Dez itens fundamentais para o carrinho eletrônico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Existem várias razões para que os carrinhos sejam abandonados. A ponto de alguns alunos de um curso sobre gestão de comércio eletrônico proporem uma campanha intitulada “Adote um Carrinho Abandonado”, de tão grave que é o problema para os lojistas.

Brincadeiras à parte, para que essa situação seja cada vez menor, podemos usar elementos que ajudem a reduzir essa taxa de abandono. Veja alguns:

  • 1. Ofereça miniaturas das imagens dos produtos
  • 2. Os produtos devem conter link para página de detalhe, quantidade selecionada e preço (não custa reforçar)
  • 3. Exiba sempre o estoque atual do produto
  • 4. Ofereça botão para edição da quantidade e para remoção do item
  • 5. Exiba o telefone da empresa de forma clara e de fácil localização
  • 6. Procure ter uma interface simples e funcional e evite elementos que possam distrair o consumidor
  • 7. Exiba em destaque o sumário da compra (total, desconto, frete)
  • 8. Inclua referência das ferramentas de segurança utilizadas pela loja
  • 9. Evite grandes destaques para o cupom de desconto
  • 10. Forneça cálculo de frete e taxas na própria tela do carrinho

Bom também…

Os itens abaixo são desejáveis, porém não fundamentais:

  • 11. Atalho para chat online
  • 12. Possibilidade de inserção do produto em lista de desejo
  • 13. Exibição das possíveis formas de pagamentos
  • 14. Exibição de detalhe resumido e flutuante do produto no próprio carrinho
  • 15. Mensagens de vantagens promocionais
  • 16. Componentes de cross-sell ou upsell
  • 17. Possibilidade de envio para presente
  • 18. Impressão do carrinho

Testar e testar de novo

E, claro, a mais importante de todas as dicas é testar o carrinho com o maior número de pessoas e possibilidades para se acercar de todas as situações possíveis.

carrinho_de_comprasTer o consumidor dentro do carrinho de compra é praticamente estar a um passo de converter em venda. Por isso não devemos medir esforços para refinar esse processo para aumentar nossas vendas e trazer conforto e facilidade para os consumidores. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *