O cliente quer fazer uma permuta. E agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem trabalha com internet, provavelmente já se deparou com clientes que desejam um website (ou um sistema, ou um blog) mas que não têm, ou não querem abrir mão de grana no momento. Aí, é aquela história: você me ajuda, que eu te ajudo.

E agora José? Será que é interessante trabalhar com permuta, ou seja, fazer uma troca de serviços?

Existem aqueles que dizem “não” logo de início. Em troca do seu serviço aceitam apenas o bom e velho pagamento em dinheiro. Não tiro a razão desses. Vai da escolha de cada um.

Porém, para aqueles que não veem problemas em aceitar uma troca se serviços, há alguns fatores a considerar.

Vamos a alguns deles:

Qual o segmento da empresa?

Imaginem a seguinte situação: uma empresa, especializada em festas infantis, deseja desenvolver um website, e você é o escolhido para isso. Porém, eles explicam que não há como lhe pagarem em dinheiro, mas que, em troca, cederão o espaço de festas por um fim de semana inteiro, à sua disposição.

Como decidir nesse caso? Simples. Você tem um filho (ou um sobrinho, ou um primo menor) e deseja presenteá-lo com uma festa? Coloque na ponta do lápis os custos que isso acarretaria e analise se é compatível ao valor que você cobraria pelo serviço prestado ao cliente. Os valores batem? Então aceite.

Por outro lado, se você não tem filhos pequenos ou não tem interesse em dar festa nenhuma, será que seria interessante aceitar o trabalho e “guardar” a oferta do cliente, para uma eventual futura festa de criança que você talvez deseje promover? Acho que não.

Faça a seguinte pergunta: o serviço que o cliente está oferecendo como pagamento vai acrescentar alguma coisa para minha empresa, ou é algo que eu realmente estava procurando? Com base na resposta, decida se é interessante ou não aceitar a permuta.

Lembre-se que muitas vezes o que o cliente tem a oferecer é algo que vem bem a calhar para sua empresa, como por exemplo serviços de gráficas, internet, hospedagem de sites, publicidade, fotografia, etc.

O serviço que o cliente está oferecendo é de qualidade? Vamos partir da suposição que você decidiu aceitar a permuta. Agora é a hora de investigar se os serviços oferecidos são realmente de boa qualidade.

É interessante falar com algumas pessoas que já fizeram uso de tais serviços. Ficaram satisfeitas? Valeu a pena o investimento?

Seja criterioso nessa etapa, para não se arrepender depois.

Os valores de ambos os serviços são compatíveis?

Essa é uma questão muito importante. Antes de fechar o negócio, calcule quanto você cobraria pelo serviço em questão. Depois, analise a proposta de serviço do cliente e pesquise a diferença de preço entre o serviço dele e o seu. Lembre-se: o valor do seu serviço deve, com raras exceções, ser igual ou maior do que o valor do serviço do cliente. Afinal, é você que está abrindo mão de receber pagamento em dinheiro.

Sendo assim, peça um tempo para analisar a situação antes de aceitar um trabalho que envolva troca de serviços.

Se for algo planejado, você poderá fazer boas parcerias, e se beneficiar dos serviços que seus clientes tem a oferecer. Caso contrário, poderá sofrer enormes prejuízos.

Boa permuta para vocês! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Guilherme Dantas (guilherme@designerd.com.br) é webdesigner e atua em multimídia digital. Mantém o blog Designerd e o Twitter @gdantaz.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Guilherme,
    sempre me agrada quando alguém coloca em pauta a questão do pagamento de permuta. Pela minha vasta experiência em permutas, gostaria de salientar alguns pontos a serem observados antes do aceite ou proposta de permuta. Sim, as agências e designers podem ofertar seus serviços em permuta em troca dos produtos que necessitam.
    Há primeiramente o conceito do custo marginal, ou seja, qual é o custo de atender o cliente. Se considerarmos que esse “job” será feito sem muito custo ou utilizando o espaço ocioso, a permuta já fica atrativa, mesmo que não haja interesse no produto ofertado. As vendas em permutas podem trazer outras vendas em dinheiro, como também podem ser um potencial forma de adentrar em mercados específicos ou conseguir um cliente de nome para o portfólio.
    Obviamente, como aclarado acima, além de se ter o devido cuidado com quem está sendo firmado o acordo de permuta, é estritamente necessário que as partes estabeleçam as regras de preços e utilizações da permuta. Há inúmeros empresários que super faturam os preços, ou colocam restrições nas permutas, mas você só fica sabendo depois do serviço entregue.
    Espero ter ajudado.
    abçs
    Marco Del Giudice
    http://www.tradaq.com.br
    Permuta Corporativa

  2. è a mais pura verdade, essa permuta muitas das vezes mata, o desenvolvedor, um exemplorecente é que fui procurado por um apresentador de um programa e ele quer um blog bacana pra divulgar o programa dele. aí ele disse assim, “faz pra mim, e eu coloco um coluna de tecnologia no meu programa pra vc”.

    aceito ou não

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *