O conteúdo é a estrela, não importa a plataforma

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A internet passa por uma grande evolução nesse momento. Diversos dispositivos surgem no mercado e com eles novos paradigmas de acesso. Smartphones, televisores e até mesmo relógios são capazes de proporcionar uma experiência de navegação pela rede mundial.

O modelo baseado exclusivamente nos computadores já pode ser considerado obsoleto, principalmente em termos de desenvolvimento. Há alguns anos, era preciso analisar apenas as plataformas e os navegadores diferentes na hora de projetar sites e aplicativos online; agora é preciso ir além. É necessário um planejamento estratégico muito bem fundamentado.

E o que vem depois? Quais serão os novos meios virtuais? Holografias? Imersão total? Realidades aumentadas e inteligência artificial? Implantes neurais?

Foco no conteúdo

Definir plenamente o futuro da tecnologia é impossível. Temos apenas indícios e perspectivas, entretanto, esses padrões, independente de quais sejam, são apenas invólucros, interfaces para exibir o conteúdo e este sim é o importante.

Imagens, vídeos, textos, sons… há diversos tipos de conteúdo e a função da internet é disponibilizá-los de maneira simples, ágil e acima de tudo com qualidade. Todo o restante é coadjuvante nesse processo.

Muitos profissionais de web baseiam seus trabalhos exclusivamente no design – e esse é importantíssimo para o sucesso do negócio, como complemento – e nas animações com grande impacto visual, mas com pouca ou nenhuma informação. E esse é um erro clássico e corriqueiro.

Essa inversão de prioridades empobrece a divulgação, dificulta o acesso principalmente nos atuais dispositivos portáteis e limita a disseminação das informações. É como tentar vender um livro somente pela capa ou um quadro pela moldura.

O valor de qualquer site, portal, blog ou aplicativo está no seu conteúdo e é por ele que os usuários investem seu tempo ou mesmo seu dinheiro. A inteligência de negócios online está na capacidade de cativá-lo e satisfazê-lo com qualidade informativa, sempre.

Pense nisso! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Pingback: Planejamento estratégico do conteúdo web | Webinsider
  2. Pingback: » Planejamento estratégico do conteúdo web Webinsider
  3. Pingback: » O conteúdo é a estrela, não importa a plataforma
  4. Pingback: DUCA – Blog do Site» Blog Archive » O conteúdo é a estrela, não importa a plataforma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *