A inovação do CR-48, netbook piloto do Google

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O projeto do CR-48 me chamou a atenc?a?o. O design preto fosco e sem emblemas ou marcas, o teclado – mesmo sendo diferente, sem as teclas de func?a?o e caps lock -, o tamanho e, claro, o sistema operacional, tudo muito marcante e u?nico.

Agora, vale lembrar que ele veio em um momento que a indústria se despede dos netbooks. A atenc?a?o da imprensa aponta seus holofotes para os tablets e os netbooks, segundo eles, ja? vai tarde e na?o deixa saudade. Mas, e como fica o projeto CR-48? Acaso esta? fadado a ser um vaporware?

Sei que ha? semelhanc?as e disparidades entre os netbooks e o projeto do Google, mas ha? pontos positivos que devem ser lembrados para na?o se errar em um futuro pro?ximo. Sendo assim, vejamos o que a industria pode aprender com ele:

1. Design. Isso e? marcante. ate? a falta de marcas ou emblemas parece ter sido bem pensado. Imagine ele sendo um quadro negro pronto para ser escrito. Em outras palavras, uma a?rea pronta para ser personalizada, para mostrar o seu estilo u?nico e pessoal. Que tal adesivos dos seus personagens preferidos, das se?ries marcantes, dos sites preferidos ou dos aplicativos web-based mais utilizados.

2. Teclado. O Google foi ousado em remover as teclas caps lock e as func?o?es, assim como a Apple foi, em 1998, ao retirar o disquete 1.44Mb de seus computadores.

Tirando o raros momentos de se digitar palavras maiu?sculas, a tecla caps lock fica sem uso 99% do tempo, sendo assim, porque na?o removê-la? Ou melhor, troca?-lo por uma tecla que permite fazer uma busca direta nas bases de dados do seu criador? A propo?sito, porque ningue?m pensou nisso antes?

E as teclas de func?o?es? Sei que esta?o la? desde os primo?rdios, mas hoje, elas na?o têm sentido. Ha? uma meia du?zia de atalhos – ajuda, execuc?a?o de comandos ou fechar janelas – que ainda usam essas teclas. Mas, assim como o caps lock, na?o sa?o usadas com freque?ncia. Sendo assim, foram sabiamente substitui?das pelas func?o?es secunda?rias que elas tinham em alguns notebooks, como: aumentar e diminuir volume, mudo, ajuste de brilho da tela, recarregar, avanc?ar e retroceder.

3. Mobilidade. O tamanho de 12″ na?o o torna pequeno demais, nem grande demais. Apenas mo?vel. Alguns netbooks de 7″ ou de 10″ na?o possuem uma boa ergonomia para todos. O tamanho do CR-48 o torna funcional. Ele tambe?m na?o possui drive de CD/DVD, assim como os netbooks. A bateria dele tambe?m contribui para a mobilidade do usua?rio, dura mais de 8 horas longe da tomada. Ele possui, ainda, um modem 3G/CDMA embutido e multi-regia?o. Ou seja, basta colocar o chip da operadora de sua prefere?ncia e pronto, e? so? navegar.

4. Sistema operacional. Este e? um outro ponto de ousadia do Google. O CR-48 usa o ChromeOS. Um Linux modificado para ter na a?rea de trabalho apenas um browser. O sistema se atualiza sem intervenc?a?o do usua?rio durante o boot – que normalmente demora apenas 10s. Em parte, essa velocidade se da? pelo uso da memo?ria flash (SSD) no lugar do disco ri?gido (HDD). Ao ligar a ma?quina, uma tela de login aguarda que o usua?rio entre com suas credencias do Google e assim, ao acessar o GMail, Reader, Calendar, Docs e outros servic?os, na?o e? preciso digitar login e senha novamente. Ao baixar a tampa e depois levanta?-la novamente, o CR-48 esta? pronto para uso.

Diante do exposto, percebemos que o CR-48 e? um companheiro do PC principal, independentemente do sistema operacional que o usua?rio esta? acostumado a usar. Isso porque ele foi feito para aquelas pessoas que ja? usam os diversos aplicativos disponi?veis na nuvem para as mais diversas tarefas.

Por outro lado, a beleza do netbook esta? na capacidade de se ter um sistema operacional completo, onde voce? pode instalar seus softwares de mesa e ter uma boa mobilidade. Um dilema interessante e? que o CR-48 tem uma boa ergonomia, mas na?o tem um sistema operacional completo.

No entanto, ha? pessoas que dependem de um sistema operacional completo, mas na?o precisam de um notebook super poderoso o tempo todo. Junte-se ao fato de que dois pontos negativos se destacam em boa parte dos netbooks disponi?veis no mercado: o tamanho da tela e das teclas. Esses pontos e? que na?o devem ser repetidos no futuro, mas serem lembrados como lic?o?es aprendidas. O projeto do gigante das buscas deve ser acompanhado de perto, pois acredito que se a indústria valorizar seus pontos positivos e na?o repetir os negativos, ainda havera? mercado para os netbooks 2.0 e os tablets. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Alexandre Figueiredo (alfigueiredo@gmail.com) é formado em Ciência da Computação e possui especialização em Rede de Computadores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Só esqueceu de mencionar que esse Design foi chupado da Apple, não sei se vc percebeu mas é praticamente uma cópia dos notebooks da Apple.

    Só falta o engenheiro que fez isso dar uma declaração igual ao que os engenheiros do Android do Google deram.
    “Nos inspiramos muito no iPad para fazer o Android Honeycomb”.

    Quanta inovação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *