Flood de links patrocinados pode ou não pode?

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O flood (termo em inglês que significa “inundação”) de links patrocinados é uma estratégia inovadora para garantir maior visibilidade na busca paga.

Com a concorrência cada vez mais acirrada e o aumento do número de anunciantes via links patrocinados, nossa equipe começou a testar algumas técnicas que demonstram aumentar a efetividade desses anúncios.

A ideia é que seu anúncio apareça com mais frequência para palavras que tenham índice de conversão maior; ou fazer com que seu anúncio apareça mais de uma vez para uma determinada palavra-chave (keyword).

Quando utilizar o recurso de flood?

1 – Quando seu orçamento for baixo e você já tiver explorado todas as palavras long tail para o seu negócio.

2 – Quando você já explorou todo o tráfego para uma determinada região e seu orçamento é alto, logo, você quer aparecer mais de uma vez (ou com mais frequência) para uma determinada palavra-chave.

3 – Você é líder de mercado é quer fazer serp domination nos links patrocinados.

Como fazer?

Para aplicar a técnica é necessário ter uma base estatística mínima para conhecer quais são as palavras que te dão mais conversão.

Quando decidir que está na hora de começar, você vai precisar de mais de um domínio de destino. Caso não tenha disponibilidade para ter mais de um site, você pode fazer um “clone” do seu site principal usando o atributo frame em html.

Dica: Se optar por fazer um clone, bloqueie no robots.txt a leitura por parte dos buscadores. Afinal esse “clone” não será usado para SEO e portanto não precisa ser indexado.

Para “clonar” seu site, use:

<!DOCTYPE HTML PUBLIC “-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN” “http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd”>

<html xmlns=”http://www.w3.org/1999/xhtml”>

<head>

<style type=”text/css”>

*{margin:0}

</style>

<meta http-equiv=”content-type” content=”text/html; charset=UTF-8″>

<meta name=”robots” content=”noindex,nofollow” />

<title>Coloque aqui seu título</title>

</head>

<frameset cols=”100%”>

<frame src=”Coloque aqui a URL do seu site”/>

</frameset>

</html>

—————————-

Para bloquear o robots.txt use:

———-

User-agent: *

Disallow: /

———-

Também é necessário que você tenha mais de uma conta no Adwords (ou similar) para poder fazer novos anúncios, já que não é permitido veicular mais de um anúncio com o mesmo domínio.

Feito isso você terá mais uma conta no Adwords com um domínio diferente podendo assim usar uma landing page diferente para seus anúncios.

Fazendo as contas….

1 – Caso seu budget seja baixo, cabe a você calcular quanto está pagando em cada keyword e dividir sua campanha em três grupos.

Grupo 1 – palavras que você paga pouco por conversão (geralmente as long tail)
Grupo 2 – Palavras que você paga um valor justo por conversão
Grupo 3 – Palavras que convertem, mas o custo da conversão é alto

Repare que estamos apenas preocupados com o custo da conversão, não com o custo do clique. Às vezes o custo do clique é alto, mas tem uma boa conversão.

Você deve agora montar novas campanhas com a sua nova conta no Adwords utilizando os grupos pré determinados; o grupo 1 da sua primeira conta que você previamente selecionou será usado aqui em conjunto com o grupo 2 (que deve ser testado), e o grupo 3 não será utilizado no flood.

Dica: utilize a ferramenta Adwords Editor (ou similar em outros buscadores) para perder menos tempo na criação dessa nova conta.

Após essa pequena mão de obra, você deve colocar as duas contas para funcionar em conjunto e monitorar seus novos custos de conversão para as mesmas keywords trabalhadas na primeira conta.

Você irá notar que o custo da segunda conta é maior do que a primeira. Esse fato ocorre porque seu anúncio às vezes aparece mais de uma vez. E caso o usuário clique no seu anúncio novamente, verá que caiu na mesma página.

Agora cabe a você comparar o custo de conversão da primeira conta (grupo 3), com o custo de conversão na sua nova conta (grupo 1), você fatalmente notará que vai pagar menos por uma conversão. O flood para o grupo 2, pode ou não valer a pena dependendo do seu ramo de atuação e do seu budget.

Se seu orçamento for baixo, você poderá excluir o grupo 3 da sua primeira conta, ficando com um custo/benefício de conversão melhorado, aumentando seu ROI.

2 – Se o budget for alto ou você já está no limite da exploração do tráfego para uma determinada região, cabe realizar o mesmo procedimento apresentado anteriormente, sem a exclusão de nenhum grupo na primeira conta. Assim, você aparecerá com maior frequência ou por mais de uma vez para uma determinada keyword.

3 – Se você for líder de mercado e quiser aparecer sempre, a qualquer custo, cabe multiplicar o número de contas pelo número que você achar conveniente. Neste caso, você terá que tomar muito cuidado, pois competirá consigo mesmo pelo valor do clique e poderá inflacionar o valor de uma determinada keyword no mercado. Os resultados podem ser muito positivos em termos institucionais e para fortalecimento da marca (tanto na pesquisa do Google, como na rede de display).

Para seu anúncio ficar bem posicionado

Utilize o texto usado no seu anúncio dentro do seu site, isso irá aumentar seu quality score, melhorando a taxa de cliques (CTR) e aumentando a probabilidade de você estar entre os primeiros.

Faça landing pages exclusivas para cada anúncio.

Procure utilizar o Título e Descrição igual ao da keyword trabalhada (é interessante que se tenha vários grupos de anúncios), isso irá negritar seu anúncio chamando mais atenção ao usuário.

Faça títulos atraentes para atiçar a curiosidade do usuário.

Na prática, veja como funciona:

realimovies

O exemplo mostra a aplicação da técnica de flood onde a Real Imóveis ocupou as 3 posições para a palavra “imobiliarias em santos”, local onde a empresa é líder de mercado. [Webinsider]

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Francisco Lourenço Junior (junior@realimoveis.com.br) é diretor online da Real Consultoria Imobiliária. É formado em engenharia civil, com duas pós-graduações voltadas ao ramo imobiliário.

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5 respostas

  1. Francisco, parabéns pela sua chico-esperteza, mais ainda por ter divulgado num site tão dessiminado no Brasil.

    Só faltou falar o nome de todas as contas que tem no AdWords.

    Logo, logo o Google vai cancelar as suas contas no AdWords, se é que já não o fez.

    De repente me lembrei do espertos que foram no Twitter comentar as fraudes que cometeram no ENEM.

    Isto é o que faz confundir fama com sucesso.

  2. Na realidade concordo com Fábio. Isso é um tipo de spam, e isso foge dos princípios de retorno de qualidade nas buscas pelos usuários.

    Acredito eu, que devemos manter a qualidade das buscas e oferecer ao cliente várias possibilidades de retorno.

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