Variáveis incontroláveis: a cultura vive de sedução

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Para abrir uma reflexão sobre como estamos trabalhando, vivendo e atuando nessa “sociedade eletrônica”, começo este post com uma frase do Jim Collins, dita na última Expomanagement, em 2010, em São Paulo: “Se a transformação do ambiente externo às empresas vem sendo provocada por pessoas, a transformação do interno depende delas para acontecer.”

“A cultura vive de sedução, não de regulamentação; de relações públicas e não de controle policial; da criação de novas necessidades, desejos, exigências, não de coerção. Esta nova sociedade é uma sociedade de consumidores”. Palavras ditas pelo sociólogo Pierre Bourdieu, estudioso dos comportamentos sociais, que mostram indícios de uma sociedade cada vez menos sem regras e mais imagética.

Construída com laços fortes com o consumo e o capitalismo desenfreado.

Contudo, diante deste cenário de uma sociedade estimulada por um mercado canibal e incitadora da “obsolescência instantânea” seja de produtos, sejam de desejos, a cultura e a identidade humana acabam se tornando mais um componente de venda neste grande armazém que é o mercado.

Onde clientes – pessoas físicas e empresas, consomem o desejo renovado a cada nova oferta, sempre estimuladas pela sensação de estar levando vantagem em relação a outro. De exclusividade e pertencimento único, mas que é apenas mera momentaniedade provocada.

Enfim, vivemos a obsolescência do sentimento, que tem ansiedade e não espera, apenas cultiva seu desejo por novidades. Em um ciclo de sobrevivência cada vez mais curto. Ou seja, o desejo tem prazo de validade. Como sua beleza e os produtos que você usa.

Isso me faz refletir sobre termos como tradição, solidez e relacionamento. No mesmo sentimento de que exigimos empresas sólidas e seguras que resguardem nosso dinheiro, temos atitudes contrárias em nossas relações humanas.

Como se vivêssemos uma antítese humana entre “exigência e entrega”. Exigimos confiança, mas entregamos pouco dela. Exigimos fidelidade do outro, mas entregamos cada vez menos (com produtos e pessoas). Parece uma liberdade maquiada. Ou será puramente diante de tantas eras: a Era da Desconfiança?

A capacidade de “durar” hoje é pouca, como é cada vez menor a capacidade de se amar e ter sentimentos. São paixões instantâneas. Porque o gosto em se “jogar fora” ou “liberdade” em tomar suas próprias atitudes se torna tão latente e visível seja nos produtos, seja nas relações humanas, que o tempo para se criar significado perde-se. Ser descartado ou avaliado com altos graus de exigência é cada vez mais comum.

Neste contexto, o esquecimento se torna um componente da nossa sociedade. Esquecer é importante, para dar vazão às novas “tendências” ou “modismos”. Justamente esta falsa liberdade em se aprender e a esquecer o antigo. Talvez uma busca por uma identidade esquecida, ou
adormecida ou inventada.

Diante deste mundo repleto de incertezas e caminhos e variáveis, Zygmunt Bauman sociólogo polonês pergunta: Você vale tanto quanto o seu último sucesso? Uma vez que a capacidade de abandonar os seus últimos hábitos é mais importante que o aprendizado de novos. E a incerteza do novo sucesso vem da incerteza de novos cenários.

Assim, diante da frase de Collins, e as variáveis externas, vale compreender que as empresas se tornam co-autoras dessas mudanças que podem se perder diante de “suas criações”. Este pensamento é importante para compreender o nosso real papel como profissionais de marketing e de propaganda, ao utilizar de slogans e conceitos para campanhas.

Talvez estamos criando, ou estivemos criando “monstros” (ou reflexos na sociedade), que hoje chamamos de “variáveis incontroláveis”.

Pensemos melhor a cada nova campanha ou criação de produto para que o ciclo não se repita ou possamos aprender com o externo tanto quanto com nossas empresas. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Paulo Peres (paulocomunica@gmail.com) é publicitário (perfil Linkedin) e mantém o blog Abrandando.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *