De mãos dadas com a TI – e não o contrário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O cenário empresarial recente vem se demonstrando cada vez mais dependente do uso da Tecnologia da Informação (TI) na execução de suas atividades. Em determinados casos, o papel da TI é extremamente decisivo para o sucesso de um negócio.

Sob vários aspectos podemos observar a presença de recursos da Tecnologia da Informação nas operações de uma empresa. Na comunicação, por exemplo, fazemos uso diário de diversas ferramentas que passam pela gestão da TI, como e-mail, mensagens instantâneas, redes sociais e blogs, entre outras.

Os sistemas de informação são, hoje, responsáveis pelo progresso de muitas organizações. É praticamente impossível a realização de certas atividades essenciais para o funcionamento de uma empresa sem o uso de sistemas informatizados. Para executar uma operação de venda ou a emissão de uma nota fiscal eletrônica, por exemplo, é imprescindível a utilização de um sistema.

Além de proporcionar a base necessária para os processos vitais das organizações, os sistemas de informação podem ser encarados como agregadores de diferencial competitivo. Tanto é verdade, que a tomada de decisão gerencial está bastante ligada à disponibilidade de informações estratégicas relacionadas à empresa e à forma como esta desempenha suas funções.

Existem inúmeros casos de sucesso referentes ao bom uso das informações na formulação de estratégias de negócios. É difícil imaginar bons resultados no trabalho de um gestor, independente da área de atuação, sem a aplicação de sistemas de informação adequados.

Em resumo, a informação deve ser um recurso indispensável no cotidiano dos profissionais incumbidos da tomada de decisão nas organizações e não deve ser restrita apenas ao alto escalão da hierarquia da empresa, mas sim estar distribuída em todos os níveis onde ela for necessária.

A área de Tecnologia da Informação deve ser considerada uma parceira para os negócios onde está inserida. Deve receber a devida atenção por parte dos empreendedores e contribuir para o progresso das organizações de forma efetiva, ética e inovadora. Nossos laços de dependência com a TI tendem a se ampliar constantemente. Use-a de forma inteligente a seu favor. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Tiago Vailati é analista de sistemas na Havan, sócio da UNI4 Sistemas e mantém o blog Vailati.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Sem dúvida , a informação é a mais importante das ferramentas de trabalho hoje em dia.
    Estar bem informado, fazer o correto gerenciamento dela, pode fazer a difernça entre o sucesso ou o fracasso de uma empreitada, pena que nem todos os administradores, em especial os pequenos, valorizem o uso da informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *