Lion não é o rei da selva

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Se você é semi-cardíaco feito eu, o Mac OS X Lion é quase um atentado às pontes de safena da humanidade. Interessante notar que, se depender dos sites especializados em Apple e a legião de adoradores de Steve Jobs, o Lion é praticamente a última coca-cola no deserto. A bala que matou Kennedy. A gilete da Vera Fischer.

Já mostramos as principais novidades deste novo Mac OS. Agora, vejamos os sustos que podem lhe tirar um pouco de paciência. Pequenos problemas presentes desde a primeira versão beta do Lion (testamos todas) até a versão final que você pode comprar na App Store por 29 dólares.

A questão maior é que o Lion está longe de ser um sistema operacional realmente novo ou instigante. Além de ter bugs visíveis demais.

Com o Lion, a Apple mantém a velha cruz de três letras: FFF ou, para quem chega agora, Fix the Fucking Finder. Uma sigla que os macmaníacos não gostam de falar. Faltam argumentos.

O Lion fecha um ciclo de dez anos de Mac OS X. Tanto tempo depois, a Apple não teve a decência de consertar ou aceitar as milhares de sugestões enviadas pelos usuários em relação ao Finder, o equivalente ao Windows Explorer do Mac.

Conseguiram o impossível: piorar um Finder que ninguém acreditava que pudesse ficar pior. Ficou mais pesado (o Finder do Snow Leopard é uma bala), mais poluído, com novos atalhos desnecessários e “apagou” atalhos importantes da versão anterior, como o “hoje”, “ontem” e “semana passada” para você ter acesso rápido apenas aos arquivos modificados hoje, ontem ou durante a semana.

E se você esperava que a Apple fosse finalmente organizar a visualização e separar as pastas dos arquivos comuns, esqueça. Não foi desta vez.

Quase todos os defeitos do Finder permanecem.

Você deve ter lido por aí que o Lion oferece “250 novidades” em relação ao atual Snow Leopard. Esse número redondo é exatamente o que Steve Jobs falou na palestra de apresentação do Lion. O problema é que, para a Apple, mudar a moldura da imagem de login (de quadrada para redonda) parece contar como uma novidade. Mudar o formato da barra de rolagem, outra. Oferecer novos papéis de parede, também é novidade. E assim sucessivamente.

No uso prático, o Lion é uma atualização do sistema operacional para deixar tudo mais ou menos com a cara de iOS, ou seja, de iPad. Poderia ser oferecido de graça no Software Update do Snow Leopard.

Se o iPad é uma espécie de iPhone de Itu, o Lion quer transformar seu Macbook no iPad do Gargamel.

Também não se iluda no quesito performance. O Lion é, de fato, mais rápido e mais leve: desde que você tenha 4 GB de RAM ou mais. E, mesmo assim, a interface do Lion não é tão responsiva quanto o Snow Leopard em diversas ocasiões. A começar pelo bendito Finder.

A pessoal da Apple não fez questão de esconder que adotou o mesmo truque que a Microsoft empurrou no Windows 7 com bastante sucesso: mesmo que você não use, boa parte dos componentes do Lion são pré-carregados na RAM antes mesmo da demanda, como se fosse uma grande memória cache. O atual Snow Leopard também faz isso, porém, de um jeito bem mais precário.

Por enquanto, essa velocidade maior só funciona com os componentes do MacOS: Safari, Mail, enfim, o sistema operacional como um todo. É mais do que suficiente e causa uma excelente impressão. Sobretudo ao considerar que, entre usuários de Mac, a maioria só usa basicamente o que já vem dentro do MacOS para o trabalho cotidiano.

Funciona? Sim, funciona porque a memória RAM é mais rápida do que o acesso ao disco rígido. Mas, se você usa Macbook Air com disco SSD, não vai notar diferença alguma. Porque o SSD já faz o Snow Leopard ficar uma bala. O Lion não consegue fazer, ainda, essa distinção e usa uma regra universal para tudo.

De certo modo, performance melhor sem precisar comprar outro computador até paga a atualização para o Lion, independente das novidades. Mas, se você usa muitos aplicativos de terceiros, não se apresse. Os desenvolvedores vão precisar atualizar cada programa externo para se adequar ao novo convívio do Lion. A começar pelo Office e pelos browsers alternativos, como Firefox e Chrome.

No caso do Chrome, o Google já avisou que vai “demorar um pouco”. A Microsoft, até agora, não se pronunciou em relação ao Office.

Outro susto: se você depende do Address Book como agenda de endereços ou anotações, reze por paciência. A exemplo do Finder, a Apple piorou uma ferramenta que já não era grande coisa, mas funcionava perfeitamente.

Não adianta explicar muito se você não usa com frequência (tenho 4.890 fichas no meu Address Book do Mac), mas vou tentar resumir.

A agenda de endereços “ganhou” um visual similar a um caderno, uma viagem psicodélica-retrô da Apple que lembra o Lotus Organizer em 1995.

Como se não bastasse, é um caderno de tamanho fixo: você não pode mais aumentar a janela para o tamanho desejado, agora há um limite. E depois de virar a página no endereço clicado, vai ter que usar um clique a mais para voltar ao início. Complicou uma ferramenta, até então, simples e funcional.

Quer infartar mesmo? Essa agenda de endereços do Lion continua sem diferenciar acentos na busca. Ou seja, com minhas quase 5 mil fichas cadastradas, se eu procuro alguém do “Pará”, o Lion vai me retornar centenas de resultados: ele não diferencia “Pará” de “para” na hora de fazer a busca em tempo real. Bug tão ridículo que me faz questionar de onde vem o ácido desses programadores que não consertaram isso no Lion.

O Launchpad, um dos truques para transformar o Mac em iPad do Gargamel, é um conceito interessante, porém, de uso complicado. Se você tiver paciência de passar duas horas organizando o Launchpad de acordo com a sua demanda de aplicativos mais usados, talvez (um dia) ele se torne útil. Porque sozinho o Launchpad não vai organizar nada e vai poluir com páginas e mais páginas de atalhos e ícones que você nunca vai usar.

O Launchpad funciona bem em tablets, no iPhone de Itu. Para um computador com dezenas de aplicativos, vira uma confusão.

Particularmente, continuo usando a aba de “Aplicativos” e, mais ainda, os atalhos de teclado. Não tem como ser mais simples do que isso. Fica ao gosto do freguês.

Outro truque pró-Gargamel é o Mission Control. Quando me perguntam a utilidade, não sei responder. É praticamente a mesma coisa que existe hoje com o Spaces e Exposé, apenas com o adicional de separar os aplicativos abertos de um lado e os aplicativos em tela cheia com destaque na parte superior da tela. Você vai usar isso tanto quanto usava o Spaces. Para fazer basicamente a mesma coisa de um jeito mais estiloso.

A inversão do scroll do mouse (mudou o sentido, de baixo para cima e de cima para baixo) pode ser desativada sem maiores problemas nas preferências do sistema. Tem muito guru falando que leva pouco tempo para se habituar com a “novidade”. Com o touchpad, talvez haja alguma verdade nisso. Quem usa mouse externo (ex.: Magic Mouse), vai se complicar um bocado.

Os novos “gestos” (gestures) do touchpad podem ser bacanas, isto é, caso você encontre alguma utilidade que já não tinha antes no Snow Leopard. No uso diário, vale muito a pena (e realmente fica mais rápido) se você usa o Safari e outros aplicativos em tela cheia, pois agora pode-se avançar ou recuar uma página instantâneamente usando dois dedos. Se novas versões de Chrome, Firefox e Opera resolverem adotar o recurso, será outro ponto positivo para o novo gesto no touchpad.

Por falar em mouse e touchpad, a maior mancada do Lion é limitar o gosto do usuário: ou você configura o botão direito para ser acionado com dois dedos ou configura para o canto inferior direito (ou esquerdo) do touchpad. A diferença é que, no Snow Leopard, ele aceita os dois modos de entrada: dois dedos ou canto inferior do touchpad. Com o Lion, usar os dois dedos anula a opção de usar o canto inferior do touchpad. Não tem sentido algum, zero mesmo.

Novesfora toda essa rabugice, o Lion tem um precinho camarada e você pode instalar em vários Macs. Mas está muito longe de ser uma atualização necessária, por enquanto.

Veja que ironia: com o Lion, a maioria das empresas precisará adotar a mesma segurança secular com os lançamentos da Microsoft. Ou seja, não fazer a migração até que saia a primeira grande atualização (Service Pack, no caso do Windows) do sistema operacional.

O Lion oferece recursos poderosos e um visual bacana, como vimos no review. Mas, hoje, deveria se chamar apenas Mac iOS e ser uma interface permutável do atual Snow Leopard, um componente adicional. Nada mais do que isso. [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Paulo Rebêlo é jornalista, escritor e consultor em política, tecnologia e estratégias corporativas. Diretor da Paradox Zero e da Editora Paradoxum.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

21 respostas

  1. Tenho e tive varios, laptops e desktops, ipods, iphones, ipads… enfim, sempre fui fan dos produtos apple e consequentemente sempre me mantive atualizado.
    O Lion simplesmente destruiu toda a imagem positiva que a a Apple me passou nos ultimos 10 anos. Eh uma pegadinha do Malandro, inconsequente e irresponsavel. Depois que instalei esse sistema exttremamente BURRO, eu estou numa “sinuca de bico” terrivel! Nao sei o que fazer agora. Meu mac Pro esta lento e cheio de mensagens, no console, do tipo: “error”, “not load”, “could not find”, “crash”… PQP!@!!! Que odio!
    Passei 3 madrugadas inteiras tentando corrigir cada problema, mas so consegui aumenta-los! Intala, reinstala, deleta, utlitiraio de disco, disk warrior, etc etc etc… num tem nem macumba que corrija essa m* de Lion. Eu, na verdade, ja estou pensando em processar a Apple por esta “sacanagem”. Sacanegem sim! Eu como usuario assiduo, me sinto muito lesado e enganado por esta empresa. Eu uso meus equipos para trabalhar, tenho TUDO relacionado aa minha profissao nesta maquina, e agora estou me sentindo impotente e sem saber com fazer pra recuperar meus programas, faze-los rodar normalmente. Pra que inventaram esta atualizacao ridicula se era pra piorar? Eu sempre adorei a Apple por causa, principalmente, de sua estabilidade e confiabilidade! Mas agora, nunca mais vou dizer que esta eh uma empresa seria ou que fazia a diferenca. Sinceramente!

  2. Primeira leitura que faço que aborda pontos críticos e que não funcionam bem no mac, exemplo o finder, minha grande frustração quando migrei para o mac. Ah, e depois do Lion experimentei os primeiros travamentos do sistema operacional…

  3. Usei o Lion por seis meses, hj estou o SL instalado e funcionando perfeitamente.

    Nunca mas esquentou e faz tempo que não ouço as ventoinhas. O boot voltou ao tempo normal de 30 segundos, com o Lion batia na casa de 1m e o desligamento quase instantaneo no SL levava 30s no Lion. Na moral esse Lion é uma porcaria, ainda bem que o meu MacBook Pro veio com o cd do SL. E o Final Cut 7 parou de dar pau com os alguns plug que tenho.

  4. EU ERA UM DEFENSOR DA APPLE ATÉ LANÇAREM A DROGA DO OSX LION E FC X QUE DEVERIA SER O NOVO MOVIEMAKER..

    a prova e que tenho o último macPro mais top.

    novidades totalmente feitas para DESOCUPADOS não para algum tipo de profissional.

    Mexeram em coisas que só atrapalham a produtividade de quem trabalha.

    NÃO TRABALHO EM UM CELULAR!

    Steve Jobs me entenderia, mas ele morreu em Janeiro deste ano nas minhas contas. E AGORA?

    Vou ter q esperar a Microsoft comprar + 10% da apple pra vender de graça meu Mac.

    SE STEVE JOBS ESTÁ ME OUVINDO “SAUDADES”

  5. Aqui tenho um i7 4GB instalei e me arrependi a inicializacao do sistema estava mais demorada, o acionamento dos programas tambem enfim muita coisa deu um passo pra tras nao pra frente e acredito eu que nao vale a pena instalar ele a nao ser que vc seja o tipo de pessoa que so se importe com belezinhas para ver na sua tela ao inves de desempenho e RAM por falar em RAM é um absurdo o Safari comer quase 1,5 GB para simplismente se abrir Upgrade na RAM nao acredito que seja a melhor solucao é obvio que o LEAOZINHO come muita memoria RAM.

    Mas o mais engraçado é ver outras pessoas falando em diversos foruns a respeito do ganho de desempenho que o Lion fez em seus Macs, tipo todos que falam isso tem o processador Core2Duo e sim eu pude comprovar isso no Macbook Pro da minha colega que é justamente um Core2Duo. Até me perguntei quem era o meu i7 perto do desempenho do Core2Duo com o Lion que o Mac dela tem. Sei la o Lion saiu rapido demais novos processadores Sandy. Comecem a pesquisar todos que falam que gostaram usam Core2Duo.

    Outro ponto estranho falam muito da Intalacao Limpa que melhora bruscamente o desempenho rsrsrsrsrsr no meu Mac eu fiz justamente ela… Desliguei o Mac esperei esfriar rsrsrsrsr Meu mac esquentava mais do que com o Snow e a ventoinha tava se exercitando mais do que o normal. Instalacao limpa no meu ponto de vista nao significa muita coisa.

    Que negocio é esse do teclado ficar piscando?
    Que isso de nao poder tocar no meu tackpad como antes?
    Ham?

    Quem ja usou o Mission Control e passou o facetime pra outra area de trabalho? Notaram que ele sempre trava? Pq o sistema as vezes congela do nada? Pq tem coisas que passam pra outras areas de trabalho de uma hora pra outra? rsrsrsr isso que é o aumento da experiencia com um Mac?

    Que isso de toda vez que iniciar o Safari voltar a ultima pagina visitada e pra quem ver porno e divide o computador e acessa suas paginas de redes sociais?

    Pelo amor de Deus…. Snow Leopard ainda ta em Florestas melhores que o Lion.

    Vamos combinar a pre-visualizacao ficou muito boa… só isso.

    rsrsrsr

    Quem tiver Core2Duo aproveita… quem nao tiver é atrasado… volta pro SL

  6. Sou recém-chegado à comunidade Mac. Adquiri o Macbook Pro faz 2 meses, e meu passado é de anos a fio de Windows e Microsoft. O que conheço de Mac é o que tenho lido diuturnamente nos blogs e sites especializados, portanto, conheço muito pouco ou quase nada, entretanto, posso dizer com toda a propriedade que percebi grande diferença quanto a um aspecto ao comparar o Snow Leopard, que veio na minha máquina, ao Lion. Percebi que o Lion tornou a máquina perceptivelmente mais lenta. Com o Snow ele nem pensava, agora com o Lion, dependendo do aplicativo o Mac fica pensando uns segundos.
    Não posso falar com a exatidão de vocês que operam esta máquina há tempos, mas é notável que o Lion não roda tão suave quanto o Snow Leopard e isso porque minha máquina já usa o Intel i5 e 4GB de RAM. Já estou providenciando o upgrade para 8GB.

  7. Quero parabenizá-lo pelo excelente artigo. Criticas isentas da macmania. Fui usuário do windows por anos, e confesso que até o advento do windows 7 realmente via uma diferença considerável entre os dois sistemas. Contudo, após a chegada do Windows 7, e as atualizações do Mac OS, realmente vejo que os dois sistemas são praticamente idênticos, ou seja: matam de raiva o usuário.

  8. Thales (04): há dois updates pré-programados para o Lion. O primeiro sai agora em agosto (10.7.1), menos de um mês depois do lançamento oficial. E o segundo já está em versão de testes (10.7.2) e deve sair em setembro.

    Leandro (12): a versão mais recente do CS (5.5) já apresenta problemas com o Lion, não sei lhe dizer como é com a CS 4. A Adobe tem um comunicado oficial no site, mas resumindo eles dizem que vão atualizar “no tempo certo”.

    Nelson (10): você acertou na mosca, não entendo nada de computador. Para me informar leio a Info Exame, gosto muito das figurinhas coloridas 🙂

  9. Eu fui lá empolgado e “meti o dedão” na Apple Store baixando o aplicativo. Depois comecei a ler os reviews e fiquei meio desconfiado. O meu maior medo é a incompatibilidade com softwares.

    Exemplo: eu uso toda a linha Adobe CS4. Será que é compatível? Até agora não descobri. Meu medo é instalar e ele ser um pesadelo no meu trabalho.

    Então baixei, mas o Leãozinho tá lá nos aplicativos tirando uma soneca até eu me sentir mais seguro para instalar de vez.

    Adoro os produtos da Apple, mas temos que ter cuidados em não exagerar na questão “MAC FAN”

    Abraços!

  10. Pare de reclamar, mais parece um velho ranzinza! O que vc esperava? Um Sistema Operacional que é a sua cara, feito exclusivamente só pra vc! Vc é o quê? Um ser perfeito? Não sabe ser um mero operador de um simples Mac nos dias de hoje e por conseguinte fica botando defeito em tudo só pra mascarar que o problema é de “BIOS”! Vai então trabalhar com cartões perfurados em máquinas com vávulas!

  11. Fãnboy’s são sempre engraçados… Apenas uma pequena correção. Até onde sei o Opera já conta com mouse gesture a algum tempo. Interessante o review.

  12. Há coisas que ainda estou me acostumando e não seu sei se gosto de todas as novidades do Lions, mas vários comentários são, infelizmente, cheio de erros e inverdades.

    Concordo que a nova agenda não é grandes coisas do ponto de vista de beleza, entretanto ela é redimensionável sim. Basta clicar na borda e arrastar…..

    Outro erro: O atalho hoje foi apenas substituido pela pesquisa inteligente.

    Se você digita “Hoje” ou “ontem” ele lista os arquivos do mesmo jeito que o atalho fazi. E se você quiser o atalho é só salvar a pesquisa na barra lateral e pronto. Creio que é apenas o jeito da apple de evitar entulhar a interface com redundâncias….

    Há vários novos gestão que “NÃO” existiam no Snow Leopard. Navegar no histórico de um aplicativo (Ex: Browser) é sim muito útil.

    O Modo Full Screen é excelente para quem tem telas pequenas como o meu Macbook Pro de 13″” e, por incrível que pareça, faz enorme diferença no uso do calendário já que permite aumentar o texto visível dos compromisso.

    Em resumo, não é perfeito, mas é um upgrade muito bom, por um preço irrisório para os benefícios que trás e etá longe de ser somente uma “interface do Snow Leopard”

  13. iPhone de Itu? iPad de Gargamel? Hahahahah Belos termos hein?
    Cara você reclamou tanto, colocou tanto peso negativo no SO que eu confesso que quase mudei de idéia, mas acabei de fazer o download do Leão e estou gostando do que vi até agora. Eu sou do tipo que prefere nem perder tempo comentando posts dessa qualidade mas concordo em uma coisa: O Mac OS não é perfeito, claro, mas no dia que Windows e Linux proporcionarem o mesmo prazer que eu tenho ao usar o meu Mac para algo tão ordinário como navegar na web ou ler meus e-mails, eu simplesmente mudo de plataforma. Agora o que mais me deixa indignado é alguém reclamar e reclamar e ainda continuar usando, faz o seguinte: Compra um PC com Windows e coloca aqui pra todo mundo ver como sua vida melhorou depois que você largou o Mac OS, já que você está até convencendo as pessoas a não atualizarem o sistema da Maçã, é até capaz de revertê-los para o lado dos “Redmondianos”. Ah! Só não esquece de comprar um bom software anti-vírus antes, ok? #Dika

  14. Estou testando o Lion fazem 4 meses, e posso te afirmar como developer que o kernel UNIX do Lion ficou mto mais robusto. Acontece que vc deve (assim como toda impressa) avaliada apenas as coisas esteticas na interface, mas tudo isso vc tem opção de mudar, lembre-se um sistema não é feito apenas dos aplicativos originais. Ou seja acho mto mas mto prematuro vc julgar dessa forma o produto.

    Ainda mais porque se vc comprar com TODOS outros OS que tem no mercado o Lion é o mais estavel, seguro e user-friendly. Mesmo comparando com o Windows 8 ( que tmb estou testando a versão alfa) e qualquer distribuição Unix ou Linux.

    Ou seja. Quem é melhor que o Lion??? Só Não venha dizer que o SL (Snow Leaopard) é melhor, pois isso faz parte do seu “Good Enough perception”, que atinge quase todos usuários do Microsoft Office, onde o maior concorrente, é as versões anteriores.

  15. adoro reviews feitos direito.

    eu concordo: ipad do gargamel. o Lion não é tão bom assim se o usuário for diferente do home user (browser, IM, office) e quase quer te obrigar a usar uma magic trackpad…

  16. Amigo, infelizmente tenho que concordar com cada palavra do seu posto, os 29 doláres não foram um bom investimento agora, tenho até duvidas se vou instalar no meu iMac de casa, alguns coisas simples, como poder redimensionar os icones de qualquer lugar apenas com o gesto de zoom, sumiram, poder voltar no firefox com os 3 dedos também desapareceu, e o fato de não poder configurar o trackpad corretamente, a gosto do usuario é um pé no saco, vamos o lion 10.7.1, o que vão fazer.

  17. “Como se não bastasse, é um caderno de tamanho fixo: você não pode mais aumentar a janela para o tamanho desejado, agora há um limite.”
    Informação completamente genérica só para dar mais peso ao seu argumento. Mas a janela é redimensionável, só porque já um limite na largura(provavelmente por causa da textura), não torna o programa menos usável.

    A quantidade de entradas pela pesquisa no google por:
    “Fix the Fucking Finder” OR “Fix the Freaking Finder” OR FTFF
    é de 1.38 milhões de entradas, o que é um número muito pequeno no meu ponto de vista.
    Se pesquisar apenas por :
    “Fix the Fucking Finder” OR “Fix the Freaking Finder”
    O número cai para menos de 4 mil entradas. Indicando uma grande possibilidade de que milhões de entradas para FTFF não correspondem ao assunto.

    Sinceramente, vejo você como mais um dessa pequena dúzia de bebês insatisfeitos e chorando por birra.

    O Mac OS tem defeitos, o Windows tem defeitos, o Linux tem defeitos.

    Todos SOs tem defeitos de variados pesos. Só falta tu olhar de forma imparcial e saber medir os pesos deles.
    FTFF não é algo que incomoda 99% dos usuários, e você coloca como se todos soubessem disso, e fosse um grande tabu para a comunidade.

    Sinceramente, seu texto merece todo descrédito possível devido a este quesito: tu ages como um troll metido a esperto.
    Completamente sensacionalista, e usa argumentos genéricos.

    =====

    PS:
    Pessoalmente, com relação ao Finder…
    Os únicos problemas que eu já tive(e que sem dúvida são os mais comentados) com o Finder foi a falta de possibilidade dar Merge em pastas e Recortar. São coisas simples e idiotas, concordo. Mas uma delas foi implementada pela Apple no Lion(merge). Logo, eles não estão deixando de lado as necessidades do público.
    Lembrando que a Apple reina no quesito “ter apenas as features que realmente são necessárias. Esconder/remover o resto”.

  18. Espetáculo de artigo. Já não era do meu agrado a idéia de atualizar pro Lion. Depois desse artigo, ele se transformou definitivamente em ‘persona non grata’. Agradeço aos ‘early adopters’ por me mostrarem isso.

    Imagina se vou abandonar o meu tão amado Quicksilver para dar lugar a um Mission Control ou Launchpad! Deixa essas histórias pra Nasa… Oops! Os ônibus espaciais foram abandonados!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *