Sistemas ERP mais perto do pequeno empresário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O empresa?rio da pequena e média empresa que tem a responsabilidade pelo desempenho e lucratividade de seu nego?cio muitas vezes já pensou em investir em um software de gesta?o empresarial, pore?m sempre se depara com um velho dilema:

– Às vezes o custo e? baixo, mas a soluc?a?o na?o e? suficiente; outras vezes voce? acaba pagando mais por uma tecnologia que nem vai utilizar…

Esse dilema tem justificado um comportamento de acomodac?a?o por parte dos empresa?rios, que preferem utilizar planilhas eletro?nicas, e-mail e tabelas diversas para gerenciar o seu negocio.

A obrigatoriedade da emissa?o da Nota Fiscal Eletrônica, a adoc?a?o do Débito Direto Autorizado (DDA) com os bancos, a necessidade de adequac?a?o a leis e normas regulato?rias (Sped Fiscal e Contabil) são itens que têm gerado um alto impacto nas empresas, que precisam adaptar processos e sistemas a?s novas regras.

O resultado de tudo isso e? uma mudanc?a de postura dos empresa?rios quanto a? adoc?a?o dos sistemas ERP, que integram os dados e processos de uma organização em um único sistema.

Hoje é mais fa?cil entender os benefi?cios obtidos com a utilizac?a?o de um sistema integrado, que transfere informac?o?es de forma automa?tica, organizada e ra?pida.

Entretanto permanece no cliente o receio de escolher mal sistema, as dificuldades de implantac?a?o e a incerteza de quanto tempo, dinheiro e esforço serão requeridos na empreitada. Será que valem a pena?

Esta?o disponi?veis no mercado diversas soluc?o?es, de complexidades diferentes, prec?os e com exige?ncias de infraestrutura varia?veis. Mas poucas com instalac?a?o simples, ra?pida e prática, de baixo investimento e com qualidade de servic?os e processos que atendam as necessidades ba?sicas de organizac?a?o do negócio.

A escolha do sistema ideal e? um processo que envolve obter respostas a cinco perguntas ba?sicas:

  • O fornecedor conhece o meu negócio?
  • O sistema exige investimento em infraestrurura interna (servidor, backup, novos computadores)?
  • O suporte oferecido e? de qualidade?
  • O investimento inicial (licenc?a, consultoria) e a manutenc?a?o mensal esta?o dentro do que posso pagar?
  • O sistema e? full web, ou seja, acessi?vel via browser?

Caso as respostas a essas perguntas sejam satisfato?rias, o pro?ximo passo e? elaborar um cronograma de implantac?a?o (1 a 2 meses no ma?ximo), obter o compromisso da equipe interna, estar disposto a adequar seus processos internos ao sistema – o contrário gera atrasos e custos adicionais – e acompanhar de perto a implantac?a?o.

Alguns empresa?rios delegam esse acompanhamento para funciona?rios internos. Porém e? importante que o “dono do negócio” se envolva no projeto, defina as regras, conhec?a as rotinas principais.

Quem chega ao final dessa maratona com sucesso costuma comemorar, e com boas razo?es. Tera? valido a pena! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Fabio Coelho (fcoelho@brascomm.net) é consultor em finanças e tecnologia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Acredito que a melhor forma de adequar um sistema à sua empresa é procurando um fornecedor de sistemas customizados. Pois assim você pode criar um sistema de acordo com a necessidade de sua empresa e ir evoluindo o mesmo ao longo do tempo. A dedicação deste tipo de profissional à sua empresa é muito maior, ele sim irá fazer todo lenvantamento e ir construindo o sistema aos poucos, nada fica inutilizável.

  2. Fabio,gostei do artigo. O problema é que os vendedores de produtos dessa natureza nao conhecem o negocio do pequeno empreendedor, de forma que oferecem solucoes que demandaria uma equipe maior somente para “cuidar” do sistema

  3. Caro Fabio, parabens pelo seu artigo.
    Tenho uma empresa pequena e meu receio é que ao utilizarmos um sistema de gestão informatizado teria que mudar muita coisa que talvez me trouxesse mais trabalho do que beneficio. Como garantir que isso nao ocorrerá?

  4. Fabio, gostei do seu artigo !
    As duvidas quanto aos beneficios que trarão a adoção de um sistema de gestão para uma empresa pequena sao um entrave. Os vendedores precisam falar mais a linguagem do pequeno empresario.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *