Agência e cliente na gestão de redes sociais

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Se já é difícil cuidar da imagem da sua empresa nas redes sociais, imagine compartilhar essa responsabilidade com uma agência. Sim, o modelo é bastante comum no mercado. Cliente e agência compartilham os direitos e deveres de incluir e monitorar informações sobre a empresa na rede.

Por um lado, o cliente vive o dia-a-dia da empresa. Sabe quais são os assuntos importantes, acompanha os eventos, as reuniões e as diretrizes dos “chefões”. E tem dia que não dá tempo nem de sentar na mesa para publicar uma frase no Twitter. Aí entra o trabalho da agência. No modelo que usamos, a agência fica responsável por twittar as matérias que a equipe de internet da empresa publica no site.

Do outro lado temos a agência, com uma visão externa. A visão de quem está fora da pressão da chefia. E essa visão também é muito importante. A agência pode ter o papel de trazer boas ideias ou uma nova saída para problemas antigos dentro da empresa. Mas também é fundamental que a agência saiba ouvir o que o cliente espera, deseja.

O ponto mais delicado dessa relação entre agência e cliente está aí, nas expectativas. Elas merecem atenção especial. Assim como nas relações interpessoais, as expectativas mal colocadas podem colocar tudo a perder.

Por isso, é fundamental que haja sempre muita conversa e compartilhamento de informações. Tanto por parte da Agência, quanto pelo cliente. Vale deixar tudo muito claro, para ambas as partes. Na visão do cliente, é importante que a agência siga os seguintes passos para evitar problemas:

1. Entenda onde seu cliente quer chegar. Saber a missão e os valores da empresa, conversar sobre as diretrizes da diretoria para aquele ano ou para determinado trabalho. Ouvir! Peça apresentações, insumos, textos, todo o tipo de material que tiver disponível. E leia o material. Acesse o site e verifique como está o conteúdo. Se interesse pelos assuntos que envolvem a empresa do seu cliente. Tire dúvidas. Confirme o entendimento.

2. Esteja alerta. Nas redes sociais, tudo acontece muito rápido. Quando a agência verificar que há algo errado, alguma menção negativa ou alguma interação estranha, avise imediatamente o seu cliente.

3. Registre os pedidos. Muitas vezes o cliente liga para a agência solicitando determinado trabalho. Na pressa de atender, o trabalho vai se desenvolvendo, sem a confirmação das expectativas. Antes de encaminhar o serviço, a agência deve registrar, por e-mail ou qualquer outro documento ou sistema, o que foi pedido, prazo para entrega, cor, formato, etc. Quanto mais detalhes melhor.

4. Prazos. Sempre deixe claro o prazo de atendimento da demanda. Se for atrasar, avise com certa antecedência. Negocie, se for o caso.

5. Afine o discurso. Se a agência cuida da imagem, deve também ter o discurso sobre os assuntos de interesse do seu cliente na ponta da língua. Pergunte as palavras que devem ser utilizadas, o tom das frases, como a divulgação pode ser feita, aprove os conceitos e entre no detalhe.

6. Respeite os limites. Quando o cliente disser que é uma solicitação que “veio de cima”, entenda. Faça os ajustes necessários no trabalho e siga em frente. [Webinsider]

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Michele Vilarinho Patrici (@MiVilarinho) é jornalista, gestora de conteúdo e coordenou projetos de Internet nas áreas de seguros e previdência, música, vigilância sanitária, agricultura e pecuária.

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3 respostas

  1. Bom dia,
    Estou planejajando atuar com gestão de midias sociais, oferecendo a principio sozinha, a pequenos e medios estabelecimentos o serviço de criaçao e gerenciamento de fapage e outras midais. A ideia seria fazer pacotes, de acordo com a regulariadae de postagens, e de midias que o cliente desejar atuar a mais(twitter, orkut…). Queria odfefrerce algum plis também, como envio de emailmarketing e monitoramento de midias, por exemplo.
    Porém, nao possuo expertise em artea graficas, ou digitais, t e teria que terceirizxar o serviço.

    Além disto, estou com dificuldade para montar um planejamento para demosntrar ao cliente, e um orçamento também.
    Voce poderia me ajudar?

  2. Ótimo texto. Mas sobre o ítem 5 na prática quase nunca dá tempo ou o cliente não sabe como ele deve ser nas redes sociais ( Principalmente cliente de pequeno porte). Cabe à agência essa missão de sondar e extrair ao máximo o perfil de cliente no mundo off e aplica-lo ao on.

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