O som dos carros do futuro planejado agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

No segundo Congresso de Áudio Branding em Hamburgo na Alemanha, especialistas discutem o destino do som dos carros no futuro.

Não é novidade pra ninguém que a poluição sonora decorrente da circulação de veículos é a maior fatia da emissão de ruídos do planeta.

Carros, caminhões, motos, tratores, ônibus, aviões, trens, todos eles funcionando simultaneamente nos grandes centros provocam uma massa sonora acima do limite saudável à audição humana.

Como resolver esse problema? Como os carros no futuro irão soar? Onde esta o limite entre silencio e a necessidade do ruído? Os carros elétricos são silenciosos e podem se apresentar como solução.

Esse foi o assunto da apresentação de Sara Lenzi, diretora criativa da Lorelei, e do Dr. Jorge Seco, engenheiro chefe da FIAMMA, uma das maiores em desenvolvimento de baterias e buzinas para carros no mundo.

Sara Lenzi, italiana e especialista em instalações sonoras, começa sua apresentação falando sobre a problemática do som e a necessidade de silêncio na convivência urbana. O ideal seria um mundo silencioso, mas como um cego, dessa forma, poderia escutar a presença de um automóvel? E o pedestre desavisado?

Muito mais do que os sinais visuais de trânsito, o barulho desagradável dos motores e buzinas dos carros hoje, serve de sinalizador para os pedestres e outros motoristas.

FIAMMA, antecipando o futuro, já começa a pesquisar sobre o som dos carros elétricos e convidou a Loralei para essa importante tarefa, a de desenvolver o som dos carros elétricos que irão servir a milhões de usuários no futuro.

A primeira grande pré ocupação de Sara ao iniciar esse projeto foi o respeito com a sociedade e com o impacto do som nas pessoas. Uma questão importante levantada é o som na vizinhança. O ideal é fazer com que esse som seja direcionado somente para as pessoas que precisam realmente escutá-lo e não o quarteirão inteiro.

Diz: “Depois de estudos estamos perseguindo o caminho dos sons mais naturais que sejam bem recebidos pelo sistema auditivo humano”. Que tipo de som faz bem pro corpo? Tem muito o que se estudar e testar nesse campo, mas finalmente estamos chegando a um momento onde a saúde das pessoas é levada em consideração quando se trata de som.

O assunto despertou tanto a atenção da platéia que acabou sendo o tema da discussão final do congresso. Qual será o som dos carros em 2040? Foi a pergunta inicial da discussão.

Algumas das conclusões da discussão foi que: o som precisa comunicar sua presença, sua velocidade e aceleração do carro, é possível que cada marca tenha seu próprio som de forma que seja identificada.

Mas fica a certeza que será um grande desafio criar um som que as pessoas possam ouvir, que seja saudável e que sua constante repetição não canse.

Estaremos aguardando ansiosos os resultados dessas pesquisas e felizes com a possibilidade de se ter uma convivência urbana mais serena. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Zanna Lopes (zanna@zanna.net) é diretora de criação da Zanna Sound.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. O SOM DOS CARROS DO FUTURO PLANEJADO AGORA!!!
    Por Zanna Lopes!!!

    Parabéns pela matéria!, é sempre bom discutirmos temas atuais e, ainda mais acerca de projetos com data e hora para acontecer!!!

    Não sabemos precisamente quando, mais sabemos ser inevitável. Quanto a questão do “Silêncio X Barulho” é muito relativo, vamos recordar a METÁFORA da PUGA!!!; coloca-se a puga em um recipiente transparente (um copo de cristal) e tampa-se a boca (falando-se no bom português) do COPO, ela começará a pular e conseqüentemente baterá no obstáculo e, com o tempo já estará pulando até a metade, a partir de então pode deixa-la livre e, ela não mais sairá do copo.

    Lembrando que a capacidade do PULO DA PUGA é de 1.68 metros. Resumindo o Brasileiro está tão acostumado com BUZINAS e Descargas Barulhentas, que teriamos que fazer uma ampla campanha para reeduca-los!!!

    eusoueridan@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *