Onde as redes sociais encontram as vendas

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As redes sociais são uma boa ferramenta de marketing para as empresas – mas elas vendem?

Você vai dizer que o foco das redes sociais não é a venda e sim a comunicação (interação) com o os clientes e potenciais clientes do seu negócio. Concordo totalmente e tenho tido ótimos resultados com essa forma de trabalho. Mas, elas vendem ou não?

As redes sociais podem ser usadas de diversas maneiras por uma empresa, sites, blogs e por pessoas que não têm um objetivo “comercial” envolvido. Vejamos:

Empresas

As empresas podem ter como objetivo, ao aderir as redes sociais, fazer um atendimento rápido aos seus clientes e monitorar as suas marcas, com o intuito de antecipar alguns fatos indesejáveis ou até mesmo de servir de termômetro de como sua marca/produto está posicionado e sendo visto pelo mercado. Tem também a possibilidade de interagir com o seu público alvo, com promoções, concursos, sorteios, conversas, participações em discussões onde o tema esteja relacionado a um assunto que esteja ligado a sua empresa ou em qualquer outra forma de interação.

Sites e blogs de conteúdo

Já os sites e blogs de conteúdo têm pontos que se assemelham aos objetivos das empresas, diferenciando no fato que o produto “vendido” é o conteúdo (artigos, post, vídeos…) gerado, que, assim como um produto físico ou uma prestação de serviço, deve ser de qualidade e diferenciará um site/blog bom de um ruim, um de sucesso e um fracassado. A interação com o público também é fundamental.

Público em geral

As pessoas, diferentemente das empresas, site ou blogs têm diversos objetivos ao usar as redes sociais, podendo ser para descontrair, passar o tempo, divertir, conversar com os amigos, fazer o network e muitas outras coisas que variam de acordo com o tempo disponível de cada um ou da criatividade para uso dessas plataformas.

Agora você deve estar se perguntando o porquê do título desse artigo, quando deveria ser algo como “A importância da interação nas redes sociais”. Mas, fiz essa introdução para responder.

Para empresas, sites, blogs ou público em geral as redes sociais vendem, mas não da forma direta, as vendas nas redes sociais ocorrem de forma indireta. Abaixo mostro como cada um vende o que tem a oferecer nessa ambiente social.

Como é com as empresas?

As empresas vendem seus produtos de várias formas, sendo que a venda inicia no momento em que você começa a interagir com seus seguidores, a oferecer conteúdo importante, que os direcionem para seu site ou que fortaleçam sua empresa.

E também quando você cria novidades que gerem uma maior visualização da sua marca, seja com vários RT no Twitter, pelo compartilhamento de informações, pelo botão curtir no Facebook ou em comunidades no Orkut.

Nesta visão, as vendas são consequências da interação da sua empresa e marca com o seu público. Tenho tido resultados bastante favoráveis com as redes sociais Facebook, Twitter e Orkut e vendido muito, sem em nenhum momento precisar de divulgar os produtos da empresa, apenas conversando com o público.

São várias as vezes que me deparei com vendas provenientes dessas redes, sem mesmo precisar ter contato direto com o comprador, visto nos relatórios do Google Analytics (ferramenta gratuita que permite análises do seu site). Em outros casos tivemos vendas onde o seu início começou nessas plataformas, mas, depois continuamos por outros meios (e-mail, telefone, chat..)

E com os sites e blogs?

Da mesma forma que a empresa precisa interagir com o seu público, mas o foco não é a venda de produtos e sim de publicidade ou outros meios (ex. e-book com dicas), sendo o ponto principal angariar visitantes ao seu site para vender a publicidade, seja ela por meio de programa de afiliados ou por venda de pacotes publicitários para empresas.

Assim, da mesma forma que uma empresa, seu site terá que estar sempre em contato com seu nicho e gerando conteúdo de qualidade. Na verdade a primeira coisa que você terá que vender é o seu conteúdo. Trabalhe bons títulos – o título nesse ponto é de fundamental importância, pois é a porta de entrada para o conteúdo.

Até aí tudo bem, mas uma pessoa, o que ela venderia?

Com essas mudanças na internet e devido a grande influência da web 2.0 as empresas estão contratando e analisando as pessoas nas redes sociais. Assim, as pessoas também “vendem” a sua marca pessoal (ou marketing pessoal) para as outras pessoas ou empresas. Uma rede social muito usada para isso é o Linkedin.

E se você não está a procura de um emprego, fica a dica, continue mantendo sua marca pessoal e fique atento ao que se fala nas redes. Já existem várias casso de demissões por conta de comentários na web e não foram contratadas pessoas que participam de determinadas comunidades no Orkut. Eu, como empresa, não iria querer contratar uma pessoa que participa de uma comunidade, por exemplo, chamada “Eu sou muito preguiçoso”. [Webinsider]
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Ricardo Euclydes Nazar (@venderon10) é gerente de marketing e vendas de uma empresa de TI e mantém o blog Marketing Digital | Vendas Online.

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6 respostas

  1. Olá Rafael,

    Concordo que tem muita futilidade nas redes sociais, mas tb tem muitos perfis que estão “alimentando” seus seguidores com conteúdo de qualidade. O que acontece é que muitas pessoas com a vontade de ter muitos seguidores acabam por não selecionar com quem quer ter relacionamento, o que atrapalha sua interação.

    Com relação a utilização das redes sociais como uma ferramenta do Marketing vejo como sendo um boa e eficaz forma de relacionar com o público e de fortalecer a marca da empresa, mas lembre-se esse é um trabalho contínuo e longo prazo.

    Temos tido bons resultados com as redes sociais. Tente interagir e levar novidades para seu público que o resultado virá.

    Abraços

  2. Sinceramente, não sei, estou começando a crer que as redes sociais, twitter principalmente, só servem futilidade. Acho que se uma empresa ou pessoa possui mais de 200 seguidores atuantes é bem impossível de acompanhar suas atualizações!
    Digo pois a um tempo venho utilizando as redes para divulgação do meu site (www.fusaobsb.com), incentivando a participação dos nossos seguidores e nosso retorno e bem pequeno, quase irrelevante, então será que vale realmente a pena perder um tempo precioso nas redes sociais, ao poder aplicá-lo em uma forma mais eficaz de marketing!

  3. Hoje em dia nossos contatos estão nas redes sociais. Interagindo através das redes. Se expressando e comunicando o que vivenciam.
    Um ótimo canal para as empresas estarem próximas de seus clientes. Saber o que eles pensam e querem, assim gerando mais negócios.
    Vendas é uma atividade essencialmente social.
    Baseado nisso, nós da Coffee Bean Technology ( http://www.coffeebeantech.com ) lançamos neste mes de Novembro de 2010, no Brasil e nos Estados Unidos um CRM Social (Social CRM) que permite às empresas, de forma amigável, utilizar o poder das redes socias para gerar relacionamento nos negócios incrementando vendas e facilitando o monitoramento das marcas.
    Gostaria de deixar aqui um convite a todos que se interessam pelo assunto a visitarem nosso site e conhecerem esse novo conceito de CRM, que já nasceu baseado nos conceitos de midia digital.
    Caso queiram me contatem por
    renata.oliveira@coffeebeantech.com
    @renatamno
    F:11-3097-8811

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