Planejar o futuro e? mais fa?cil do que prever o hoje?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Esse artigo surgiu baseado em uma provocac?a?o ocorrida meses atra?s, ao estudarmos ana?lise qualitativa.

Esta?vamos com problemas altamente complexos, que envolviam dezenas de restric?o?es e sempre com a missa?o de simular o maior retorno possi?vel sobre um determinado mix de produtos considerando uma economia po?s keynesiana com eventos sazonais e cíclicos.

Eis que surge o dilema de prever um cena?rio econo?mico que contemplasse uma visa?o otimista e uma pessimista de uma determinada indústria. E em meio ao caos surgiu a seguinte frase:

“E? mais fa?cil fazer um plano de nego?cios (1) e prever o que vai acontecer daqui ha? cinco anos do que saber o que acontece hoje na minha fa?brica. Se o presidente da empresa me pedisse a previsa?o de vendas para este me?s, ela erraria mais do que se fosse fosse fazer uma previsão para daqui cinco anos!”.

Diante dessa provocac?a?o comecei a refletir porque isso acontece na maioria das organizac?o?es.

Por que é ta?o dificil saber o que se passa no presente? Prever as vendas do dia é mais difícil do que as vendas do me?s inteiro. Mais fa?cil planejar a venda do ano do que a do me?s.

Charles Darwin, em a “A origem das espe?cies” (2), um dos livros mais importantes da histo?ria da cie?ncia, apresenta a teoria da evoluc?a?o, a base da biologia moderna. Nesta proposta, Darwin propo?e que as espe?cies se originam por processos inteiramente naturais e contradiz a crenc?a religiosa da criac?a?o divina, tal como e? apresentada na Bi?blia, no livro de Ge?nesis.

Quem sobrevive na?o e? o mais forte ou o mais inteligente e sim quem melhor se adapta as mudanc?as.
Charles Darwin

Freud (3), atra?ves da psicana?lise, baseada no inconsciente (4), inicialmente interpreta os sonhos de seus pacientes e posteriormente os seus pro?prios. Constro?i uma ponte teo?rica entre o ser humano e a civilizac?a?o e identifica uma forte relac?a?o causal entre o sofrimento neuro?tico do ser humano e o pro?prio processo civilizato?rio em que esta? imerso.

O que nos remete à teoria proposta por Edward Lorenz (5), posteriormente base para a teoria do caos (6). Seguindo a mesma linha de raciocínio, temos Galileo, Newton e Laplace.

Galileo introduziu algumas das bases da metodologia científica presas à simplicidade. Isaac Newton, com a Meca?nica Determini?stica Cla?ssica e suas equac?ões diferenciais lineares e na?o-lineares. Laplace com a teoria das probabilidades e posteriormente, em 1880, Henri Poincare? (7) com os sistemas dina?micos na?o lineares explica mais claramente o que vem a ser o caos, objeto de nosso exemplo.

Imagine uma situac?a?o hipote?tica em um cena?rio onde prevalec?a o caos e em meio esse caos a vida humana esteja em risco.

Se adotarmos a linha de pensamento de Freud e Darwin, onde a teoria da evoluc?a?o possa acontecer baseado na?o somente no indivíduo mais forte, mas tambe?m no que tenha maior poder de adaptac?a?o e consiga abstrair de seu consciente o verdadeiro eu.

Em outras palavras, sobrevivera? por mais tempo o indi?viduo que conseguir se adaptar aos meios fi?sicos.

Uma outra visão poderia ser justamente o contra?rio – sobrevivera? por mais tempo quem possuir o maior controle da mente.

Digamos nesse caso o indivi?duo que ainda conseguir sonhar com o futuro. Um pintor que na?o tenha desenhado a sua obra prima, um mu?sico que na?o ainda na?o teve condic?o?es de compor sua sinfonia, um amor que ainda na?o tenha sido encontrado… Em outras palavras uma pessoa que ainda na?o conseguiu cumprir toda sua missa?o, mesmo que esta seja em func?a?o de viver um dia a mais.

Seria o caso de pessoas dentro de um campo de concentrac?a?o… mesmo sabendo que iriam morrer em breve, poderiam falecer muito antes do prazo final, simplesmente por estarem muito mais abatidas e sem uma perspectiva de sonhos futuros.

Foi esta ideia que desencadeou uma provocac?a?o no modo de analisar os fatos. Principalmente na fase inicial de planejamento, sendo ele de curto ou longo prazo, na verdade as ferramentas qualitativas (8) nos permeiam um norte estrate?gico. Na?o necessariamente que seja a melhor opc?a?o, mas um caminho que pode ser seguido, baseado em uma taxa de risco (9) esperada, sem muitas surpresas.

Tal soluc?a?o nos remete a pensar em estrate?gias baseadas simplesmente em previso?es permeadas por alguns indicadores. Se podemos usar indicadores para minimizar os riscos de um futuro baseado no caos e estruturados em uma a?rvore de decisa?o (10), podemos tambe?m aplicar tais conceitos ao presente.

Cada item que puder ser mensurado e posteriormente ser colocado de modo linear (11), enta?o pode ser comparado em uma regressa?o linear (12) e consequentemente otimizado. O u?nico problema dessa minha teoria e? que devido a pro?pria ac?a?o ocorrer em tempo real, exige-se um processamento constante em func?a?o do tempo.

Em tempos de cloud computing (13) fica tudo muito mais fa?cil para a?rea de tecnologia, sendo processamento na?o mais um fator de gargalo e sim um objeto estrate?gico ao qual permite cada vez mais otimizar processos e reduzir custos inerentes ao risco.

Um exemplo e? a constante otimizac?a?o do processo de fabricac?a?o, antes baseado apenas nos moldes de Taylor (14) e hoje com um vie?s muito mais especialista com menos falhas, maior produc?a?o e menor custo. É a antiga restric?a?o tripla (15) cada vez mais sendo quebrada por paradigmas que conte?m inovac?o?es voltadas para a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos que permitem fazer mais com menos. [Webinsider]

………………………………………………………..

1. Plano de nego?cios (do ingle?s Business Plan), tambe?m chamado “plano empresarial”, e? um documento que especifica, em linguagem escrita, um nego?cio que se quer iniciar ou que ja? esta? iniciado.

2. Nesta obra Darwin basicamente comec?a falando da importa?ncia de sua viagem ao redor do mundo a bordo do navio HMS Beagle, principalmente suas observac?o?es sobre a distribuic?a?o das espe?cies na Ame?rica do Sul e as relac?o?es geole?ogicas dos habitantes atuais e passados desse continente. Darwin tambe?m menciona a importante contribuic?a?o de Alfred Russel Wallace, co- descobridor do mecanismo da selec?a?o natural, e a apresentac?a?o conjunta desse mecanismo na Sociedade Lineana de Londres por Charles Lyell e Joseph D. Hooker em 1858. Darwin critica o livro Vestiges of the Natural History of Creation, um best-seller publicado anonimamente em 1844, que falava da transformac?a?o das espe?cies, mas que na?o apresentava uma explicac?a?o para tais mudanc?as.

3. Sigmund Freud (nascido Sigismund Schlomo Freud; 6 de maio de 1856 — 23 de setembro de 1939) foi um me?dico neurologista austri?aco e judeu, fundador da psicana?lise. Freud nasceu em Freiberg, Mora?via, na e?poca pertencente ao Impe?rio Austri?aco; atualmente a regia?o e? denomimada Pr?i?bor, na Repu?blica Tcheca.

4. Freud procurou uma explicac?a?o a? forma de operar do inconsciente, propondo uma estrutura particular. No primeiro to?pico recorre a? imagem do iceberg em que o consciente corresponde a? parte visível, e o inconsciente corresponde a? parte na?o visível, ou seja, a parte submersa do iceberg. De sua teoria ele estava preocupado em estudar o que levava a? formac?a?o dos sintomas psicossoma?ticos (principalmente a histeria, por isso apenas os conceitos de inconsciente, pre?-consciente e consciente eram suficientes). Quando sua preocupac?a?o se virou para a forma como se dava o processo da repressa?o, passou a adotar os conceitos de id, ego e superego.

5. Edward Norton Lorenz (West Haven, 23 de Maio de 1917 — Cambridge, 16 de abril de 2008) foi um meteorologista, matema?tico e filo?sofo estadunidense.

6. Teoria do caos, para a fi?sica e a matema?tica, e? a teoria que explica o funcionamento de sistemas complexos e dina?micos.

7. Jules Henri Poincare? (Nancy, 29 de abril de 1854 — Paris, 17 de julho de 1912) foi um matema?tico, fi?sico e filo?sofo da cie?ncia france?s.

8. Pesquisa qualitativa é um método usado em diferentes disciplinas acadêmicas, tradicionalmente nas ciências sociais, mas também em pesquisas de mercado e outros contextos. Pesquisadores qualitativos procuram obter uma compreensão mais profunda do comportamento humano e das razões que governam tal comportamento.

9. Ca?lculo de risco pode ser definido como a tentativa de se medir o grau de incerteza na obtenc?a?o do retorno esperado em uma determinada aplicac?a?o financeira ou investimento realizado.

10. Uma a?rvore de decisa?o e? uma representac?a?o de uma tabela de decisa?o sob a forma de uma a?rvore. Tem a mesma utilidade da tabela de decisa?o. Trata-se de uma maneira alternativa de expressar as mesmas regras que sa?o obtidas quando se constro?i a tabela.

11. 12. Uma equac?a?o linear e? uma equac?a?o envolvendo apenas somas ou produtos de constantes e varia?veis do primeiro grau. Em estati?stica ou Econometria, regressa?o linear e? um me?todo para se estimar a condicional (valor esperado) de uma varia?vel y, dados os valores de algumas outras varia?veis x.

13. O conceito de computac?a?o em nuvem (em ingle?s, cloud computing) refere-se a? utilizac?a?o da memo?ria e das capacidades de armazenamento e ca?lculo decomputadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princi?pio
da computac?a?o em grade.

14. Frederick Winslow Taylor (Filade?lfia, 20 de Marc?o de 1856 — Filade?lfia, 21 de Marc?o de 1915) mais conhecido por F. W. Taylor, foi um engenheiro meca?nico estadunidense, inicialmente te?cnico em meca?nica e opera?rio, formou-se engenheiro meca?nico estudando a? noite. E? considerado o “Pai da Administrac?a?o Cienti?fica” por propor a utilizac?a?o de me?todos cienti?ficos cartesianos na administrac?a?o de empresas. Seu foco era a eficie?ncia e efica?cia operacional na administrac?a?o industrial.

15. A restrição tripla envolve tradeoffs entre escopo, tempo e custo para um projeto.

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Belchior Palma é gestor, empreendedor, professor e mantém o blog Belchior Palma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Meu deus, que samba do crioulo doido!
    Texto cheio de referências externas e desconexas, e que não chega a conclusão nenhuma, ficando sem responder à pergunta inicial a que se propõe, nem explicar porque não responde.

    Faltou só falar de fisica quântica e redes neurais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *