É possível tornar a sua empresa mundial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Em um ambiente de negócios tão competitivo quanto o atual, ampliar o mercado de atuação é uma das saídas mais saudáveis e inteligentes para empresas dos mais diferentes portes.

Mas será que pequenas empresas conseguem atuar em um mercado global? A resposta é que, certamente, você não precisa ser grande para isso. É possível se tornar uma empresa mundial. Só é preciso realmente pensar sobre essa estratégia.

Muitas pequenas empresas brasileiras certamente podem e devem avançar no mercado global de produtos, serviços e competências. É muito fácil, embora existam alguns obstáculos a superar.

Mercados maiores significam mais clientes. Apesar de a economia brasileira estar crescendo, e este fator colabora para os pequenos negócios, ela representa apenas 2,75% da economia mundial. Apenas as economias dos EUA e da União Européia em conjunto, são 20 vezes maiores do que a economia brasileira. Há muito mais negócios para além das fronteiras do Brasil.

Menos óbvio, mas igualmente importante, é que atuar tanto localmente quanto globalmente é uma cobertura respeitável no momento de proteger sua empresa contra as adversidades econômicas e movimentos da moeda aqui ou no exterior.

As economias emergentes, incluindo o Brasil, muitas vezes são contracíclicas para as economias mais avançadas. Ser capaz de vender ao redor do mundo significa que você pode sempre focar seus esforços onde o crescimento está.

Levar seu negócio para o mercado global também aumenta suas opções estratégicas e táticas. No final de 2008, por exemplo, com o aumento do dólar, os investidores fugiram dos mercados emergentes e fizeram projetos offshore especialmente rentáveis. Em 2010, a queda do dólar e a força da economia brasileira vêm fazendo os empreendedores locais serem buscados por parceiros no exterior.

E isso acontece justamente porque a pequena empresa pode mudar de direção mais rápido do que as grandes para aproveitar esses balanços.

A contratação de pessoas para projetos offshore de produção ou terceirização é outro ponto que pode ser indicado como uma razão suficiente para pensar globalmente.

No mercado de TI, as empresas brasileiras vêm lutando há algum tempo para recrutar e reter funcionários qualificados, especialmente em São Paulo. E isto não é simplesmente uma questão de salários.

O déficit, já grande, de profissionais de TI no Brasil deve chegar a 200 mil
postos de trabalho até 2013. Se assim como o meu, o seu negócio precisa
contratar profissionais de TI, precisamos olhar offshore.

Portanto, há boas razões econômicas e estratégicas para buscar o mercado global. E além destes motivos, também é divertido: em um dia típico, trabalhamos com clientes, fornecedores e parceiros que estão espalhados pelo mundo. Os EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Equador, Ucrânia, Índia e Líbano são apenas alguns dos lugares onde estamos fazendo negócios neste exato momento. É fascinante conhecer pessoas em tantos lugares diferentes, com culturas tão diversas e é incrível colaborar com eles para benefício de todos. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

David O'Keefe é presidente da Lampada Global, empresa brasileira de open source solutions.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Caro David
    Seu texto é inspirador e acredite minha companhia a Handcase é um exemplo disto. Hoje 97% de nossos mais de 3 milhões de usuários provem de 154 paises dos 155 onde temos usuários com nossos produtos ou que usam nossos serviços móveis.
    Atenciosamente
    Ricardo Garay
    Diretor
    HANDCASE
    http://www.handycase.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *