Conselhos para o desenvolvedor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todos os dias chegam perguntas dos leitores e algumas nos deixam realmente pensativos. Outro dia uma pessoa perguntou qual seria a cor ideal para o botão Comprar em sites de e-commerce, o que rendeu um post interessante na base da colaboração.

Agora acaba de chegar outra pergunta de difícil resposta, feita pelo Bryan Moreno. Veja o texto:

Olá! Gostaria de pedir, se possível, um conselho a você, nobre editor. Acabei de me formar na faculdade, fiz Sistemas para Internet, e percebo que é impossível me manter atualizado com o conhecimento de todas as partes da web.

Desenvolvimento client-side, design, server-side, interfaces, experiência do usuário, usabilidade, arquitetura da informação, bancos de dados, programação para dispositivos móveis…

Enfim, é muito conhecimento a ser acumulado por uma pessoa só, ainda mais com o fato da web estar em constante mudança. Então quero me especializar em alguma coisa, focar em alguma área. No momento tenho mais habilidades com desenvolvimento front-end, portanto estou mais inclinado a seguir esse caminho.

Mas estou um pouco “por fora” do mercado, das oportunidades, saturação, valorização do profissional e coisas do tipo. E aí quero perguntar: em que área vale a pena investir minha dedicação neste momento? Que área pode ser rentável, oferecer oportunidades, e me dar mais segurança de que se eu investir meu tempo, conseguirei conquistar o meu espaço no mercado?

Eu sei que existe oportunidade em qualquer áreas dessas para aqueles que são realmente competentes, mas ainda no consegui me decidir qual caminho seguir dentre esses tantos. Se possível, gostaria de uma orientação nesse sentido. Desde já agradeço.”

E agora, o que responder? Como editor de sites, se amanhã eu encontrasse a Lâmpada de Aladin eu nem faria os três pedidos, ficaria satisfeitos com dois apenas:

– Eu quero um desenvolvedor e um designer só para mim!

Então peço ajuda a você que é do ramo. Eu diria a ele que as nossas escolhas envolvem parte gosto pessoal e parte oportunidades. O que mais falta nesse mundo é programador competente, criativo e que entenda os fatos da vida. Portanto, ele está muito bem.

A julgar pelos artigos aqui do Webinsider, há espaço para qualquer lado: HTML 5, desenvolvimeto de aplicativos móveis, SEO…

Mas e você, o que diria ao nosso amigo? [Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

8 respostas

  1. Caro Bryan,

    Quem sabe, talvez investir em Assembler !
    Muito útil e pouca gente sabe usar.

    Pode ser um caminho

    Abração
    Osvaldo

  2. É muito importante identificar o que te dar mais prazer de fazer. Daí você encontra o mercado, pois está muito fácil de achar.

  3. Primeiramente, obrigado a todos pela ajuda e pelos comentários.

    Tenho procurado respostas em várias fontes da internet, e me parece que essa abordagem multidisciplinar realmente é o caminho que o mercado necessita. Li um ótimo artigo no Webdesigner Depot, e o autor sugeria que o profissional tivesse um conjunto de habilidades em formato de T, ou seja, ter uma boa noção das coisas importantes para a profissão, mas ao mesmo tempo ter uma especialidade, algo que ele seja mais aprofundado.

    E realmente, eu não quero ser um profissional de “visão fechada”, que só sabe fazer uma coisa na vida e que todas as suas decisões são influenciadas pela sua especialidade (por exemplo, aqueles que pensam que a linguagem com a qual trabalham, ou o SO com qual trabalham é o melhor do mundo, e nada mais serve). Quero ter uma visão mais aberta, mais condizente com a realidade dos fatos, e que eu tome uma decisão (seja ela qual for) levando em conta todas as facetas da situação. Por isso, não quero ser nem generalista, nem o especialista demais.

    Então, por enquanto acho que vou focar naquilo que está mais ao meu alcance, e ao meu interesse: desenvolvimento client-side, HTML5, javascript, usabilidade, design de interfaces, etc. Contudo, sem deixar de adquirir conhecimentos em áreas afins.

    Mais uma vez obrigado.

  4. Eu sei lá o que é ser bom, eu quero me sentir bom, só que sinto que nunca serei bom em javaScript sem o uso do Jquery, minhas metas são confusas e todas me levam a ser foda pra mim mesmo, por que quero dizer, foi eu que fiz. no final de um projeto,

    por isso eu estudo html5, xhtml, css2.1, css3, “frameworks html5 & CSS”, muito de TODAS as funcionalidades do Jquery, Raphael que estou estudando agora e postando sobre no meu blog, API twitter, tumblr, facebook, por que, queira ou não, temos que facilitar a vida de quem acessa nosso site(ou do cliente). e claro o velho bom e mais jovem do que nunca PHP.

    Cara só o que eu te digo, se tu quer fazer algo, pra web, seja “FODA” em algo pra web que tu terá emprego até em outras galaxias.

    O negocio é você de fato amar o que você faz e ponto final (.)

  5. Bom existem diversos fatores a se considerar e ao meu ver o principal deles é o fator afinidade. Escolha algo que você tenha afinidade, goste, e se sinta realizado. Outro fator é mercado, áreas com escassez de profissionais, busque uma dessas áreas, principalmente as mais atuais. Desenvolvimento mobile é uma área a ser explorada, á tendência de mercado, iOS ou Android, ai depende de qual linguagem você tem afinidade e se tem afinidade com Open Source ou não, pelo fato do Android ser Open Source e o iOS não. Área de E-commerce é uma outra opção a ser explorada, tanto e-commerce convencional quanto mobile payment. Espero que possa ter contribuído. Ao meu ver são áreas muito promissores em termos de desenvolvimento web. Incluído no mesmo contexto da web porém não tão voltadas a programação estão SEO, SEM e áreas ligadas ao marketing digital.

    Abraço, Deus abençoe

  6. Concordo que é impossível ser bom em tudo, mas é inerente ao mercado de internet a necessidade do profissional ser multidisciplinar. Por exemplo, em um trabalho que envolva AJAX, são necessários conhecimentos em programação client-side e server-side. Assim como para um designer ou arquiteto de informação, é fundamental ter boas noções técnicas para saber o que é viável de ser desenvolvido.

    Mesmo que ele opte por um área específica, digamos programação server-side, poderá cair no dilema de qual linguagem se aprofundar. Neste caso, independentemente da escolha, o mais importante é ficar atualizado em relação às técnicas de desenvolvimento, como orientação à objeto e MVC, que são comuns a todas linguagens.

    Finalizando, além da formação acadêmica, é fundamental a experiência prática. Estando dentro do mercado, nosso amigo, naturalmente, irá obter as respostas para suas dúvidas.

  7. Pelo que eu mesmo tenho visto do mercado, há duas áreas em grande crescimento. Desenvolvimento de aplicações voltadas à redes sociais como apps para Facebook e uso aprofundado geral de APIs dessas redes.

    O mercado para mobile também está crescendo muito. Os smartphones ganham cada vez mais espaço e estão cada vez mais potentes. Eu estava vendo alguns comparativos, pelo que vi aplicações em Objective C (para iOS) com funções similares ao que pode ser feito em PHP por exemplo, tem um preço de mercado de 4 à 6 vezes maior pela escassez de gente qualificada. Quem desenvolve para Android também tem muita oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *