A César o que é de César (foco no cliente)

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“Alguns colegas não pensam direito durante alguns eventos da cidade, que se repetem todo ano, como a corrida de Stock Car. Próximo à data, inflacionam o preço para mais que o dobro. Não levam em conta que o cliente voltará no próximo ano e, por isso mesmo, vai alugar um carro no aeroporto, que vai sair muito mais barato…”

“Eu prefiro oferecer ao cliente um bom serviço a preço justo, colocando-me à disposição dele enquanto ele estiver de passagem pela cidade. É isso que o cliente procura, não apenas ir daqui pra lá..”

“O carro não é meu. O dono não quis instalar cartão de crédito, para facilitar a vida do cliente. Mas eu sim, ainda mais pelo horário em que trabalho. Contratei em meu nome o sistema e, enquanto estou no meu turno, das 18 às 6h, ofereço essa comodidade. É seguro para o cliente e também para mim…”

“Como não estarei trabalhando no horário em que você sairá do hotel para o aeroporto, avisarei meu colega de carro para ficar por aqui. Assim, o senhor pode acordar mais tranquilo pela manhã, já que seu vôo é logo cedo…”

“O meu telefone está no recibo. Se precisar, é só chamar.”

Os comentários acima são do César, taxista de Ribeirão Preto. Na sua simplicidade, ele demonstra o cuidado que tem na condução do seu trabalho, evitando executá-lo no “piloto automático”. Ao contrário de muitos, César tem o foco ajustado na satisfação do cliente, oferecendo um ambiente de segurança e confiabilidade para aqueles que ficam meio perdidos na sua cidade. Demonstra uma preocupação que vai além do dinheiro a receber pela corrida que segue, lembrando-se também das outras corridas que o cliente vai fazer, seja durante a atual estada, seja nas outras vezes que retornar à cidade.

Durante a corrida César vai além. Com sobriedade e sem afetação, transforma-se em um anfitrião da cidade. Conforme avança, fala sobre suas ruas, parques e praças. Num tom agradável, apresenta todos os restaurantes e casas noturnas que a cidade oferece, comentando o cardápio, o atendimento, os ambientes e o estilo de música que anima a casa. O carro de César, que não é último tipo, é conservado, limpo e com som sempre em um volume agradável.

César mostra que não importa o trabalho que se faça: o importante não é apenas fazer bem feito, mas fazer o melhor. Quando voltar a Ribeirão Preto, já sei qual telefone chamar, tão logo pise no aeroporto. [Webinsider]

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Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

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