Cinco motivos para lançar logo o seu projeto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vários projetos web passam uma eternidade sendo desenvolvidos antes de serem lançados. Esta demora pode ser uma falha. Portanto, lance o seu o quanto antes.

Quando me refiro a projetos quero dizer projetos web que envolvem uma grande interação e novas experiências com os usuários. Pode ser um CMS, um e-learning, um portal, uma loja virtual etc.

Os projetos de sucesso, pelo menos a maioria deles, começam aos poucos e são aprimorados com o tempo, sobretudo acompanhando a necessidade real do usuário (quem, de fato, usa o sistema).

Para defender melhor esta ideia, listo abaixo alguns argumentos e dicas para você e seu o projeto web.

Por que lançar seu projeto o quanto antes?

  • Você não sabe a reação dos usuários
  • Seu projeto pode ficar ultrapassado
  • Motivação da equipe de desenvolvimento
  • Systems change
  • Seu bolso não vai pesar

Agora vamos ver estes pontos.

1. Você não sabe a reação dos usuários

Projeto web tem muito disso – você não sabe exatamente como o usuário vai se comportar. Pode até ter uma noção através de estudo, pesquisa, teste, macumba, tarô ouy seja lá o que for. Mas lembre-se que você está lidando com usuários – e usuários, amigo, são imprevisíveis.

O uso do sistema pelos usuários vai ajudar você a modelar o site de acordo com as necessidades deles. Você tem o mote do projeto, a ideia inovadora, o diferencial competitivo. No entanto, após o lançamento quem dita as regras de melhorias são os usuários. Avalie as críticas com sabedoria. Projeto web de sucesso é aquele que o usuário participa no desenvolvimento (com ideias).

2. Seu projeto pode ficar ultrapassado

Não digo só em questões de funcionalidades… Se você demorar muito para lançar o seu projeto, ele pode ficar tecnologicamente atrasado. E aí você vai ter que refazê-lo bem antes do que se imaginava, pois não vai querer lançar seu projeto com tecnologia ultrapassada.

E se você não correr, outra pessoa lança uma ideia parecida na sua frente. Já ouviu falar que quando você pensa em uma ideia, esta ideia já se espalhou pelo ar? É quase isso.

3. Motivação da equipe de desenvolvimento

A equipe sabe – principalmente se for uma equipe com os valores ágeis de desenvolvimento – que muita ideia implementada sem o uso real do sistema é perda de tempo. Se você insistir nisso, a equipe vai se desmotivar e fazer as coisas sem vontade, nas coxas, com gambiarras.

Por outro lado, se você lança o projeto e começa a receber o feedback dos usuários, você consegue motivar a equipe de uma forma impressionante. Todo desenvolvedor gosta de ver resultado no que faz.

4. Systems change

Aprenda, sistemas mudam. Não adianta tentar adivinhar tudo que o seu projeto precisa ter logo de início. Coloque apenas o que você tem certeza e entenda que as mudanças são normais.

Quando você passa muito tempo implementando um projeto “nas cegas”, sem uso real do sistema, acontece algo interessante. De acordo com o Standish Group, 45% das funcionalidades do teu projeto nunca são usadas; 19% raramente são usadas; 16% algumas vezes; 13% frequentemente e 7% das funcionalidades sempre são usadas. Ou seja, pelo menos 64% do desenvolvimento foi em vão.

O Princípio de Pareto também se aplica ao desenvolvimento de software, onde 20% das funcionalidades costumam gerar 80% ou mais do benefício esperado. Pense nisso.

5. Seu bolso não vai pesar

Se o projeto é lançado o quanto antes, você – empreendedor – tem a possibilidade de perceber mais claramente se ele está dando certo… Você não precisa pagar (digamos, 64% de funcionalidades que não serão utilizadas) para saber se o projeto tem futuro.

Já vi o caso de uma empresa manter duas pessoas desenvolvendo um projeto (que nem foi ao ar) por um ano, tendo um custo mensal enorme. É complicado.

Foco

Pense como esse negócio de foco é dificil. As vezes o projeto nem saiu do chão e você já está pensando em desenvolver outro. Pare. Foque no seu projeto inicial. Pelo menos até ele ser lançado e você conseguir visualizar o retorno, tanto do público quanto do financeiro. Se você sentir que pode ligar o piloto automático OU desistir do projeto, sinta-se à vontade para começar outro negócio, bola pra frente.

Simplicidade

Simplicidade é a sofisticação máxima, definiu Leonardo da Vinci. Pense nos produtos da Apple, pense no sistema de buscas do Google… aparentemente simples e proporcionam uma enorme experiência positiva ao usuário. Esta é a função do design. Um ótimo design agrega simplicidade, arte, acessibilidade, usabilidade e experiência para o usuário.

Teste constantemente

A primeira impressão é a que fica. Você não vai querer decepcionar o usuário em sua primeira visita. Cada melhoria no sistema pode afetar uma área improvável do site. Portanto, teste tudo. Peça para seus amigos e familiares testarem. Clique nos lugares mais absurdos. Pense como um usuário leigo, aquele usuário que nem consegue ligar o computador direito. Pronto.

Lance uma versão beta

Informe aos usuários que o sistema está em uma versão beta. A versão beta indica aos usuários que o projeto ainda está em desenvolvimento e poderão ocorrer pequenas falhas. Porém, o projeto já está pronto o suficiente para uso.

Utilize algum tipo de métrica

As métricas vão ajudar você a entender melhor o comportamento dos usuários. Acompanhe e saberá quantos usuários acessam seu site e em qual hórario; de onde eles chegam; quanto tempo eles passam em determinada página; qual a resolução e navegador usam, enfim, centenas de coisas do tipo. Eu indico o Google Analytics como uma ferramenta simples e fácil de usar.

Crie um canal de sugestões

Deixe claro que você precisa da partipação dos usuários para melhorar o sistema. Seja humilde, as pessoas gostam de participar na web, elas gostam de fazer parte de um grupo. Bem, acho que é isso. Abs! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Thiago Nunes (thiago@webinterativa.com.br) é sócio e diretor de projetos da Webinterativa. Tem um site pessoal e um perfil no twitter (@thiagomoch)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

10 respostas

  1. Grandes dicas, parabéns pelo artigo! Planejamento e “mãos a obra” para fazer seus sonhos acontecerem. Fato é que muitas pessoas tem idéias, mas não as planejam em detalhes e executam.

  2. Antes de ler esse artigo eu defendia a idéia de planejar durante 90% do tempo e programar durante 10%.
    Ou seja, ficar em cima do papel durante maior parte do tempo e só ir com a mão na massa após muitas horas de planejamento. Após ler esse artigo confesso que minha opinião mudou, para planejar o básico e já partir para o desenvolvimento. O usuário que vai nos dar as coordenadas para o produto final perfeito, sendo humilde e ser receptivo a outras opiniões.

  3. Oi Thiago, vim “fervendo” defender a etapa de planejamento. Que bom ler antes seu comentário acima 😀 hehehe

    Concordo com tudo o que disse cara. Vivo justamente os dois lados da moeda e continuo defendendo que planejamento é essencial, mas aprendi a aceitar que nem tudo é possível ser feito de primeira, e por isso, minha dica é listar tudo o que conseguir e fasear. Com isso vai conseguir traçar metas para versões futuras 😉

    Fico frustado de me empenhar num planejamento e ver morrer projetos com potencial enorme, sem ao menos sairem do papel por n razões e interesses (ou a falta dele :/).

    Mas, no momento, acompanho um bom projeto crescer, que sempre acreditei, mas que só foi ao ar por estes 2 principais motivos:

    1) Esforço individual do idealizador (que, por sorte dele, é um bom programador também). Ou seja, ele mesmo teve a idéia e saiu fazendo… (Ahhh e não sou eu hehe) 😀

    2) Porque o Beta primário foi lançado apenas com a base que o sistema precisava ter para ser útil aos usuários.

    Hoje, os feedbacks chegam às pencas, naturalmente. E por conta disso, da motivação e envolvimento das outras pessoas, idéias muito boas já estão na lista de tarefas e aos poucos vai se investindo conforme o retorno…

    É isso aí cara. Sucesso a todos que se interessam em aprender, absrovendo informação de qualidade.

  4. Realmente após a etapa do planejamento que normalmente demora meses (ou anos) o projeto deve ser lançado rapidamente para que aquele “fogo”não se perca.

    Gostei das dicas e a forma que o artigo está escrito está bem didática. Parabéns

  5. Eu pulei a etapa de planejamento de propósito. Leve em consideração que o projeto já deve ter sido bem planejado. Você não deve nem começar o desenvolvimento de um projeto web sem planejamento de negócio, sem um plano de negócio.

    Já vi o caso de uma empresa começar o desenvolvimento de um projeto web, mas não ter planejado a logística. O que aconteceu? O projeto deu errado justamente por conta disso. O desenvolvimento foi em vão.

    A infra-estrutura de um projeto web pode ser construída com o tempo, você não precisa colocar teu projeto em um servidor poderoso sem necessidade, só vai gastar grana. Raras exceções em que um projeto já começa bombando.

    Valeu pelo feedback galera,

    Abs!

  6. Caramba… tudo que foi dito no texto parece que foi copiado do que falei ontem para meu futuro sócio…hehehe

    Até falei pra ele que havia uma pessoa tomando café perto da mesa que estávamos e que só ficava olhando… era vc??? Espionagem industrial? =D

    Brincadeiras a parte, concordo com os argumentos. Só não vale se precipitar e lançar algo todo “bugado” que necessite de manutenção todo santo dia, aí sim concordo com o Antonio Nunes (Pânico?) que o projeto para ser lançado deve ter um mínimo de maturidade.

    Abraço!

  7. Não concordo!
    acho que o seu projeto vai sair quando tiver maturidade suficiente pra sair, se a idéia for realmente boa pode demorar 1 mês ou 2 anos, vai ser a mesma boa idéia, só que mais madura!
    Se lançar agora, pode ser plagiado… e ter problemas com relação a infra-estrutura e escalabilidade… Portanto espere!

    Falei…

  8. Oi Thiago,

    Concordo c/ o q foi dito. Mas, acredito q precisamos ter proteção em relação ao direito de criação do projeto. Assim como os inventores teem a patente, a lhes protejer: antes, durante e após desenvolver um projeto.
    Como o governo proteje os desenvolvedores em TI no Brasil? E no exterior como funciona? O q se faz qdo seu projeto basico está rodando no plano B e um espertinho desenvolve algo tão bom qto ou até melhor, usando o teu ?
    Há casos semelhantes no Brasil e no exterior? E qual foi a solução dada em seus respectivos paizes ?

    Grato.

  9. Boa materia.
    Exatamente assim nos também fizermos com todos os nossos projetos, fomos no ar logo e agora com os usuários desenvolvendo cada vez mais um sistema popular, útil e interessante….
    Nada é melhor que os proprios usuários ajudam no processo da criação, com as sugestões e criticas.
    Obrigado pela materia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *