Presença digital não é opção, é realidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O acesso facilitado às ferramentas de produção de conteúdo levou para a web um enorme potencial criativo, na forma de textos, imagens, áudios ou desenhos. A necessidade e desejo de expressar experiências e criatividade sempre existiu e agora podemos compartilhar com mais pessoas e obter muito maior alcance.

O volume de dados que circula na web, sobre os assuntos mais diversos, é quase inimaginável. Alguns números coletados pela Good.is em parceria com a IBM dão uma ideia da quantidade de dados criados e que circulam na web:

  • São enviados quase 3 milhões de e-mails por segundo
  • Subimos 20 horas de vídeos no YouTube por minuto
  • Google processa todos os dias 24 petabytes (1 petabyte equivale a 1000 terabytes) de informação
  • 50 milhões de tweets são escritos por dia
  • Amazon: são solicitados quase 73 produtos por segundo

Estes números são argumento para uma nova realidade, a presença digital. Na segunda semana de novembro o YouTube divulgou novo recorde, já deixando os dados acima ultrapassados – agora são 35 horas de vídeo por minuto.

Outra informação interessante foi publicada pela Exame.com, no dia 26 de outubro de 2010: 6,4% de o todo o tráfego gerado na internet passa pelos servidores do Google. O tráfego da internet tem aumentado em média 40% a 45% a cada ano, segundo dados da empresa de segurança Arbor Networks.

Vivemos atrelados ao mundo online e praticamente tudo hoje é reduzido a bits e enviado através de cabos em velocidade semelhante à da luz. Esta conquista se deve pela evolução causada pelos microprocessadores, cujo barateamento proporcionou amplo acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, tendo na internet seu maior sucesso.

Outro fator é o início da popularização dos telefones com acesso à web, uma vertente desta evolução na comunicação. O Brasil já possui 12 milhões de smartphones, dados divulgados pela Anatel em 22 de outubro de 2010. O mundo virtual é uma realidade e estamos dependentes e vinculados econômica e socialmente a essas tecnologias. Dá para imaginar o mundo sem celular e acesso à web?

O mundo vem se transformando e se adaptando há séculos, percebemos isso ao lembrarmos das quatro telas que mudaram o mundo: cinema, televisão, computador e celular.

A tela do cinema nos apresentou a sensação de compartilharmos experiências em público; com a tela da televisão tivemos o mundo dentro de casa.

A tela do computador nos ligou ao mundo de forma rápida e passamos de meros telespectadores a ativos participantes. E agora a tela do celular nos permite interagir, participar, atuar, não somente em casa. Caem os limites, como bem lembra Martha Gabriel no livro “SEM e SEO”.

A velocidade como adquirimos novas tecnologias e o acesso ao conhecimento é impressionante. Sabemos que o rádio levou 38 anos para se popularizar no entanto o iPod apenas três anos.

A rapidez como absorvemos essas novidades é explicada por uma mudança considerável no comportamento da sociedade em função da aceleração do tempo, o encurtamento do espaço e a explosão no volume de informações disponíveis. E junto a isso tudo o desejo natural das pessoas de estar em comunidade. Essa questão no Brasil é ainda mais forte, devido a cultura do brasileiro naturalmente sociável. A nova sociedade apresenta novos consumidores que se relacionam em redes virtuais e se fortalecem aplicando novos conceitos e exigindo das empresas novas comunicações e comportamentos.

Hoje a Domino’s atua com site e participa de todas as redes sociais. E disponibiliza aos clientes a possibilidade de acompanhar a produção da pizza desde o pedido até a entrega.

Como a Domino’s percebeu, não é a empresa que decide ter ou não uma presença digital; são seus consumidores que demandam isso. E esta pode ser por uma divulgação positiva ou negativa, dependendo como a empresa lida com com o desenvolvimento de produtos, a prestação de serviços e o atendimento ao cliente. [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *