O legado da Geração Copy-Paste

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Olá Geração Y, há um bom tempo não conversamos… como você está?

Aposto que adorando todos os links, a rede de contatos e relacionamentos, o acesso em tempo real a toda essa informação e conteúdo produzido… divertido, não?

E como estão seus pais? O trabalho deles foi ótimo ao criar toda essa estrutura para podermos conversar, interagir e trocar experiências com qualquer um em qualquer parte do mundo. Você tem muita sorte de viver nesse momento. Lembre-se de mandar um abraço para eles e agradeça por todo o bom trabalho. Ah, e um beijo para sua mãe. Ela era realmente linda há 25 anos. E nada de confiar nas fotos sem Photoshop, Instangram ou sem esse seu visor digital para poder ver e apagar aquela cara de quem fugiu do hospício.

Agora vamos ao que interessa, vamos falar sobre você, Y. Faz um bom tempo que temos que conversar sobre o que você vem fazendo. E acredite, você está se saindo muito bem no que quero falar.

Você lembra o que é uma geração?

Segundo a Wikipédia (se quiser procurar na versão Grega, em um click você pode olhar), geração
é um grupo de indivíduos que nasceram em um determinado período de tempo. Por exemplo, você da Geração Y da qual falamos, a denominada Geração do Milênio ou Geração Internet, nasceu entre a metade da década de 1970 até meados da década de 1990.

Privilégios à parte, você chegou em um tempo de muita evolução e crescimento. Os seus pais não repetiram o erro de abandonar você, como nas gerações anteriores. Então resolveram lhe criar com maior proximidade, mais carinho, atenção e dedicação. Procuraram satisfazer suas vontades, para que você pudesse ter suas próprias opiniões, personalidade e ambições como a luta por um salário melhor.

Assim, foi gerado um grupo estimulado por atividades, acostumado a fazer diversas coisas ao mesmo tempo, com o uso de toda tecnologia disponível ao seu favor. Some a isso a frase de Che Guevara: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”.

Apesar disso você luta para confrontar seus pais, para quando envelhecer, se tornar igual a eles. É sempre divertido ver seu filho em batalha contra esses seus conceitos estabelecidos. Vocês precisam de mais tempo para ver como são muito mais parecidos do que imaginam…

Sabe qual é o caminho da evolução?

Quer um resuminho de passado, presente e futuro?

Frase de Antoine de Saint-Exupéry: “O homem é, acima de tudo, aquele que cria”.. Procure na Wikipédia. Você também deve ter em casa o livro com a história: … “então Deus fez a luz, separou a terra e a água”… ok, vou acelerar um pouco a história… e então chegamos ao século 20: a Era da Comunicação em Massa.

Muito bonito o trabalho de criar meios de comunicação globais, do impresso ao rádio e à TV. Tudo lindo, mas isso não é dos seus pais. Esse crédito é dos seus avós. Um abraço para eles também.

Sobre seus pais, na era da informação, com toda a rede e meios de comunicação disponíveis, foi fantástico terem evoluído, criado a estrutura e o meio de acesso. Parabéns, parabéns e parabéns! Essa Geração X até parecia um pouco Go-To-Work, mas precisávamos disso.

Para você, meu amigo, com tudo disponível, a tecnologia favorece. Você pode tirar um bom proveito disso e multiplicar as informações de qualidade. Você nasceu para o agora – por isso essa sensação de “posso tudo”. É difícil ser humilde assim – se possível, finja – ou mesmo saber esperar – algumas vezes, tente!

Para os seus filhos, o passo será outro… Mas nada de contar para eles! Seus pais guardaram muito bem o segredo de você. Enquanto eles criaram a estrutura, você a complementa com conteúdos, links, posts, referências, vídeos e pages. São os seus filhos os organizadores dessa panaceia. E você terá orgulho em dizer: Ah! Se meu quarto fosse assim.

Outra dica sobre os seus netos: você vai adorá-los. Enquanto você vive em busca de referências, acervos e links, eles vão ter tudo isso organizado pelos seus filhos para então, voltar a pensar. As conversas entre vocês serão muito interessantes. Você realmente vai poder ver uma geração de Real Thinkers.

Então, a você, cabe o acesso a tudo e a todos. Parabéns.

Esse é o seu legado!

Querida Geração Y, ou como prefiro, Fãs do Copy-Paste, para lembrar o quanto você é bacana e como faz naturalmente o seu trabalho: vamos arrancar essa pontinha de ceticismo e olhar três exemplos desse legado:

  • Internet e e-mail. Tudo tem um início. Eis quando a entrega de sua carta passou a ser feita de forma instantânea, suas mensagens publicadas a todos e toda a informação interligada disponível, o que surge, multiplica e ganha força? Não, não é o conhecimento, filho, mas os maravilhosos atalhos para copiar e colar. Na dúvida, o quanto você escreve a partir de uma página em branco e o quanto de uma fonte, site, link ou referência? Hey, isso não tem nada de errado! Falo apenas de um modus operandi. Tudo ok?!
  • Blogs e redes sociais. Você escreve, escreve e escreve. Opina, debate e constrói. Mas gora me responda: quanto desse conteúdo é seu? Quantas matérias, histórias, artigos ou teorias são criadas, fundamentadas, testadas e comprovadas? Você não está apenas usando o meio para replicar a velha conversa de vizinhos, certo? Certamente não, mas o quanto você realmente produz de conhecimento? #think
  • Copy-Paste e Wikipédia. That I like soo much. Nada como unificar em um mesmo lugar todo o seu conhecimento, milhares de Ctrl+C e Ctrl+V replicados e debatidos por uma multidão de dedicados interessados que multiplicam, pesquisam e colam informações. Um trabalho sem fim, mas maravilhoso para cumprir seu papel de coletar e jogar no cesto. Você pode até discordar… em partes.

Quer entender melhor, coloque em um papel, em apenas um dia o quanto você gera de conteúdo apenas nesses três casos. Liste quanto tempo e informação. Pronto? Anotado?

Agora multiplique por seis bilhões de pessoas, divididas em 72 idiomas e dialetos, organizadas geograficamente em uns 200 países ou regiões e você tem, aproximadamente, o trabalho de cada dia. Cansado? Multiplique então tudo isso por 20 anos (um pouco mais que 7.125 vezes) para entender o quanto são bacanas os feitos da sua geração.

Sorte (ou azar) dos seus filhos que vão organizar isso, orgulho dos seus pais por dar a continuidade e alegria dos netos, pois esses vão realmente pensar em coletivo.

Quer um pouco mais? Gosto muito de lembrar Heidegger quando fala de tecnologia: “A essência da tecnologia não é de forma alguma, uma coisa tecnológica”. Você está aqui porque é preciso, como uma bela experiência na teoria de Darwin.

Aproveite o seu dia, comente, envie e-mails, mensagens e multiplique.
E de tudo que falei, lembre-se: você vai adorar os seus netos.

Para quem gostou, que tal tentar escrever?
Envie seu comentário, opinião, ideia, ou sugestão. Vamos conversar?

[Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

9 respostas

  1. Nesta era, a geração “Y”, os nativos digitais, na expressão de Prensky, estão nas nossas salas de aula, a coexistir com uma geração de professores, cuja média de idades ronda os quarenta e cinco anos. A escola e os espaços escolares convivem assim com uma realidade fragmentada, onde todos parecem andar à procura de uma nova “paideia,” em detrimento da ideia de polis e de participação na cidade.
    As contínuas mudanças, que vão sendo introduzidas, (re)definem o(s) papel(éis) do professor no contexto da escola (organização), bem como as necessidades emergentes à sua formação e ao seu plano de desenvolvimento profissional (PDP).
    As novas técnicas e metodologias de aprendizagem e de formação, de que o e-learning e o b-learning são exemplo, associadas à partilha em comunidades de prática, são apenas alguns dos desafios que se colocam aos professores nesta segunda década do século XXI.
    Perante esta avalanche de mudanças desafiadoras, torna-se cada vez mais necessário abrandar a marcha, perder tempo para ganhar tempo, conscientes de que a inovação tecnológica deverá ser um apoio às práticas pedagógicas assentes em modelos inovadores, nas tecnologias que os sustentam e nas teorias pedagógicas que os fundamentam.
    Neste contexto, o autoconhecimento e a automotivação, associados a modelos de liderança partilhada (Bolívar, 2011), são fundamentais para romper preconceitos e esteriótipos ao nível micropolítico da vivência da escola (Day, 2011:129).
    Referências Bibliográficas acima citadas:
    BOLÍVAR, A. (2011). Melhorar os processos e os resultados educativos, o que nos ensina a investigação.Porto: Fundação Manuel Leão.
    DAY, C. (2001). Desenvolvimento Profissional de Professores. Os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora.
    Vala a pena visulaizar. igualmente, este vídeo que anda a circular intitulado “Ler e escreber em tempos de Internet”, disponível em
    [slideshare id=15190253&doc=carraudsilvina-121115073208-phpapp02]

  2. Caramba. Texto gostoso de ler. Realmente um “tapa” no comodismo Y. Sou do começo dessa geração (79) e posso dizer isso com propriedade.
    O texto me levou para os idos da década de 80 quando, numa aula do primeiro grau, uma professora fez a turma escrever uma carta e enviar, por correio, para o amigo que a gente quisesse (da turma). Receber a carta, após 2 dias, foi maravilhoso e fascinante.
    Parabéns Iuri.
    @ander_viana

  3. Iuri mais um artigo seu que me fez pensar. Parabéns!
    Coloquei esse em meus favoritos como o 40-20-40 e o Blog Colaborativo.

    Para a Fernanda e o Claudio, rolei de rir com o comentário da Fernanda. Ótimo vocabulário com um péssimo dicionário foi genial. Ainda bem que você é novinho para ler Claudinho…

    *Eu sou Geração X

  4. Oi Iuri, Parabéns pela matéria!

    Você conseguiu passar a evolução das Gerações de uma maneira verdadeira. Apenas para a Geração Y, me que parece desprezar o esforço. Prefere naquilo que já nasce pronto. Então achei muito apropriado o título da matéria.

  5. Acredito que com o nível de exigência e maturidade que os buscadores, principalmente o Google, atingiram, estamos rumando para um mundo onde o conteúdo criado será valorizado e o conteúdo duplicado será 100% linxado. Quanto as redes sociais eu vejo que é um espaço também para a diversão, não somente do conhecimento e do aprendizado.

  6. Resumo a geração Y com três adjetivos: analfabetos funcionais, medrosos e cordeirinhos. É uma geração intelectualmente arruinada.

  7. Olá Iuri, parabéns pela matéria.

    Muito divertido a visão sobre cada geração. Realmente não tinha visto a X como criadores da estrutura e ainda mais meus netos como Thinkers. Muuuito bom. Fecho com você.

    Para o Claudo, discordo de você querido (essa foi fácil). Super bacana comentar, agora faz isso adicionando algo de interessante que contribua para os demais, vai?

    Adoro ler, participar e ainda mais, debater. Acredito que lendo um pouco, você vai conseguir fazer a sua contribuição (para melhorar).

    Dica para o Claudio: Você está com um ótimo vocabulário em um péssimo dicionário.

  8. Matéria Péssima!

    Moralista, de lastro histórico fraco, pouco critica, paternalista… poderia listar aqui uma série de problemas.

    * Nasci nos anos 80.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *