Onde o Google+ tem a ganhar e onde pode perder

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

De forma muito mais consciente, com grandes avanços em usabilidade, intuitividade e interatividade, o Google lança sua nova rede social. Muito diferente do Orkut, o Google+ apresenta logo de cara suas fortes semelhanças com o gigante Facebook e todas as suas possibilidades.

No entanto, as aproximações com o concorrente e a falta de uma característica própria podem fazer do projeto mais uma iniciativa relegada às ferramentas de segundo escalão do Google, como o Google Reader. A força de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo pode, nesse momento, agir a favor ou contra o sucesso da nova rede.

Nas primeiras 24 horas de testes com o Google+ não recebi nenhuma atualização de um usuário sequer. Analisei algumas possibilidades para essa lentidão inicial:

  • Os grandes sites e blogs ainda não têm o botão +1. Ele é uma importante porta de entrada para o compartilhamento de conteúdo;
  • Em fase de testes, muitos usuários ainda não têm acesso à ferramenta, não se interessaram pela rede ainda iniciante ou não desenvolveram, ainda, o costume de utilizá-la;
  • O Google+ não oferece diferenciais suficientes para substituir o Facebook, que tem uma abrangência muito maior e já está estabelecido como uma das principais redes sociais no mundo.

Todas as pontuações são relevantes e as duas primeiras já são esperadas. No entanto a última se enquadra em um potencial desafio para o sucesso do Google.

As inovações do Google+: chaves para o sucesso?

A principal novidade do sistema é o conceito de círculos. Essa interface comprova a maestria com que a empresa compreende o universo das redes sociais. As atitudes efêmeras e a incorporação de diversos papéis por um só indivíduo frente a diferentes grupos não é um comportamento exclusivo da web. Pelo contrário, a internet reflete uma tendência real de relacionamento. No entanto, a organização em círculos de convivência pode não ser o suficiente para conquistar usuários e estimular a migração do Facebook, uma rede já intrínseca no cotidiano.

Nessa encruzilhada, existem desdobramentos. A crescente movimentação na internet em torno do Google+ atrai diariamente um número maior de pessoas para participar e utilizar a rede. Essa mesma repercussão pode agir contra o projeto, considerando que redes como o Twitter e o Facebook vieram de pequenas iniciativas e tiveram um crescimento gradativo ao redor do mundo. A maioria das pessoas teve a curiosidade despertada pela novidade e pela exclusividade que essas redes tinham no início, como demonstra o próprio “A Rede Social”.

Outra prova disso é o Orkut. Lançado quase ao mesmo tempo do Facebook, mas de forma muito mais abrangente por vir de uma gigante da internet, tinha mais chances de sucesso em relação à pequena rede estudantil. Talvez, ele tenha perdido seu atrativo justamente por essa facilidade de acesso.

Agora, o Google pode ter de enfrentar novamente esse problema. Uma rede com milhões de novos usuários do dia para noite perde sua característica exclusiva e isso pode prejudicar a mobilização dos usuários.

Nesse caso, a inteligente adição do botão +1 aos resultados de pesquisas no Google será desperdiçada. Se sua utilização fosse aberta a todos os usuários do site de busca e sua função fosse apenas a de contribuir no PageRank de um determinado site, o proveito talvez fosse muito melhor.

Mas uma iniciativa dessa proporção, vinda de uma empresa tão grande quanto o Google, não pode ser ignorada. E assim, só o tempo e os milhões de usuários ao redor do mundo vão definir futuro do Google+. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Fred Palladino é Gerente de Planejamento na Zero Glosa Tecnologia, em Goiânia. No Twitter é @fredpalladino e no Facebook facebook/fredpalladino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. O Google Plus para “usuários comuns”, até o momento, é apenas mais uma rede social, mas para quem está em busca de bons conteúdos e boas discussões, o Plus tem todo o diferencial. Principalmente com o círculos e sparks.

    Semana passada deixei minhas considerações quanto aos diferenciais do plus.
    http://msmouta.wordpress.com/2011/07/29/diferenciais-do-google-plus/

    Ele perde na falta de uma página para empresas e os chatíssimos joguinhos. E o que parece é que o Google nãos está preocupado com esses usuários que estão na rede apenas por diversão, mas nos usuários capazes de disseminar suas ferramentas, essas com o tempo serão a porta de entrada para o plus e vice-versa.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *