Vendas: do céu ao inferno em uma simples visita

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O céu. Recebo o telefonema da operadora de celular, informando que minha carência já estava vencendo e eu já posso dirigir-me à uma das suas lojas para ter direito ao bônus-fidelidade, 50% no pacote de internet e mais algum desconto.

Simpático, o atendente informa tudo sem pressa ou pressão, colocando-se à disposição para sanar qualquer dúvida quanto ao que informou.

– Bacana… irei à uma loja assim que puder. Obrigado e bom trabalho.

– A XPTO agradece e lhe deseja um bom dia!

O inferno. Fim de mais um dia atribulado. Opto pela loja de um shopping center, decisão óbvia pela facilidade de estacionamento e concentração de outros serviços, incluindo um café, que ninguém é de ferro.

Às vinte e poucas horas entro na loja e encontro os três vendedores conversando, aparentemente irritados. Me dirijo a um deles e apresento a parte “céu” dessa história, que você acabou de ler acima.

Os outros continuam a conversa, ao lado:

– Eu que não vou pendurar isso… não sou decorador da XPTO… sou vendedor(a)! Se estão pensando que vou ficar aqui depois do horário, estão enganados… e #@*%#@!!!… – vociferava em voz alta, a menos de dois metros do balcão onde eu era atendido.

– Gente… se eu estiver atrapalhando alguma coisa, me avisem, que eu volto outra hora… – arrisquei

– Não, moço… não é nada com você… e bláblá#@*%#@!!!…

– Ei… (estalei os dedos, apontando a mim mesmo, de cima pra baixo e dizendo) …eu sou um cliente! Me esperem sair primeiro, depois xinguem a quem vocês quiserem, inclusive a mim… mas “pelamordedeus”, parem com esse tipo de conversa com cliente dentro da loja…

Silêncio.

Envergonhados, os atendentes desaparecem nos fundos da loja. Culpa deles? Em parte, pela falta de feeling e de foco na solução, imprescindível para quem lida com vendas ou atendimento, por pior que seja a necessidade que o levou a essa atividade.

Culpa da empresa? Muito mais, por não estar atenta à linguagem e à motivação destes que deveriam ser os primeiros que a comprar a ideia do produto ou serviço.

A falta de treinamento, capacitação, comunicação e supervisão cria, a todo instante, grandes situações de desencantamento dentro da arena de comunicação que mais deveria trazer satisfação para o consumidor: o varejo.

O final da história? Fiquei no purgatório da insegurança e da dúvida: devo ou não voltar? [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Concordo com você, as empresas (em sua maioria) estão interessadas apenas no número de vendas e acabam deixando de lado o consumidor que adotou a empresa por uma afinidade, que se apresenta de livre e espontânea vontade para aderir a um serviço/produto oferecido pela mesma.
    Como fazem isso? contratando ditos “profissionais” que acabam fazendo seu serviço de forma medíocre, denegrindo/ manchando a imagem da empresa. Não culpemos apenas os “tais profissionais” as empresas também tem lá sua parcela de culpa, ao contratar aquele que se submete a um salario menor X maior horário de trabalho….
    É… os bons profissionais que se cuidem….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *