O som aumenta a percepção positiva da marca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A audição é o primeiro sentido desenvolvido. Antes mesmo do aparelho auditivo estar formado, o feto escuta por meio das vibrações sonoras. Com o passar dos séculos, a audição – que era muito desenvolvida -, se atrofiou. O mundo hoje produz uma quantidade excessiva de ruídos e de música inadequada e isso causa danos enormes às pessoas.

Por essa razão, instintivamente, as pessoas acionam um mecanismo de proteção: ignoram certos ruídos. Ainda assim, os sons atuam drasticamente em todo o nosso sistema. Pode-se escolher o que ver, pois o campo de visão é limitado, mas não se pode escolher o que ouvir. O ser humano é definitivamente muito mais vulnerável na audição.

O som é uma linguagem universal, acima de todas as línguas e está presente nas nossas vidas o tempo todo, na sua maioria de forma inconsciente. Quando estamos em uma esquina barulhenta, por exemplo, fazemos de conta que o barulho não existe – enquanto ele, de fato, existe e nos afeta.

Fisicamente, o som altera os batimentos cardíacos, a respiração e as ondas mentais. É como quando ouvimos o som do mar e relaxamos. Os ciclos das ondas do mar têm grande relação com o ciclo da respiração e por isso são muito familiares e reconfortantes. A música altera a estrutura molecular da água. Nosso corpo contém 77% de água. Assim é correto afirmar: a música tem o poder de atuar fisicamente na nossa saúde.

Psicologicamente, a música é capaz de mudar o humor e interferir no estado emocional: provoca tristeza, alegria, irritação. A música pode mudar completamente a qualidade de nossos momentos e da nossa vida.

Nosso poder de processamento auditivo nos permite escutar um som de cada vez. Assim, quando se está num escritório barulhento, o ruído excessivo pode causar danos à saúde e à produtividade das pessoas – esta chega a cair muito, cerca de 66%. Imagine o impacto disso para as empresas?

No comportamento, pesquisas já comprovaram que a música pode ditar as atitudes e o ritmo das pessoas. Em torno de um mesmo estilo reúnem-se multidões em grandes festivais de música da história como Woodstock, Rock in Rio e tantos outros.

O som usado de forma inapropriada não só causa danos às pessoas. No ponto de venda, pode reduzir dramaticamente as vendas – em até 28%, segundo estudos. Quantas vezes você já deixou um estabelecimento por causa de uma música ou um som inadequado?

Cognitivamente, o som tem o poder de gerar reconhecimento – como quando ouvimos a trilha de filmes como Indiana Jones ou Titanic. Quem poderia deixar de associar essa marcante história de amor regada a drama à música que o acompanhou?

O som pode melhorar significativamente o relacionamento com a sua marca

As marcas se comunicam bastante através dos olhos e parecem se esquecer dos ouvidos. Porém, algumas já se associaram ao som. O toque do celular da Nokia, por exemplo, é a música mais tocada no planeta hoje: cerca de 1,5 bilhões de vezes por dia. A logo sonora da Intel é reconhecida mundialmente. E o “plim plim” da Globo faz parte da história da TV brasileira.

É possível desenhar o ambiente sonoro de acordo com o que queremos provocar no nosso público. Esse fato representa uma grande oportunidade de aproximação com o consumidor. É possível utilizar o som em favor de uma marca.

Assim como os pontos cardeais, pode-se dar à comunicação sonora de uma marca quatro direções fundamentais:

  • Faça-a coerente com o conceito da marca e com a comunicação visual. Dê a mesma importância e direcionamento. Se o som comunicar na direção contrária, isso pode reduzir o impacto positivo em até 86%. É um número importante;
  • Pense o som apropriado para a situação;
  • Dê às pessoas algo de valor, bem feito, e pense na qualidade da experiência;
  • Crie ferramentas de mensuração. O universo do som é complexo e muitas vezes é preciso testar e testar para se obter conclusões mais precisas, para se chegar ao resultado ideal.

Você pode se perguntar: por que eu deveria fazer comunicação sonora? A resposta é: porque você já a faz! Mesmo sem saber exatamente o efeito dela na saúde e no humor do seu consumidor.

Entretanto, sem os devidos cuidados, talvez você se distancie dele, nesse momento…

Com toda essa informação ao seu alcance, você já pode escolher: deixar a sua marca ao sabor de qualquer onda sonora ou colocar seus dois pés no novo milênio e considerar o som como um parceiro fundamental para o sucesso.

Hoje as marcas ocupam uma fatia enorme do som ambiente do mundo e emitem seus sons continuamente. Se cada uma fizer a sua parte, com toda certeza o mundo se tornará um lugar mais leve, harmonioso e saudável para se viver. Este é o meu desejo para o futuro próximo do planeta.

Fontes: AdrianNorth, Masaru Emoto e Julian Treasure. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Zanna Lopes (zanna@zanna.net) é diretora de criação da Zanna Sound.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

4 respostas

  1. Adelcir!
    Use e abuse do som pois ele te trara grandes beneficios!
    experimente todas as formas e possibilidades de criar vinculo do seu publico com sua marca atraves do som e vera o resultado a medio prazo!
    um beijo e sorte
    Z

  2. Elisa! Clientes podem ser resistentes, so que no mundo de hoje com tanta concorrencia nao ha mais espaço pra pessoas obtusas! Da esse dica pra ela e vamos ver com reage. Se nao pegar passa pro proximo cliente 🙂
    Boa sorte!
    beijo
    Z

  3. O som mais marcante de uma marca para mim é o PLIM-PLIM da Globo. Aquilo é genial. E tem também a chamada do PLANTÃO DA GLOBO que ao tocar imediatamente já nos deixa em estado de atenção. Ele é muito interessante porque só toca vez em quando e mesmo assim a gente logo identifica com alguma notícia bombástica.

    Considerando o que você escreveu, Zanna, talvez eu grave a chamada do meu blog e poste definitivamente. O interessante seria a pessoa entrar e já ouvir a chamada, acaso eu tenha aprendido corretamente sobre seu texto em questão.

    Sucesso

  4. Seu artigo é muito interessante. Enquanto eu o lia, imaginava como seria atrativo implantar música ambiente, regional, em uma loja de artigos do Ceará. Digo isso porque fui convidada a organizar o layout da referida empresa. No repertório musical estariam os grandes cantores cearenses como: Fagner, Belchior, Amelinha, o nosso querido e Brega-Star Falcão, e outros que não me lembro agora. Você acha uma boa idéa se eu sugerisse essa estratégia para a dona da loja? Ela é resistente a mudanças e, apesar de não estar prosperando em seu negócio, tem em mente que ter o produto para vender já é o bastante.

    Meu e-mail: elizassousa@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *