Por que o público não retorna ao meu e-commerce?

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Por que ele não volta ao meu site? Uma das razões pode ser o desinteresse. Procure saber o tempo médio de um visitante no seu site, o índice de rejeições e a quantidade de páginas visitadas. Estas métricas vão trazer dados que podem ajudar a responder a pergunta.

Pode ser que você ainda discorde: – Meu site não é interessante para este público.

Mas que público? É aquele que entra no portal no qual você fez um investimento e que não lhe trouxe conversões. Ou melhor, não compensou o investimento.

Para despertar a atenção de novos consumidores a home page de um site precisa estar “iluminada”; caso contrário a “escuridão” será refletida na baixa conversão de vendas e na distância até o alcance de metas.

Para começar, se a home é a porta de entrada do negócio, cuide para que sua casa fique limpa e organizada. O consumidor precisa abrir a porta, entrar e tomar um cafezinho enquanto conversa com você. Isto é, correr os olhos na home/conteúdo e em alguns segundos entender a mensagem que o seu site quer transmitir (vender).

Simplificando, todos estes fatores de organização da informação e facilidade na navegação, que envolvem arquitetura da informação e usabilidade, tema essencial quando se fala em e-commerce.

Satisfazendo o consumidor

Sim, o ele veio de algum lugar e alguma coisa ele quer. Pode ser simplesmente conhecer a loja (que bom, demonstra que sua campanha chamou atenção), apenas pesquisar um item ou exatamente comprar o produto da campanha (que ótimo, significa que você fez a coisa certa). E agora a casa tem que estar limpa e pronta para uma longa visita.

Este consumidor vai gostar de ser bem recebido e encontrar tudo o que deseja com muita rapidez e agilidade. Então não sirva o café gelado! Mesmo que ele não encontre o que buscou, esta experiência tem que ficar clara (“não encontramos o produto desejado”). Não permita que o cliente entre no seu site e saia porque não entendeu nada ou perdeu a paciência de navegar entre a lentidão das páginas.

Outro ponto importante: além das informações “básicas” como imagens dos produtos, descrições e comentários, há o preço. Do que adianta investir em mídia e redes sociais se a concorrência tem o melhor preço? #fail

Para se ter a noção da importância do preço competitivo, segundo dados do Google Varejo (A.L.), os brasileiros estão em segundo lugar no uso de comparadores de preços com 34%, atrás apenas dos americanos, com 39%. O Buscapé é o líder neste segmento.

Se todas estas questões não estiverem bem estruturadas, o resultado será desinteresse do público pelo seu site. Algo bem natural, não?

Planeje bem antes de começar uma campanha, pois resultados em visitas e vendas ela poderá trazer de imediato, mas a longo prazo a chance será bem menor. [Webinsider]

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Renata Reis é formada em publicidade e propaganda, pós graduada em comunicação e marketing e profissional de e-commerce e marketing digital. Mantém o blog Falando de e-commerce.

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3 respostas

  1. Bacana! tem sites que esquecem de deixar legal para o entendimento do público-alvo e acabam deixando somente não para os olhos.

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