A venda envolve o produto e também a experiência

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Vivemos uma era de valores intangíveis, pontuada de forma diferente por cada consumidor. Estar apenas atento às suas necessidades e desejos deixou de ser diferencial. A atenção deve estar focada na solução e na experiência gerada, não mais apenas no produto ou serviço. Mais que clientes satisfeitos por terem adquirido algo eficiente, devemos buscar clientes encantados, com lembranças positivas e estimulantes do antes, durante e do pós-compra.

Vender não basta: é preciso despertar o sentido da compra, a relevância da solução sob medida para o perfil e estilo de vida de cada um.

A pasteurização no atendimento, com discursos e scritps prontos, cede a vez para a inteligência e a sensibilidade do consultor de vendas. Para tanto são necessários conhecimentos, habilidades e atitudes focados no propósito de surpreender o consumidor, conduzindo-o por uma experiência de atendimento maior do que a de simplesmente receber pelo que pagou.

Uma experiência que desperte o desejo de “quero mais”.

Nessa era de conceito, o desenvolvimento das atitudes do profissional de vendas e de atendimento torna-se cada vez mais urgente, pois de simples tiradores de pedidos, fomos alçados ao posto de consultores, focados na busca de soluções pertinentes para um cliente que tende a se tornar um agente viral do nosso negócio, compartilhando-o com sua rede, pelo bem ou pelo mal.

Rede. Taí uma palavra que explica a conectividade atual, em que uma experiência é compartilhada em um click para mil, dez mil, cem mil pessoas, numa fração de tempo antes inimaginável. O “Meu Clube” de cada consumidor pode decretar o sucesso ou o fracasso de um produto ou um serviço, enquanto a preocupação for apenas “produtos e serviços”.

Apostando apenas neles, corremos o risco de deixar de lado a experiência: o encantar, divertir, emocionar e surpreender.

Em resumo, da matéria-prima vieram os produtos. O consumidor evoluiu e passou-se a apostar nos serviços como diferenciais. Aos poucos, produtos bons e serviços eficientes foram alçados à categoria do “nada mais que a obrigação”.

O diferencial hoje está na experiência, colocando à prova a capacidade criativa e inovadora de cada empresa e de cada profissional de vendas e atendimento, na busca do encantamento de um cliente cada vez mais exigente e cada vez menos fiel. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Eduardo Zugaib (falecom at eduardozugaib.com.br) é profissional de comunicação, escritor e palestrante motivacional. Sócio-diretor da Z/Training - Treinamento e Desenvolvimento.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *