PageRank é tudo… e outros mitos sobre SEO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Produzir uma página otimizada e tornar a vida dos spiders dos buscadores mais fácil é o que se chama de SEO, quebra-cabeça onde diversos itens ainda são pouco claros e recheados de mitos. Vamos ver alguns.

PageRank é tudo

As pessoas tendem a acreditar que o sucesso de sua página depende apenas do PageRank do Google, quando na verdade ninguém, nem mesmo o valor do PageRank, pode garantir o posicionamento nas SERP – Search Engine Results Page ou Página de Resultados dos Motores de Busca. O PageRank é um fator importante, mas não é único, tenha isso em mente.

SEO se resume às meta-keywords

SEO vai muito além das meta-keywords! Há muito tempo, o Google utilizava esse recurso para definir o conteúdo das páginas. Isso fez com que muitas pessoas colocassem palavras com alto volume de buscas em páginas sem nenhuma relação com essas.

O Google percebeu essa artimanha, fez uma atualização em seu algoritmo e tornou praticamente irrelevante o uso desta meta-tag para a indexação das páginas. As keywords são importantes, mas devem ser utilizadas no meio do texto e de forma inteligente. Não adianta encher o texto de palavras-chave, pois o conteúdo deve ser relevante como um todo. Leia os posts sobre Pequeno guia para produzir conteúdo otimizado e SEO Copywriting.

Não precisa briefing nem planejamento

SEO envolve técnicas relacionadas à várias áreas como criação, redação, tecnologia, planejamento e até mesmo o atendimento ao cliente. Então, como algo que envolve tantas áreas não precisa de briefing nem planejamento? Essas análises e muita conversa são importantes para um projeto de qualidade, pois o ideal é definir tudo corretamente ainda nessa etapa inicial. SEO não é um trabalho para depois. Pode até ser feito depois, mas garanto: é muito mais fácil se for modelado antes.

SEO se resolve apenas com tecnologia

A tecnologia é muito importante e faz parte de um quebra-cabeça chamado SEO, entretanto é apenas uma das peças. Achar que a tecnologia pode resolver tudo é um grande engano. Produzir uma página otimizada e tornar a vida dos spiders dos buscadores mais fácil faz parte do processo de programação. É imprescindível utilizar as tags corretamente, fazer um código limpo e leve, otimizar as imagens e vídeos, etc. Porém, nada adiantará se não houver conteúdo ou se o conteúdo for disponibilizado incorretamente e com isso, obrigue a utilização de técnicas de programação que impeçam os robôs (crawlers) de fazer o trabalho deles.

Flash atrapalha o processo de SEO

Os buscadores ainda têm muita dificuldade em indexar sites feitos totalmente em Flash. Com certeza é mais seguro produzir os conteúdos mais importantes em HTML e utilizar os links simples, mas isso não significa que o Flash não é permitido. Apenas recomenda-se utilizá-lo em ferramentas ou em lugares menos importantes e mesmo nesses lugares é possível aplicar uma técnica de reposição (noscript) para substituir o conteúdo em Flash.

Então a dica é: Flash? Use com moderação.

SEO vs. SEM (links patrocinados)

SEO não é concorrente dos links patrocinados, são coisas completamente diferentes. O SEO trabalha a longo prazo e o SEM trabalha a curto prazo. Se possível, utilize os dois em parceria e os resultados serão bem melhores. Leia mais no post Estratégia de Marketing: SEO + SEM + SMO.

Offline não faz parte de SEO

Esta pouca gente se lembra ou então simplesmente acha que não faz parte mesmo. Outro engano! Offline faz parte sim de SEO. Segundo dados da iProspect, aproximadamente 67% dos usuários de buscadores online são originados de canais offline (dentre estes, TV com 37% e o “boca a boca” com 36% são os canais que mais levam usuários aos buscadores) e 40% dos usuários que buscam online, influenciados por canais offline realizam a compra. Ou seja, por meio da busca você pode ampliar a cobertura das suas campanhas online e/ou offline.

Dica: use a mesma linguagem porque às vezes a pessoa não se lembra de quem era a propaganda, mas se recorda da palavra-chave – e se o seu site estiver em sintonia com o canal offline, ela o encontrará por meio do buscador.

Caso você conheça algum outro mito que deva ser mencionado, escreva, comente! [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Guilherme Grillo é desenvolvedor web com foco em Web Marketing e mantém o Twitter @AnalistaSEO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

7 respostas

  1. Gosto muito de ver conteúdos como este, pois acredito que serve para evangelizar principalmente clientes de forma não técnica como se apresenta, porém informativa, foi um cliente meu que me mandou o link! =)

  2. Um erro não justifica o outro. Não é porque falam errado que um portal do assunto tem que assimilar tal erro e difundir mais ainda o uso errado. A missão do comunicador é sempre passar a mensagem correta, e não fazer um uso errôneo de termos técnicos

  3. Oi Manuel Lemos, obrigado por comentar,

    A tag meta-description é importante, porém nos últimos meses o google passou a focar muito no conteúdo, mais do que nas meta tags em geral, a maioria das buscas que realizo retornam snippets de conteúdo, raramente pego um snippet de meta-tag description. Com relação ao texto, trata-se apenas do uso da meta keywords que hoje é irrelevante, foi abandonada a muitos anos pelo google conforme explicado no Google Webmaster blog, mas que muita gente ainda tem dúvida. A maioria do pessoal pensa assim, na dúvida, eu uso. Enfim… mais uma vez obrigado por acrescentar mais valor ao post através do seu comentário.

    abs.
    Guilherme

  4. Oi Renato,

    Eu concordo com você, deveria ser SEO vs Links Patrocinados, porém colocamos “Links patrocinados” entre parenteses porque muita gente entende SEM como Links Patrocinados apenas e não como uma estratégia de Marketing de Busca que engloba SEO. O volume de busca por SEO e SEM combinados é maior do que por SEO e Links Patrocinados.

    abs.
    Guilherme

  5. Receio que a questão das META tags está mal explicada. Aliás muitos ditos especialistas em SEO fazem a maior confusão sobre o assunto.

    A confusão vem de que existem tags de HTML META. E existe um tipo de tag META com o parâmetro “keywords”. O Google nunca considerou tags META com o parâmetro “keywords”. Quem considerava isso eram outros sites de busca.

    Agora existe um outro parâmetro de tags META chamado “description” que é importantissimo para SEO.

    Se você criar uma descrição com comprimento certo e puser num tag META “description”, o Google passa a usar como excerto (snippet) logo abaixo do título de uma página que aparece nos resultados.

    Se a descrição boa e bater com o que as pessoas buscam, a sua página tem mais chances de ser visitada por alguém que a viu listada nos resultados do Google.

    Portanto, o tag META “description” é importante e deve ser bem usado para obter aumento de visitantes vindos das buscas. Porém o que você puser na descrição não afeta a posição da página nos resultados do Google.

  6. Não existe SEO vs SEM !
    SEM = Search Engine Marketing, Marketing para mecanismos de busca, que engloba SEO e Links Patrocinados. O correto seria dizer “SEO vc Links Patrocinados” no subtítulo usado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *