Domain dialing: o telefone da empresa é o domínio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O aparecimento dos domínios gTLDs e ccTLDs permitiu que a navegação na internet se tornasse muito mais intuitiva. Afinal, é muito mais fácil, do ponto de vista do usuário, lembrar de um domínio do que de um endereço iP. Esta constatação é obvia, já que números não têm significado intrínsico, enquanto que nomes de domínios podem possuir significado e portanto podem ser muito mais facilmente resgatados pela memória.

A substituição dos endereços iPs por nomes de domínios ajudou a tornar a internet este fenômeno mundial que conhecemos.

Infelizmente esta revolução que ocorreu no mercado de domínios não foi seguida por outros mercados. Observe por exemplo o mercado de telefonia. Ainda utilizamos números telefônicos para identificar de forma unívoca um único destinatário.

A utilização de números como chave de acesso na telefonia foi definida pela sua praticidade técnica, já que utilizávamos rotary dials. Esta escolha, apesar de tecnicamente prática, é um horror do ponto de vista do usuário e criou uma gama enorme de mecanismos para ajudar os usuários a manter, resgatar e lembrar dos números que lhe são úteis, como agendas de telefones e páginas amarelas, por exemplo.

Devido ao crescimento do mercado de smartphones, um novo horizonte se aproxima. Por que, ao invés de usarmos números telefônicos para fazer chamadas, não utilizamos o nome do domínio como chave de acesso ?

Este conceito tem sido perseguido por algumas iniciativas que têm tido dificuldade de serem adotadas pelo mercado de massa, já que obrigam o registro de domínios em outras extensões que não serão o domínio principal da empresa, enquanto na mente dos usuários, os domínios .com é que são realmente conhecidos como os domínios principais das instituições.

Além do mais, não faz sentido obrigar empresas a registrar domínios auxiliares em outras extensões; o interesse das empresas e dos usuários é usar o domínio principal da sua empresa ou organização.

Um novo aplicativo para iPhone, BlackBerry e Android tem se apresentado como uma alternativa muito mais próxima dos interesses das empresas e usuários, o Siter.com.

Caso o usuário queira ligar para a Apple, ele disca Apple.com, o domínio que a Apple divulga e que os usuários já conhecem. Caso o usuário queira ligar para a revista Vogue, ele disca Vogue.com. A este mecanismo dá-se o nome de domain dialing.

O Siter.com quebra este paradigma do uso de números telefônicos como identificadores unívocos da outra parte, porém sem perder de vista o que os usuários e empresas querem: usar o domínio principal de seus negócios. O domínio que já é divulgado. O domínio que já é conhecido. Empresas e usuários não querem registrar domínios auxiliares para serem encontrados, querem sim usar o seu domínio principal.

O domain dialing possui benefícios secundários, como a empresa poder registrar vários telefones debaixo de um único domínio, o que por exemplo diminui a obrigatoriedade de divulgação de longas listas de filiais e cadeias de lojas.

Além disso, a divulgação do domínio principal da empresa permite que a empresa faça branding, já que normalmente sua marca está intimamente associada ao seu nome de domínio.

O domain dialing também permite que usuários de celulares intuam facilmente qual o domínio a ser usado para discar, o que deve diminuir a dependência a listas telefônicas, agendas de telefones, listas amarelas, e todo o tipo de parafernália que foi criada para resolver uma questão técnica.

A única maneira de substituirmos a cultura do uso dos números telefônicos como chaves de acesso a outra parte é levarmos em conta a facilidade de aceitação destas iniciativas.

As iniciativas para associar o mercado de registro de domínios ao mercado de telefonia tem que levar em conta o que é mais fácil e lógico do ponto de vista do mercado de massa e dos usuários. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Ricardo Vaz Monteiro (ricardo@siter.com) é é ICANN Fellow e autor dos livros "Escolha seu.com" e "Google Adwords: a arte da guerra".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Fantástica ideia! Eu fiz o meu registro, não coloquei site, deixei apenas meu número celular e ao digitar meu email ele já buscou meu número e fez a ligação. Perfeito!

  2. @Vinícius: Muito Obrigado !

    Não custa comentar que cadastrar a sua empresa (ou a do seu cliente) no Siter… é de graça.

    Os usuários podem inserir apenas um único telefone sob um mesmo domínio, ou multiplos telefones.

    No caso de multiplos telefones, eles podem ter ou não geo-localização. A inserção de telefones sem geolocalização é ideal para Telefone principal da empresa, 0800, SAC, DDR (discagem direta a ramais)… e com geolocalização é legal para cadeias de lojas, franquias, drogarias, agências bancárias e etc… (neste caso o sistema retorna o telefone das lojas mais próximas de quem faz a ligação).

    Muitas marcas legais tem apoiado o conceito DOMAIN DIALING e se cadastraram no Siter, exemplo: Banco Santander, Natura, Grupo Estado, Bobs, CCAA, Wizard, Microlins, Bit Company, Trifil, Puket, Electrolux, Lojas Marisa, Iodice, Cavalera, Ocimar Versolato, Mormaii, Star Point, Lock Construtora, Esser e etc…

    É um conceito NOVO que pode impulsionar o mercado de registro de domínios… Agradecemos o apoio ! Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *