Como gerenciar crises nas redes sociais

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Quinhentos bilhões de comentários dos consumidores sobre produtos e serviços circulam na internet por ano, segundo estudo do Forrester Research, 60% deles estão no Facebook. Marcas que seguem seus consumidores e buscam dar respostas verdadeiras constroem fidelização e têm mais chance de sucesso.

As marcas devem entender os comentários de seus consumidores sobre seus produtos e serviços. Um comentário não deve simplesmente ser analisado como negativo ou positivo em relação a determinada informação de produto e serviço, essa análise não ajudará a marca a entender de fato a mensagem do mercado. Milhões são gastos em P&D mas pouco ainda para estudar as opiniões e comportamentos nas redes sociais.

Através da Nanopublicidade realizamos análises etnográficas digitais e o primeiro passo é identificar os Nanonichos, estudar suas opiniões e desvendar os comentários. O aprofundamento do Nanonicho geram informações e entendimentos que de outra maneira continuariam escondidos atrás de números.

A pior forma para uma marca lidar com as redes sociais é manter-se à margem e não dar resposta as questões levantadas. A marca pode estar criando um abismo entre ela e seus consumidores ou até um grave problema de imagem.

Outro ponto importante: os consumidores desejam a resposta no meio em que estão, a resposta através de meios massivos não tem sido eficiente.

A Nanopublicidade permite criar uma comunicação especifica para cada questão e respeitando a linguagem de cada Nanonicho. Essa comunicação é formada por Nanoanuncios que podem ser respostas aos comentários, vídeos postados, e-books e outros formatos.

O fato é que na era pós-digital a maior parte da comunicação é dada por meio das redes sociais verticais e horizontais. O gerenciamento de crise deve se adaptar a essa realidade e aí entra a metodologia de Nanopublicidade.
[Webinsider]

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Conde Roberto Guarniei (roberto.guarnieri@a1.com.br) é o Global Chairman do A1 Group.

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27 respostas

  1. Quem tem sucesso, acaba como vitrine para pessoas evoluidas ou vidraca para pedras de pessoas invejosas. Parabens pelo sucesso Roberto Guarnieri, te admiro e vou continuar admirando, sua coragem, inteligencia e perseveranca. Nao e’ facil expor as ideias ainda mais boas ideias.

  2. Na area institucional de uma grande empresa realmente estamos despreparados para a gestao de crises, trabalho em uma multinacional e vejo como e’ dificil conseguirmos ter velecidade na resposta a certas criticas e opinioes. Parabens ao autor.

  3. Trabalho em uma marca de varejo e me deparo com essas questoed todos os dias, parabens ao autor mostra conhecimento e propriefade.

  4. Gostei ! Na empress em que trabalho temos esss dificuldade de convencer a diretoria a respeitar as redes sociais, eles rem muito medo. Obrigado pelo artigo vou divulgar o link na nossa intranet

  5. Acompanho o trabalho do Roberto Guarnieri a tempos, sou fa do livro Nanopublicidade e leio sempre seus artigos, ele e’ o novo genio da publicidade brasileira. Parabens a esse portal pela publicacao desse artigo.

  6. Gostei desss abordagem para a Nanopublicidade, o gerenciamento de crise na era pos digital nao pode ser deixado de lado. Parabens

  7. As marcas devem entender melhor o comportamento do consumidor nas redes sociais, concordo com o Roberto Guarnieri. Gostei do portsl webinsider psrabens ! Vou comecar a ler

  8. Com base no artigo fica claro a importãncia de entendermos e respondermos especificamente à todo e qualquer comentário dirigido a marca nas redes sociais.
    Nanopublicidade promove o “fundamento’ para esta ação e o texto é muito claro no conceito!

  9. Sou antropologa formada pela Federal de Minas e meu trabalho de conclusao foi analise do twitter na relacao entre marca e anunciante. Gostei muito do termo nanonichos e nanopublicidade, no Brasil faltam boas literaturas a respeito, esse autor da’ palestras ? Estaria interessado em vir a Ufmg ?

  10. As empresas sao muito preguicosas e esperam que o consumidor critica atraves da central de atendimento mas a maioria faz aa criticas na sua propria rede de amigos, concordo q a Comunicacao atraves de Nanonichos e’ muito mais verdadeira e mostra atencao o q gera fidelizacao. Parabens ao Webinsider pir publicar artigos tao interessantes

  11. Muito relevante o que esse autor expressa. O processo para que uma empresa tenha a compreensão sobre o que falam dela é árduo, e esse caminho pedregoso quando a linha entre o falar bem e o falar mal não é aceito como uma forma de solidificar a marca.

  12. No gerenciamento de crises conheco grandes empresas que levam dias para responder uma critica do twitter e querem publicar um comentario de tres paginas sendo que no twitter so’ aceita 140. Parabens pelo artigo, estou 100 % de acordo.

  13. Sou seguidor da Nanopublicidade, concordo que devemos analisar o que esta’ por detras das intencoes nas redes sociaia. Com certeza a Nanopublicidade pode ajudar a analisar os comportamentos.

  14. Sou professora de ciencias sociais e trabalho com antropologia, parabens ao Roberto Guarnieri pelo livro Nanopublicidade, tenho acompanhado todos os seus artigos e indicado aos meus alunos. Parabrns ao Webinsider tb.

  15. Roberto, vi um outro artigo seu e não sabia nada sobre seu conceito. Gostei muito e espero ver mais textos seus por aqui, eles têm sido muito esclarecedores.

  16. Boa tarde,
    Muito legal tocarem nesse ponto tão importante para a comunicação e também para a administração. As organizações e seus gestores precisam perceber que as redes sociais mediadas por computador geram muito mais do que números.
    Há muito o que se explorar nesse ambiente visando a gestão de crises mais eficaz e eficiente.

    Parabéns!

    Abraço,
    Equipe @AdmFAPA

  17. Eu implementei uma estrategia de Nanopublicidade para analise de redes sociais para uma grande marca de varejo, baseado na metodologia do livro, com essa mudanca conseguimos responder com muito mais precisao. Sou um defensor da Nanopublicidade inclusive nas redes sociais. Parabens pelo artigo !

  18. é fundamental que empresas entendam como devem receber seus comentários, muitas vezes, são feitos para serem entendidos como uma forma positiva, mas o que de fato acontece é o contrário. Nesse tempo em que a internet permeia todas as relações, as marcas ficam sujeitas a isso.
    O artigo me fez refletir. Obrigada

  19. Olá.

    Obrigado pelo artigo.

    Acredito que toda vez que o nome de uma empresa e citado na mídia social, seja por bem ou mal, isso é uma oportunidade.

    Portanto, é necessário ter o controle da rede no sentido de interceptar a informação o quanto antes e agir imediatamente. Tudo precisa ser respondido.

    Mas a questão não se encerra aí. Pelo contrário. Se alguma coisa está errada, precisa ser corrigida para que não gere mais comentários negativos. Daí a importância da mídia social e da sintonia entre a comunicação e os outros setores da empresa.

    Já ouvi um empresário declarar, ao ser informado pela sua assessoria de que os clientes estavam reclamando do atendimento do seu estabelecimento:
    “Esse negócio de redes sociais é uma maravilha. Sem isso, seria difícil de saber como realmente é o serviço e o que precisa ser melhorado”.

    Com a crescente utilização de serviços de geolocalização em mídias móveis, como hotpot e maps, essa questão se torna ainda mais delicada. Pode ser que você não tenha tempo de reagir.

    Mas isso é assunto para outro artigo.

    Abraço.

    @fabiosan

  20. Trabalhar com Nanopublicidade é perceber que cada nicho precisa de uma atenção especifica. Enquanto consumidora, sei da importância do meu comentário/critica para a marca. Enquanto publicitária sei também da necessidade do comentário, não vendo como negativo ou positivo, mas como forma de construção e fortalecimento da marca.

  21. Adorei o texto, realmente as marcas devem entender os comentários gerados pelos seus consumidores.
    Parabéns Vicente por escolher bons artigos no seu site.

  22. Todos os comentários servem para a evolução: alguns para analisar os erros e efetivar melhorias, outros para analisar o sucesso e ajudar no projeto de novas campanhas.

    O que devemos relevar são as críticas ofensivas e sem fundamento.

    Todo o restante é válido e serve como massa crítica para análises e prospecções.

    Abraços!

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