Adicionou ao carrinho e não converteu por quê?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Relatórios de visitas do tipo Web Analytics são muitos bons para nos dizer “o quê” está acontecendo durante o processo de navegação dentro da loja virtual. Entretanto se faz necessário fazer “o porquê”, ou seja, descobrir realmente qual informação está chamando atenção do consumidor e principalmente o que pode estar desviando a atenção dele do foco principal.

Existem ferramentas no mercado que fazem rastreamento ocular durante um processo de compra. Esse exercício é realizado perante uma câmera que irá capturar a posição dos olhos de um usuário e as áreas onde os olhos ficam mais tempo focados acabam recebendo uma cor avermelhada. Quanto mais intensa for o vermelho mais tempo o usuário focou sua visão neste local.

Com esses resultados é possível verificar se possivelmente a atenção desses usuários está fora do contexto da compra virtual, que é o foco final de uma loja.

Muitas vezes simples alterações como mudar a cor do botão comprar ou dar opacidade aos demais elementos se a caixa de compra for do tipo flutuante irão aumentar a taxa de conversão de vendas.

Essas ferramentas podem ser incorporadas aos testes A/B. Elas conseguem se mostrar um possível problema de usabilidade sem a utilização de largas métricas quantitativas.

Existem alguns sistemas de rastreamento ocular, entre os mais conhecidos estão o Feng-GUI e o Gazehawk.

Os custos ainda são um pouco altos, porém dependendo da necessidade em dar um foco maior e ter um acerto melhorado durante o processo de compra, trata-se de um investimento que pode ter custo x benefício atrativo porque irá causar um aumento significativo nas vendas. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

  1. Pingback: » Melhore sua loja sempre e mantenha a freguesia Webinsider
  2. Muito bom esse texto, trabalho na Construtora Mudar e estamos querendo mudar a forma como atualmente vendemos apartamentos pelo site, por isso estamos nos atualizando sobre o que anda sendo feito, e estudando sobre o assunto.
    Abraços.

  3. Pessoalmente as vezes não finalizo a compra por que o valor do produto somado ao frete acaba sendo maior do que em outro site, então desisto da compra, acho que a maioria faz isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *