O bullying que os consumidores sofrem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Escrevo este artigo, inspirado por Colocamos nosso cliente em primeiro lugar?, de Bruno Garcia, e pela entrevista do garoto Zangief. Vou juntar as duas coisas que parecem não ter nada a ver, mas têm tudo: o caso de bullying de Casey Heynes e a forma como somos tratados enquanto consumidores.

Fato: as empresas abusam do consumidor o tempo todo. Apoiadas em suas gigantescas estruturas, elas nos esmagam… para uma empresa com milhões de clientes, o que somos você e eu? Nada! Individualmente, somos apenas uma insignificante estatística: 0.00000001% de clientes insatisfeitos… Quem se importa?

E não é exagero. Veja, tenho 29 anos, quer dizer que devo estar comprando há uns 15 anos. Neste tempo acumulei infelizes casos de desrespeito e negligência. A experiência diz que, normalmente, quanto maior a empresa, mais difícil é ter seu problema resolvido.

Acredito que uma das raízes do problema é o desequilíbrio de poder: “Eu sou mais forte e vou abusar de você.” Foi assim nas cruzadas da Idade Média e é assim hoje, desde a relação entre as nações até chegar aos dois garotos da escola onde ocorre o bullying.

Todo poder corrompe: o poder absoluto corrompe absolutamente.
Lord Acton, em carta ao Bisp M.Creighton, 1887

Atire a primeira pedra quem…

  • nunca teve um pacote de serviço pelo qual nunca contratou lançado na fatura do telefone, água, energia ou cartão de crédito
  • nunca comprou um produto que demorou três vezes mais para ser entregue ou veio com defeito?
  • não foi surpreendido como as “promoções” e “ilimitados” fajutos que temos de engolir diariamente? (sim, estou falando da “banda larga” 3G e do traffic shaping)
  • nunca teve problemas com o caixa eletrônico que não funciona, apesar das abusivas taxas?
  • não teve um notebook que com uma semana de uso parou de funcionar?

Ok. Errar é humano. Disto ninguém discorda. O questão aqui é: de que é o ônus do erro cometido? Nesta nefasta relação grande empresa – consumidor insignificante, adivinha de que lado a corda arrebenta?

Exemplo cotidiano:

  • Você compra uma TV e ele vem com um defeito de fábrica
  • Você envia e-mails para a empresa seguidas vezes e é solenemente ignorado
  • Você acessa o site deles e abre uma ocorrência (e continua a ser ignorado).
  • Você liga para a central de atendimento e explica seu problema. Dizem que vão resolver em até 72h (mas continuam te ignorando)
  • Neste ponto a sua paciência já se esgotou (nem mesmo o ser mais iluminado, iria aguentar tudo isto)
  • Irado e frustrado com uma compra de que deveria ter sido motivo de alegria e lazer, você decide ir ao Procon e fazer valer seus direitos (você vai perder ao menos meio dia de trabalho para fazer isto)
  • Você redige a carta de reclamação (e lá se vão mais horas que poderiam ter sido produtivas)
  • Você envia a carta para a empresa e paga os custos de postagem, incuindo um aviso de recebimento (AR)
  • (Vou pular a parte dos laudos técnicos)
  • Se você tiver sorte, muitos dias (ou meses depois) alguém te liga, diz que vão resolver seu problema e até desculpam-se por qualquer mal-entendido que tenha ocorrido
  • Com sorte, após esta via-crúcis, você terá sua TV funcionando e aquele pedido de desculpas e fim. Caso encerrado.

Veja quantas vezes a palavra você aparece acima! O erro não foi seu. Você comprou e pagou, queria apenas receber o produto, ligar e usar, simples assim. Mas para o seu azar, alguém em algum lugar cometeu um erro. Agora você é quem tem de correr atrás para corrigí-lo. Você vai gastar seu dinheiro, seu tempo e pior, vai gastar a sua saúde.

No fim, fica sempre aquela sensação de impotência. Você pequenino e indefeso caído no chão, enquanto o valentão da escola vai embora rindo. E ele vai voltar amanhã ou depois, pode ter certeza.

Você pode até espernear a gritar um pouco, mas a verdade é que é muito difícil mudar algo, pois o sistema funciona desta forma.

O código de defesa do consumidor foi um grande avanço, mas ele é raramente aplicado e aqui a outra raiz do problema: a certeza da impunidade (aquela mesma que mantém a pessoal do mensalão lá) que leva a repetição e banalização de casos de deveriam ser tratados como exceções.

Internet é a luz no fim do túnel?

Como profissional de internet, sempre acreditei que de todos os benefícios que a grande rede nos traz, o mais significativo é a distribuição do conhecimento e, por tabela, do poder.

Temos agora a oportunidade de sermos ouvidos como nunca antes na história. Temos acesso rápido a quase qualquer tipo de informação, sabemos de coisas que antes eram todas jogadas para debaixo do tapete (WikiLeaks). Podemos nos unir a milhares de pessoas ao redor do globo e participar de companhas, pressionar (e até ajudar a derrubar) governos e multinacionais (Avaaz). Ou fazer o mesmo localmente (Diga Não ao DDD).

Muito bacana ver que o consumidor de hoje está aprendendo a reinvindicar seus direitos – como no caso Renault, usando para isto das ferramentas disponíveis. A enorme quantidade de sites como o Reclame Aqui, Denuncie e outros deixa claro que a muitas empresas ainda falham gravemente no relacionamento com seus clientes.

A esperança é que, cedo ou tarde, as empresas inteligentes vão mudar de postura, passando a respeitar o seu cliente. A esperança é que, cedo ou tarde, as empresas inteligentes vão mudar de postura, passando a respeitar o seu cliente.

Já as não tão inteligentes, vão precisar de um certo empurrãozinho ou (arremesso no chão mesmo) para enxergarem o óbvio:

Cliente satisfeito = lucro
Cliente insatisfeito = prejuízo

É tão complicado assim? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Oliveira (marcelo@iboletim.com.br) é do iBoletim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Daniele, também passei um tormento com Dell, essa empresa só tem nome no hora de entregar é uma bagunça danada…isso mesmo não compre da dell!

  2. Já passei e estou passando por essa via crucis atualmente. Desde novembro do ano passado até agora, fiz em torno de 7 compras online e tive problemas em 5 delas. Praticamente estou desistindo do meio. E a última pendenga é com a Dell, onde fiz uma compra, não entregaram um item e estou há 3 meses esperando e reclamando e não entregam. Então recomendo: não comprem na Dell.

  3. Ótimo post. Recentemente me ocorreu um episódio desses. Comprei no Submarino um refrigerador e recebi 30 dias DEPOIS do prazo de entrega.
    Abri quase 10 chamados pelo Chat e pelo telefone, fui ao Procon, abri chamado no ReclameAqui. Só que no meu caso ninguém se manifestou. Ficou o famoso jogo de empurra-empurra entre o Submarino e a transportadora. Me entregaram o produto e mais nada.
    Quase um mês depois da entrega o Submarino tem a coragem de responder a ocorrência do ReclameAqui dizendo que “o produto já foi entregue ao cliente”. É claro que foi entregue, com 30 dias de atraso mas e aí? Os meus custos de internet e ligações? O meu tempo perdido? Infelizmente são poucas, e reforço, muito poucas as empresas que realmente se preocupam com o cliente da forma que deveriam.
    Em tempo, é louvável a atitude da cliente contra a Renault. Agora sobre a atitude da “justiça” mandar remover o site…. não podemos dizer o mesmo.

  4. Parabéns pelo artigo.
    É sempre ótimo identificarmos profissionais que exponham com tanto conteúdo um tema tão polêmico e difícil de se explicar, justamente porque o mesmo ocorre conosco e nos sentimos tão lesados.
    Abraços,
    Daniela

  5. Este foi o post, depois de tanto tempo sem acompanhar o site, mais gostoso de ler. Texto perfeito, situações, apesar de tristes, reais. Eu ri lendo o texto, lembrando das vezes em que eu fui o “David” contra Golias. Parabéns pelo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *