Considere o Drupal para o seu próximo projeto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O Drupal é um dos CMS (sistema de gestão de conteúdo) mais conhecidos e mais utilizados do mundo todo. É utilizado por milhares de pessoas em todos os continentes e possui uma comunidade extremamente ativa.

Porém ainda existem algumas dúvidas sobre o Drupal e muitas vezes o seu potencial não é imediatamente claro, principalmente na hora de escolher a ferramenta para desenvolver um projeto.

A verdade é que o Drupal é muito mais do que um simples CMS e pode ser considerado um CMF – Content Management Framework. Framework?

A instalação básica do Drupal já vem equipada com:

  • ACL
  • Autenticação
  • Cache
  • Internacionalização (i18n)
  • Hooks
  • Módulos (Plugins)
  • ORM
  • Taxonomia
  • Temas
  • Utilitários

Estes são alguns dos principais componentes de qualquer sistema, não só um site ou portal. Além disso, o Drupal possui uma API poderosa e fácil de usar. Ela contém funções para interação com o banco de dados, codificação de caracteres, geração de formulários, limpeza de input, entre outras coisas. O seu sistema de hooks é robusto e permite sobrescrever praticamente qualquer parte do fluxo da aplicação.

Parte do que torna o Drupal tão impressionante é a sua flexibilidade. A exemplo de outros sistemas de gestão de conteúdo, não é imediatamente óbvio para que o Drupal serve. Inicialmente, não tem cara de nada, mas ele é uma massinha que pode ser usada para construir qualquer tipo de aplicação ou sistema.

Exemplos

  • Blog, fotolog
  • Fórum de discussão
  • E-commerce
  • Intranet (LDAP)
  • Rede social
  • CRM, ERP, Business Intelligence

E não para por aí; com o Drupal é possível desenvolver praticamente qualquer tipo de aplicação de uma maneira eficaz, elegante e rápida.

É por estes e outros motivos que hoje sou fanático pelo Drupal e não me vejo desenvolvendo um grande projeto com qualquer outro framework ou plataforma.

E você, é apaixonado por qual framework? Independente da resposta, considere usar o Drupal para o seu próximo projeto e conheça esta ferramenta super poderosa e a sua enorme comunidade que não para de crescer! [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Alex Weber (fala@alexweber.com.br) é sócio da Webdrop e especialista em Drupal, PHP, MySQL e Javascript. Mantém o Twitter @alexweber15 e o blog Alex Weber Desenvolvimento Web.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

16 respostas

  1. Alex, sem dúvida vamos considerar o Drupal e realizar alguns testes, obrigado pela dica e parabéns pelo artigo.

  2. Olá Alex,

    utilizei Joomla, WordPress, porém quando conheci o drupal foi amor a primeira vista.

    O post foi brilhante, que dá mais noção a respeito do que o drupal é capaz de fazer, você esqueceu de citar exemplos como: DrupalCommons (redes sociais) e também a comunidade brasileira, que está super ativa: http://drupal-br.org/

  3. @aisten, gostei da sugestão! Vou me aprofundar mais em alguns destes temas e fazer um comparativo detalhado para o próximo artigo!

    Abraços,

    Alex

  4. Olá.

    Não tenho conhecimento do Drupal. Utilizo o Joomla e obtenho ótimos resultados com ele. Discordo que as mellhores extensões do Joomla são pagas. Sem falar da grande comunidade.

    Por fim, concordo com o amigo acima. O artigo me pareceu uma promoção do Drupal. Sem conhecimento prático de outros CMSs o artigo perdeu valor. Deveria haver comparações para mostrar no que o Dupal é melhor.

    Abs.

  5. Oi Alex tudo bem?
    Gostei da iniciativa do post.
    Vendo que foi um primeiro artigo para elucidar as pessoas sobre a visão do Drupal ser um Framework, mas para um segundo post, assim como o Wagner abordou, seria muito bom trazer um conteúdo mais aprofundado sobre as outras aplicações que você colocou que o Drupal se faz bem, e contrapor com os concorrentes joomla, wordpress, sharepoint, entre outros, até quem sabe uma tabela ou gráfico demonstrando onde cada um se sai melhor.
    Questões sobre o esforço para possíveis customizações.

  6. Parabéns pelo artigo! Estamos precisando que mais brasileiros virem “Drupaleiros” e possam usufruir e colaborar com esta magnifica ferramenta.

    Para quem tem dúvidas do potencial do Drupal recomendo uma boa olhada nos seguinte site: http://www.whitehouse.gov

    * Uma dica básica… começe com a versão 6.x, é mais estável e os módulos mais maduros.

  7. Acho que é o CMS mais completo e fácil de ser utilizado.

    Trabalho com ele desde a versão 5 e cada dia mais a comunidade tem melhorado os módulos e se feito mais participante.

    Hoje não vi um sistema que não possa ser desenvolvido com Drupal.

    Realmente muito bom !

  8. Alex,

    Parabéns pelo post. É muito bom ver desenvolvedores escrevendo sobre o assunto, precisamos ampliar a comunidade Drupal no Brasil.

    []’s

  9. @Vitor, cara exatamente isto! Eu digo que apesar de ser tradicionalmente conhecido como um CMS, especialmente na versão 7 ele tem cada vez mais uma dinâmica de framework e tem uma API cada vez mais abrangente e generalizada. Diria até que a curva de aprendizado em relação aos outros frameworks é mais baixa porque tem a interface visual que facilita muito.

    @Wagner Valeu pela crítica! Concordo depois de falar tudo isto do Drupal seria interessante fazer uma comparação mais pontual com outros frameworks mas isto já foge do escopo do primeiro artigo cujo objetivo era apenas apresentar o Drupal como framework pois atualmente é taxado como somente CMS quando na verdade é muito mais.

    Abraços!

  10. Muito ruim o artigo.

    Não falou nada demais. Ficou somente puxando o saco do Drupal.

    Creio que vc deveria apresentar melhor as características dele e compará-la a outros CMSs e frameworks ao invés de apenas falar que ele é demais.

  11. Fala Alex, tudo bem?

    Quando você fala o Drupal como framework você acha que ele tem a mesma dinâmica de um Zend ou Codiginter? Qual o nível de “facilidade” em relação à essas outras que citei?

    Abraços!

  12. Fala Fabricio…

    O Joomla é engessado e não vai além do que se propõe. Com o drupal você têm muita flexibilidade, e pode criar desde pequenos sites institucionais, portais avançados, intranets e além e etc, além de contar com uma API muito amigável no caso de for extendê-lo como o próprio Alex diz.

  13. @Fabrício com certeza Drupal é a melhor escolha. Ele é robusto, flexível e escalável. Possui uma ótima documentação, além de uma comunidade super ativa.

  14. Fala Fabrício,

    Sinceramente eu não gosto muito do Joomla e evito usá-lo. Como CMS ele não é ruim mas não chega aos pés do Drupal para ser usado como framework para desenvolver projetos mais complexos e customizados.

    Porém o que mais me desanima do Joomla é o fato de que a maioria dos componentes/módulos/plugins bons são pagos. Ao meu ver isto impede o crescimento da plataforma e cria uma mentalidade mercenária na comunidade que não ajuda no seu crescimento.

    Mas… sou parcial ao Drupal! 🙂

    Abraços,

    Alex

  15. Depois de ler o seu artigo eu escolheria o Drupal se eu precissasse desenvolver qualquer projeto.
    Parabéns, ficou ótimo!! Escreva mais vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *