A importância de integrar o online e o offline

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À primeira vista é bastante óbvia a ideia de atrelar ações no ambiente real às ações no mundo digital e vice-versa, mas a execução da ideia não é tão simples como aparenta ser.

Antes de quaquer coisa devemos saber por que, enquanto profissionais de marketing digital, nos preocupar em desenvolver ações offline ao invés de focar apenas nas ações que fazem parte do ambiente digital. Não que todas as ações digitais devam ter um “pézinho” no offline, mas em certos casos a associação acelera resultados e aumenta as chances da sua campanha obter sucesso. A seguir coloco alguns pontos que vão esclarecer eventuais indagações.

1. Informação, conteúdo e entretenimento. Esses são os pilares básicos de qualquer ação 2.0. Sem isso a sua mensagem será mais uma em meio a milhares. Planeje que imagem você deseja passar para o seu target – o entretenimento é uma maneira bastante eficiente de reter atenção das pessoas;

2. Ações de guerrilha, happening, flash mobs são grandes geradores de entretenimento e por isso possuem grande capacidade de se tornar virais;

3. Fazer uma ação mista, com mídias tradicionais (TV, rádio, jornal, outdoor, revista) incentivando o uso de canais digitais, pode trazer um ótimo retorno de share, aumento nas vendas e melhorar a participação de mercado. O contrário também é bastante pertinente – fazer com que ações digitais ganhem as ruas. Ou seja, convocar os clientes que fazem parte das suas comunidades digitais a comparecer e divulgar eventos, ações sazonais. Mas lembre-se: “o esforço deve ser sempre menor que o benefício”. Levando isso em consideração as chances de obter sucesso são grandes;

4. Se aproveite do contexto. Seja ele físico ou social, o contexto sempre foi um grande aliado em fazer campanhas digitais e offline ganharem notoriedade, e melhor ainda, espontaneamente. Um grande exemplo que costumo citar sempre é a campanha da marca americana Ecko, que se utilizou do contexto do ataque as torres gêmeas para lançar a sua campanha “Still Free”. Caso não conheça, assista o vídeo aqui;

5. O autor Seth Godin cita em seu livro “Unleashing the Idea virus” alguns preceitos básicos para aumentar a capacidade de viralização de uma mensagem:

  • As pessoas precisam compreender a mensagem;
  • Precisam sentir vontade de espalhá-la;
  • Devem acreditar que espalhar a ideia vai aumentar seu poder (reputação, receita, amizades);
  • O esforço necessário para enviar a mensagem deve ser menor que os seus benefícios.

Levando em consideração os pontos enumerados acima será mais fácil fazer com que suas ações offline obtenham sucesso na internet. [Webinsider]

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Eyder Borges é publicitário e consultor em marketing digital. Mantém o blog zerooitoum digital e o Twitter @eyderborges.

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5 respostas

  1. Olá Marcelo, desculpa pela demora na resposta, mas vamos lá:
    A primeira preocupação da grande maioria dos profissionais é ter um case inovador, que ultrapasse fronteiras, mas devemos ter muita cautela, tudo precisa ser muito bem planejado, os riscos minimizados a fim de otimizar os resultados dos nossos clientes, pois nem tudo o que fazemos consegue se tornar viral ou transpor as barreiras do offline.
    Planejar antes de tudo, assim como nos métodos mais tradicionais sempre é o melhor caminho.

  2. Belo texto Eyder. Antes de fazer isso tudo funcionar é preciso o criativo (on e off) querer quebrar barreiras não é… é mundo bom ver materiais off sendo case e “transformados” em on (quando caem na rede…)

    Parabens novamente!
    Abraços

  3. Claro Luciano, você entende pertfeitamente a finalidade dessas ações – REVERBERAR é a palavra de ordem.
    Obrigado pelo comentário.

    Grande abraço

    Eyder Borges

  4. Oi Eyder,
    Belo texto!
    É até curioso, mas podemos dizer que uma ação obteve sucesso quando ela “cruza a linha” – a ação offline quando ela vai parar nas mídias sociais, e as iniciativas em mídias sociais quando elas “caem nas mídias tradicionais”.
    Afinal, se uma mensagem ultrapassa as suas fronteiras é porque ela traz consigo algo de valor!
    Grande abraço,
    Luciano

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