Cinco ferramentas para a produção de wireframes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os wireframes têm como função simular visualmente a estrutura organizacional das informações de uma interface, sem a preocupação de apresentar uma interface gráfica final.

Eles auxiliam na avaliação de como o conteúdo e as funcionalidades devem ser inseridas e representadas, ou seja, a produção de wireframes visa prever erros estruturais e de rotulação, evitando um possível re-trabalho após o desenvolvimento da interface gráfica final.

De acordo com Van Dijck (2003), os wireframes são esboços da interface que o usuário terá contato. Mostram o design de interface sem mostrar ainda o design gráfico, indicando como funcionarão links, botões funcionais e outros elementos que possam influenciar o uso da interface e a relação entre eles. Chak (2004) afirma que os wireframes devem apenas mostrar o contorno daquilo que será a interface, sem aprofundamentos no design gráfico.

Acredito que a produção de wireframes seja uma etapa essencial para uma visualização mais concreta do que será o projeto, auxiliando não apenas na estruturação hierárquica das informações, mas também no próprio desenvolvimento da interface gráfica. Para isso listei abaixo 5 ferramentas web que otimizam a produção de wireframes:

iPlotz

O iPlotz é uma ferramenta muito bacana, que pode ser usada na web e também instafada no seu computador. Ele permite que você exporte e visualize seu wireframe em HTML, utilize recursos de grid e ainda possibilita que uma outra pessoa o acesse. A interface desta ferramenta é bem intuitiva, seguindo um padrão de clique e arraste. Sua versão “free” permite gerenciar um projeto por vez.

iplotz

.

Mockflow

Assim como a anterior, o Mockflow limita as contas “free” para apenas um projeto por vez e com no máximo 4 páginas. Sua principal vantagem é a versatilidade, ela oferece alguns recursos gráficos para desenvolver wireframes voltados para iPad, iPhone, Facebook e Android.

mockflow-1

.

Pidoco

O Pidoco possui uma interface muito amigável, semelhante ao iPlotz. Ele permite criar wireframes com fluxo e, assim como o Mockflow, oferece recursos para plataformas mobile e recursos para teste de usablidade. O legal é que estão oferecendo um mês de trial (período de teste) para novos usuários.

pidoco

.

Cacoo

É uma ferramenta totalmente free, bem simples e fácil de usar. O Cacoo permite que você compartilhe o seu projeto e mantenha conversas online (chat) em tempo real com membros da equipe.

cacoo

.

MockingBird

Esta é outra ferramenta free, um pouco mais simples, mas ainda assim bem parecida com o Cacoo. Funciona no Safari, Firefox e no Chrome. O curioso é que consegui o MockingBird sem estar cadastrado no site. Ela pode ser uma ferramenta bem rápida quando você estiver sem tempo.

gomockingbird

.

Fireworks, Illustrator, Corel Draw e outros

Você não necessariamente precisa utilizar programas específicos para desenvolver wireframes; eles podem ser desenvolvidos utilizando ferramentas gráficas como o Illustrator e o Corel, por exemplo. Mas às vezes os prazos são curtos e algumas das ferramentas que listei acima oferecem recursos que permitem mais rapidez na produção e na avaliação do wireframe por membros da equipe.

Bibliografia

DE MORAES, Anamaria; SANTA ROSA, José Guilherme. Avaliação e projetos no design de interfaces. 1 ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2008. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Gabriel Pinheiro é designer de interfaces. Atualmente trabalha na Highlan Soluções Inteligentes com o planejamento e desenvolvimento de interfaces desktop, web e mobile. Mantém o blog Café Interativo e o Twitter @gabrielboco.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

27 respostas

  1. Show de bola as dicas.

    Gostei bastante do Mockflow, pois tem uma interface bem moderna e intuitiva.
    O único porém é que o zoom é meio limitado, ai não dá pra ter uma noção exata de como ficaria o layout no navegador.
    Mas mesmo assim é uma boa ferramenta.

    Recomendo!

  2. Eu uso o iPlotz há um bom tempo, além de intuitiva permite a utilização de vários elementos html no protótipo e a versão paga não é cara. Vale muito a pena.

  3. Usamos recentemente o PIDOCO e o MockingBird com base nas sugestões aqui da Webinsider. Muito boas as ferramentas e tem ajudado bastante no processo de planejamento e arquitetura da informação para a criação de sites.

  4. Se estiver pensando em ferramentas online com certeza hoje o iPlotz e o Mockflow são os mais indicados, mas até mesmo papel e caneta são muitos bons para este trabalho, o que temos que nos conscientizar é que fazer o wf poupa muita dor de cabeça dinheiro e tempo, já que quase sempre há algum tipo de retrabalhos se tudo não estiver muito claro para a equipe de desenvolvedores.

  5. Com certeza Juliano, os WF servem para evitar o re-trabalho que consome tempo e aumenta o custo do projeto.

    Além disso, é uma excelente forma de para organizar as ideias e realizar bastantes testes e experimentos.

    Obrigado,

    Abraço.

  6. O livro do Santa Rosa é um pouco incompleto, fala em prototipagem em papel mas sem mencionar os wireframes.

    Reforçando os outros comentários, temos os recursos:

    – lápis e papel
    – Pencil project
    – Power Point (há empresas grandes que utilizam)
    – Axure (completo, porém pago, PC/MAC)
    – Omnigraffle (MAC)

    O uso do Illustrator e o Corel para wireframes nem sempre é vantajosa, depende da habilidade do designer. Além níveis de detalhamento, o que conta mais em certos projetos é a demonstração da interação.

  7. Bacana todos os comentários gente, obrigado.

    Com certeza vou dar uma conferida nas sugestões de vocês, acho que a utilização de plugins nos navegadores será uma coisa cada vez mais constante e útil.

    O lápis, papel, improviso e a criatividade sempre tem que estar a nossa disposição, sendo indispensáveis para nossas criações diárias. ótima dica.

    Assim que eu der uma experimentada nesses aplicativos, venho aqui falar com vocês.

    Abraço, e sintam-se á vontade para add o meu email.

  8. Temos o Axure (Windows e Mac) e o OmniGraffle (Mac), que são bem completos e ideal para projetos mais parrudos. No caso das ferramentas on-line, acho que o iPlotz e o Mockflow são as melhores.

    Correndo por fora, temos também: Fireworks, Photoshop, Illustrator e até mesmo o PowerPoint! Hehehe…é a arte do improviso!

    Excelente post, Gabriel! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *