As habilidades dos gerentes de mídias sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Foi em março de 1989 que Tim Berners-Lee realizou com sucesso a primeira comunicação entre cliente e servidor, usando o protocolo HTTP na internet. Nascia a World Wide Web de um jeito bem diferente do que conhecemos hoje.

A WWW revolucionou não apenas a maneira como as pessoas se comunicam, mas também como se relacionam, estudam, se divertem ou trabalham. Nesse último aspecto, o mercado de trabalho vem assistindo a uma crescente demanda por profissionais para ocuparem cargos que não existiam alguns anos atrás.

Coordenadores web, analistas de métricas, webdesigners, gerentes de e-commerce, estagiários em marketing digital, entre outras tantas, são cargos (bem remunerados, diga-se de passagem) para os quais poucas escolas conseguem preparar mão-de-obra qualificada.

Há bons cursos de extensão no mercado, mas há muito jabá também. A verdade é que não há nenhuma faculdade atualmente no Brasil que forme profissionais para atuar com foco em internet.

Esse problema impacta diretamente as empresas, pois conforme aumentam suas necessidades de criar uma presença online forte, elas mesmas têm que preparar e educar seus funcionários. Vemos, cada vez mais, crises de marcas surgirem no ambiente 2.0 e empresas perdidas, tendo que demitir funcionários por falta de bom senso ou por falta de uma política de uso do canal, corretamente estabelecida.

Surge nesse cenário mais um cargo de extrema importância nas empresas de porte: o gerente de mídias sociais. Mas quais as habilidades necessárias a esse profissional? Veja abaixo uma lista criada a partir de várias conversas com empresas atuantes nesse setor:

  • Comunicativo: o gerente de mídias sociais deve transmitir as ideias com clareza, ser um bom redator, evitando gírias e abreviações. Jornalistas e profissionais de comunicação ganham vantagem nesse ponto, mas conheço ótimos gerentes de mídias sociais que tem formação em Psicologia, Administração e até Veterinária.
  • Sociável: a gestão de redes sociais deve ser feita por alguém com capacidade de socializar facilmente com outras pessoas. Não pode ser alguém “fechado” ou tímido. Imagine a hostess de um evento, que conversa com todos, apresenta as pessoas umas às outras e facilita ligações e relacionamentos entre as pessoas. É por aí.
  • Antenado: novidades surgem na internet com grande velocidade. Identificar tendências, estar por dentro das últimas notícias, sobre o que as pessoas estão falando e onde estão falando. O gerente de mídias sociais tem que estar preparado para ver a onda antes que ela chegue.
  • Ter presença digital: escrever em blogs, microblogs, comunidades virtuais, redes de relacionamentos profissionais… antes de contratar uma agência ou um gerente de mídias sociais, conheça a presença deles nas mídias sociais. Antes de fazer o marketing social da empresa, esse profissional deve saber como fazer o seu marketing pessoal.
  • Tecnológicos: há centenas de ferramentas disponíveis para medir resultados, monitorar canais e interagir com consumidores. Algumas são pagas, outras gratuitas. Esse profissional deve conhecer e saber usar essas ferramentas de acordo com a necessidade e verba disponível da empresa.
  • Multitarefa: pessoas que só conseguem fazer “uma coisa de cada vez” terão mais dificuldade de ocupar esse cargo. Num ambiente extremamente competitivo e sob uma chuva incessante de informações, conseguir realizar várias tarefas ao mesmo tempo é fundamental.
  • Político: dentro das empresas, o gerente de mídias sociais irá interagir com diferentes áreas. Marketing, vendas, atendimento, jurídico, recursos humanos e tecnologia da informação são algumas delas. Administrar conflitos, crises e integrar essas áreas nas mídias sociais é um desafio político que requer muitas reuniões e ouvidos atentos.
  • Analítico: dentre as tarefas mais complexas, está a de criar relatórios, definir metas, interpretar dados de diversas fontes e tabular em gráficos para serem apresentados à diretoria de forma clara e convincente.
  • Gestor: como o nome do cargo diz, o gerente de mídias sociais é um gestor. Deve saber lidar com equipes multidisciplinares, mantê-las incentivadas e com foco nas tarefas. Saber delegar tarefas e responsabilidades, estimular e cobrar prazos faz parte do seu cotidiano.

Todas as habilidades descritas acima são capazes de serem desenvolvidas nos profissionais. Basta que haja investimento na capacitação. Eventos e cursos fazem parte de um primeiro passo. Além disso, é importante identificar pessoas que já estejam enquadradas em parte delas, para que o tempo de preparação seja menor. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Mauricio Salvador é Mestre em Comunicação e Administração, professor, autor do livros Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso e Gerente de Ecommerce, coordenador da Ecommerce School, sócio diretor da GS Ecommerce. No Twitter é @mauriciorj.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Muito bom !

    Para as pessoas que ainda não atuam no ramo que é o meu caso, fica bem mais claro o perfil deste profissional.

    abs

  2. Ótimo post Maurício, concordo com as características apresentadas, apesar da dificuldade de encontrar todas elas juntas em um profissional, mas creio que a capacitação e a experiência diária podem trazer o crescimento profissional e a qualifição necessária ao gerente de mídias sociais.

  3. Bem interessante o post, parabéns!

    Sou gerente de Mídias Sociais da Social Tag, uma agência jovem mas com bons cases e clientes. Vi perfeitamente que me enquadro nas descrições, só coloco outra que para mim é muito importante, a de estudar cada vez mais.

    Ler, ir em eventos, fazer um bom networking ajuda bastante para o crescimento do profissional de mídias sociais.

    Abs
    Chico

  4. Maurício, muito bacana o post.
    Mas vejo um grande problema nessa profissão: saber o quanto cobrar pelos trabalhos.
    Por isso, peço que dê uma ajuda.
    Que tal um post sobre os valores médios cobrados pelo Gerente de Mídias Sociais e outros cargos que envolvem a comunicação e o MKT Digital?

    Abraços

  5. Parabéns Maurício!

    Excelente artigo!
    Os jovens tem cada vez mais caminhos para escolher e progredir no trabalho.

    Que sirva de material para as escolas acompanharem a evolução tecnológica e formarem profissionais qualificados.

    Brasil 2014-2016!

  6. Excelente post! O presente e o futuro estão na web, realmente é muito importante termos presença digital, e para as empresas não é só mais uma necessidade, mas os clientes estão demandando isso.

  7. Sou aluna do curso de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais no Senac, o qual propicia uma formação muito aderente às habilidades apresentadas no artigo. Achei muito interessante e plausível esta análise do perfil do gerente de mídias sociais, principalmente a questão de ser político e saber lidar com diferentes situações, pois, a internet é uma porta aberta para qualquer tipo de manifestação e comentário.

  8. Excelente post!
    Por ser uma profissão nova, é pouco compreendida. Muita gente desconfia e faz “cara de parede” quando falo sobre o que faço. Mas tudo que é novo causa surpresa e desconfiança. Porém, não há como negar o peso desta nova “tarefa” de gerenciar marcas nas redes sociais. É extremamente difícil e exige conhecimento e capacitação, mas creio que em alguns anos será uma profissão comum.
    Enquanto isso, veremos muitos erros, como empresas que seguem engessadas ou “chefes” que palpitam o tempo todo, sem entender sequer o que faz o profissional de redes sociais.

  9. Acho que também é necessário ser um ótimo redator, em tudo o que isso implica: ortografia impecável, criar textos vendedores etc, além de ter visão estratégica para linkar os objetivos de marketing da empresa com as redes e público certos.

  10. Muito pertinente seu artigo. Coordeno um curso chamado Conecta pelo Senac-SP e uma das competências trabalhadas é justamente web e redes sociais onde abordamos esse aspecto de olho no promissor mercado de trabalho nascente. Obrigado por partilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *