Planejamento estratégico parte 1: recolher os dados

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Toda empresa trabalhando com Internet precisa de um SIM (Sistema de Informação de Marketing) digital. Um SIM permite gerenciar o conhecimento de marketing, muitas vezes disperso em inúmeras bases de dados não-integradas, e outras informações úteis à administração e ao planejamento do marketing.

O primeiro passo consiste em recolher informação.

Parte 1: recolhimento de dados

Dados internos

As informações do ciclo “pedido-pagamento” podem ser aproveitadas pelas empresas. Desse jeito, a empresa obtém um perfil mais completo e mais seguro sobre seus relacionamentos e maior conhecimento sobre o mercado no qual atua. Para tal é preciso recolher as informações recolhidas pelos programas de Web Analytics, formulários, bancos de dados, etc. contendo interesses, comportamentos e características dos clientes potenciais.

Dados secundários

Os dados secundários são os dados fornecidos por empresas terceiras. Podem ser obtidas pelas fontes tradicionais, como a Nielsen ou o Ibope, ou pela Internet, como aqueles disponíveis em sites de agências governamentais (IBGE, INPI), de universidades ou de organizações globais sem fins lucrativos (OMC, FMI). Existem, também, empresas que oferecem consulta direta a seus bancos de dados como por exemplo o site Serasa Experian.

Hoje em dia vários sites brasileiros fornecem informações secundárias de qualidade sobre os mais diversos assuntos. É sempre bom, na internet, verificar se a fonte tem autoridade no assunto.

Dados primários

Existem várias formas de obter dados primários.

  • A pesquisa por experimento: tem objetivo de testar relações de causa e efeito, permite observar novos dados e comportamentos de usuários, registrá-los automaticamente e armazená-los para investigações posteriores. Existem vários programas para tal, como WebTrends, Google Website Optimizer, SiteSpect, Omniture, Google Analytics, etc. Com as informações recolhidas você tem condições de desenvolver melhorias em suas estratégias de marketing e promover um uso mais eficaz do site.
  • A pesquisa com grupos de foco: é feita reunindo-se seis a dez pessoas convidadas para discutir sobre um produto, serviço, empresa ou qualquer outro elemento de marketing. Consiste basicamente numa sala de bato-papo com um moderador que intervém para manter o foco da discussão.
  • Os levantamentos: eles podem ser aplicados por meio de envio de questionários via e-mail ou disponibilização de formulários em sites.

A série completa:
Planejamento estratégico parte 1: recolher os dados
Planejamento estratégico 2: segmentar e posicionar
Planejamento estratégico 3: programa de marketing

Fonte: E-commerce, Série Marketing, FGV Management.

Leia mais artigos do autor no blog: Inbound Marketing

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eric Apesteguy (@EricApesteguy) é CEO e Co-fundador da Agência Digital Aotopo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *