merece virar um belo livro ou uma grande publicação para ser guardada em uma prateleira e consultada sempre que necessário.

A mesma publicação, preparada para internet, é muito mais que um simples pdf para download – algo que só está acessível para quem já sabe que a publicação existe. Isso porque, a lógica na web é ir direto ao que interessa.

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A melhor forma de publicar conteúdos extensos é pensando em tópicos e capítulos. Além de facilitar a busca pela informação no seu site, com certeza o poder de síntese e o uso de palavras-chave aumentará a relevância da sua página em mecanismos de busca.

Como aproveitar releases e avisos de pauta?

Muitas vezes sobra para os jornalistas da assessoria de imprensa atualizar o conteúdo institucional do site. Nestes casos, a boa notícia é que as informações que precisam ser apuradas para o conteúdo provavelmente já vão estar em suas mãos.

Alem disso, a regra da pirâmide invertida, na qual o que realmente é importante comunicar ganha destaque logo no primeiro parágrafo, ainda vale.

Mas, mesmo assim, para ter sucesso e criar um conteúdo relevante, é preciso fazer algumas adaptações, especialmente para tornar o texto atemporal e interessante para outros internautas além dos próprios jornalistas. Então, evite ao máximo utilizar o mesmo texto que foi enviado para pautar a imprensa no conteúdo institucional do site. Os interesses de cada público são completamente diferentes e o conteúdo logo ficará desatualizado.

Faça algumas adaptações, como por exemplo:

  • As pessoas não estão dispostas a ler. Elas querem ir diretamente à informação que estão procurando o mais rápido possível.
  • Lembre-se que o acontecimento não é o grande destaque do texto, mas sim a informação em si.
  • Lembre-se de tornar o conteúdo perene e atemporal. Se o release tem validade de um dia, o conteúdo deve ser planejado para ficar eternamente no site.
  • Parágrafos curtos, uso de tópicos, tabelas e gráficos tornam o conteúdo mais acessível e visualmente interessante. É possível fazer um conteúdo interativo ou multimídia? Muito melhor!
  • Lembre se de criar destaques e quebras no texto, já que o usuário provavelmente passará apenas os olhos nele procurando o que realmente lhe interessa.
  • Use sempre links para informações adicionais, íntegra de documentos e outros.
  • Melhor que um texto longo e completo são vários textos curtos e específicos.
  • Lembre-se das perguntas que o público vai fazer ao procurar o seu conteúdo.
  • A não ser que seja um site de notícias, as pessoas estão interessadas em produtos, serviços e em resolver seus problemas o mais rápido possível.
  • As informações menos relevantes podem encontrar o seu espaço na web, na forma de links de interesse específico. Quem se interessar, clicará em hyperlinks para se aprofundar.
  • Lembre-se de que sempre que você criar um novo conteúdo, é importante destacá-lo na página inicial do site.

Esse artigo é a sequência do anterior e foi também inspirado no livro Letting go of the words, de Janice Redish, que eu recomendo fortemente a conteúdistas e jornalistas que querem se atualizar. [Webinsider]

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Bia Lins (bialins@gmail.com) é jornalista com MBA em comunicação corporativa. Atua em comunicação digital, portais, redes sociais, marketing, planejamento, tecnologia e inovação. Mais no Linkedin.

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4 respostas

  1. Obrigada pelo comentário, Vera. Nada como mostrar resultados para conseguir quebrar com velhos paradigmas né? Minha sugestão para quem trabalha em instituições desse tipo é tentar sempre mostrar estudos, artigos e, especialmente, relatórios de métricas que comprovem a efetividade de uma mudança de modelo.

  2. Muito bom artigo, dicas que devem ser guardadas, porque nuitas vezes a gente só aprende essas coisas na prática. Material perfeito para aplicação em sites de poder público, o que atravavanca, nesse caso, é a visão que os governantes, especialmente os de prefeituras, têm da comunicação. A maioria, prima pela quantidade de matérias e não pela qualidade, e outra grande maioria prefere mostrar asfalto do que sanar as verdadeiras dúvidas dos munícipes. Aí até explicar que o pessoal on line é esclarecido e tem dúvidas específicas, o madato já passou e ele já perdeu a eleição…

  3. Sem dúvida nenhum, uma pela ordem pelo conteúdo escrito em um site vai ajudar e ajudar muito na legividade e para atrair cada vez mais pelo assunto, dividindo ele de forma útil e com as palavras chaves importantes nos respectivos capitulos.

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