O bom e o mau caminho: white hat e black hat SEO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca pode ser dividida em duas categorias: white hat e black hat.

White hat SEO são as técnicas e metodologias aprovadas pelos mecanismos de busca e realizadas de maneira honesta. Em contrapartida, black hat SEO são os métodos condenados pelos buscadores e se descobertos, podem causar desde uma queda no ranking até a completa eliminação do site das bases de dados. São técnicas realizadas de forma desleal, devido à intensa guerra por tráfego e audiência.

O imediatismo fatal

Os resultados do projeto de white hat SEO são verificados no longo prazo e continuam a ser utilizados por muito tempo, pois são bem estruturados. Já a black hat SEO pode até gerar visualização e posicionamento rapidamente, entretanto, quando descoberta – e cada vez mais os algoritmos estão sendo aprimorados para desbancar as fraudes – existe a imediata punição. É possível, inclusive, denunciar essa má prática. E isso gera imenso prejuízo para o site e acima de tudo, para a marca que ele representa.

White hat

Uma técnica de SEO é válida quando segue as diretrizes definidas pela empresa de busca, apesar de muitas vezes essas orientações não serem tão claras. O foco principal da metodologia é garantir que o conteúdo indexado é o mesmo a ser visualizado pelo usuário ao acessar o site.

A white hat SEO é conseguida por meio da criação do conteúdo para o usuário, não para o algoritmo do buscador. E esse deve ser facilmente detectado pelas spiders. Quanto melhor a qualidade das informações, melhor o ranking nos buscadores. Aqui as técnicas de acessibilidade e usabilidade também contam pontos.

Black hat

Black hat SEO é basicamente o inverso: o objetivo é enganar o algoritmo por meio de técnicas mal vistas pelos buscadores. Um exemplo é usar texto escondido ou invisível – como cores iguais para as letras e o plano de fundo – a fim gerar tráfego para os termos escolhidos. Um outro método condenado é o cloacking, no qual o conteúdo apresentado para o usuário é diferente do apresentado à spider dos buscadores.

A compra de links, link farm e spams também são técnicas de black hat amplamente utilizadas. A divulgação do link deve ser espontânea ou caso haja a troca de referências, deve ser entre páginas de conteúdo complementar, deve agregar valor as pesquisas feitas.

Por isso é sempre vantajoso utilizar métodos permitidos e aprovados em seu site. Com o avanço dos motores de busca e com o aumento do rigor nas análises não vale a pena implementar práticas de black hat com as quais pode haver consequências irremediáveis, para o cliente e para você, ao manchar a sua reputação como profissional de SEO. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Guilherme Grillo é desenvolvedor web com foco em Web Marketing e mantém o Twitter @AnalistaSEO.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Pingback: O bom e o mau caminho: white e black hat SEO | Evodia Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *