Novos formatos de ensino, treinamentos e cursos

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Aproveitando o buzz em torno do conceito de Marketing 3.0 lançado por Philip Kotler, quero propor uma reflexão sobre a área de treinamento e cursos. Primeiro, gostaria de colocar uma frase para reflexão:

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original.”
Albert Einstein

Acredito que o papel do professor é estimular os alunos a terem novas ideias e ajudar a quebrar paradigmas.

Lógico que ainda são importantes os cursos de formação técnica (Excel, Finanças, Atendimento ao Cliente, etc.), porém os cursos deste tipo tendem a ser substituídos pelo formato EAD (ensino a distância).

Os cursos presenciais ainda são importantes. E quais são os principais benefícios e fatores que motivam o aluno a enfrentar o trânsito para um curso presencial?

Resposta: O professor e/ou o networking com outros alunos!

Neste artigo, iremos refletir um pouco sobre as mudanças que a internet está trazendo para a educação e podemos nos preparar para os novos formatos de ensino.

Curso 1.0, a era industrial do ensino

Antes da internet, o poder estava nas instituições que detinham o “mailing” de alunos e o espaço físico. Em cursos práticos onde são necessários computadores, a concentração de “poder” era ainda maior. O foco era no produto (Word, Excel). Grande parte dos atuais modelos de educação ainda está estruturado desta forma.

No vídeo abaixo, o especialista em criatividade Sir Ken Robinson critica a forma como as escolas educam nossos filhos e propõe uma revisão radical nos sistemas escolares, a valorização da criatividade e o reconhecimento das múltiplas inteligências.

Há diversas palestras e vídeos sobre os desafios da educação, uma delas é a palestra de Samara Werner, realizada no TEDxSP, excelente para repensarmos o atual modelo educacional. Se você é educador, palestrante e principalmente pai ou mãe, assista!

Curso 2.0: conhecimento e networking

Com a evolução da internet e a facilidade em encontrar cursos pesquisando no Google, o aluno passou a ter mais importância. Ele pode rapidamente localizar o curso desejado no Google e portanto o poder está em suas mãos. Na fase dos cursos 2.0, o foco era o aluno.

Porém, as instituições ainda detinham o poder do mailing e da marca. No conceito de curso 2.0, os alunos ainda procuram no Google ou recebem e-mail marketing com informações sobre novos cursos, mas o professor ainda não é a figura central.

O networking já é um fator importante, seja nos cursos presenciais ou virtuais. Ou seja, a instituição que criar um ambiente que estimule o compartilhamento de conhecimento, experiência e networking terá vantagens competitivas.

Curso 3.0, o educador como líder de mudanças

A facilidade em publicar conteúdo na internet trouxe poder para o professor!

Isso mesmo, a figura da qual ainda não falamos, o responsável por transformar a imensa quantidade de informações dispersas em conteúdo de qualidade e relevante.

A principal função do professor é levar os alunos à reflexão e, quando possível, quebrar paradigmas.

É a fase do cursos 3.0 onde os valores do professor devem estar alinhados com os alunos e estes irão “seguir” o professor por suas ideias e conteúdo. A instituição não é mais dona do poder, pois o poder está na relação professor-aluno.

Gil Giardelli, um dos grandes palestrantes sobre inovação digital realiza uma desconferência no Jardim Botânico como parte dos cursos que ele ministra na ESPM. Caso você ainda não tenha assistido a uma palestra do Gil Giardelli, recomendo que siga-o no @GilGiardelli e visite seu blog.

A volta da academia da Grécia antiga?

Achei este artigo (A educação no mundo grego clássico) muito legal e alinhado aos temas abordados aqui.

“No mundo grego clássico educar era dar ao ser humano a sua humanidade, ou seja, era preciso transformar o homem em Homem, pois entre todos os seres viventes é o único que somente se desenvolve inserido em uma cultura.

O homem deve aprender a ser Homem. Assim, tudo que transmite e constitui a cultura pode ser entendida como veículo da educação, pois insere o homem em um mundo culturalmente definido.

Por isso a ideia de educação (Paideia) possuia um significado muito mais amplo do que o nosso, não se limitava ao ensino de um conhecimento legitimado cientificamente.”

Paixão por educar

Para fechar o artigo, convido você a assistir o vídeo desta palestra do TEDxSP e compartilhar este conhecimento com amigos.

Incrível ver a professora com 92 anos mostrar uma paixão pela profissão de professora. Uma inspiração para todos que acreditam na educação. Ela termina a palestra com um poema, segue parte dele:

“Ser professor é uma glória, é poder entrar para a história proporcionando para a criança um futuro de esperança…”

[Webinsider]

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Marcio Okabe (@marciokonfide) é palestrante e consultor de marketing digital, sócio da Konfide Marketing Digital e blogueiro (marciookabe.com.br). Evangelista de Joomla!, SEO e Prezi.

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