Para orientar o cliente diante das redes sociais

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Com o “bum” das redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e outras dezenas, o foco da mídia passou a ser o relacionamento na web 2.0. E, correndo por fora, os leigos no assunto que querem estar na moda.

Sempre que visito um cliente para o briefing e planejamento digital, de cara ele diz: “Quero Twitter e Facebook…” (esqueceram o Orkut). Nesta hora vem a principal duvida: ele precisa realmente disso?

Se você sem pensar responde não, pode estar cometendo um grande erro. Quem deve responder sempre é o cliente. Ok, tudo bem, o cliente nem sempre sabe definir o que quer, mas a solução é simples.

Ele irá produzir conteúdo frequente e relevante?

Hoje a web 2.0 é completamente dinâmica – a troca de informação é grande e a produção de conteúdo é essencial. Sem ela o perfil está fadado ao fracasso e a cair no esquecimento; o conteúdo relevante gera divulgação, visitas, seguidores e uma maior exposição da marca de seu cliente.

Ele tem tempo para isso?

A administração de perfis e a produção de conteúdos de qualidade requerem tempo de desenvolvimento, como também o de respostas a possíveis questionamentos e contato realizado pelos usuários. Sem este investimento o usuário corre o risco de se desenvolver um marketing negativo, onde o usuário poderá questionar desde a existência do perfil a não resposta da possível interação.

Se não tem, irá designar alguém para esta tarefa?

E importantíssimo que caso o próprio cliente não administre esse perfil, que tenha alguém qualificado para tais ações, caso contrário de nada valerá o esforço.

Se a resposta a todas as perguntas for não, cabe a você mostrar a seu cliente que ele irá desperdiçar o investimento e ainda correr o risco de negativar sua imagem.

Para uma solução, faça as perguntas acima a ele. E de forma simples, explique a dinâmica das redes sociais e mostre que existem mais pontos negativos que positivos com base nas questões colocadas.

Em uma relação com o cliente, quando se trata de planejamento e desenvolvimento, é sempre necessário demonstrar total conhecimento e segurança no que se diz. Caso contrário, o cliente irá interferir diretamente em seu trabalho, alterando o resultado final esperado.

E caso ele insista, apenas obedeça. Afinal, o cliente é quem define o que quer. Concorda? [Webinsider]

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Juliano Alvarenga é publicitário e sócio proprietário da Imix Comunicação. Twitter: @jualvarenga.

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Uma resposta

  1. Muitos ainda não sabem o quanto que aumenta o trabalho dentro das redes sociais e da importancia deles.
    Por isso o mercado selecionar se cada vez mais e os mais espertos e presentes ganham cada vez mais o mercado e resto vai a falencia sem saber o que e porque….
    Boa materia.

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