Melhore sua loja sempre e mantenha a freguesia

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Os compradores online são uma massa muito instável, atenta às melhores condições que atraem e mantém a sua atenção. Por isso é essencial sempre otimizar uma loja virtual para que sempre continue atrativa e principalmente agrade e cative os clientes.

Essas dicas visam auxiliar um comércio eletrônico a aumentar a taxa de conversão de vendas finais.

Não seja lento

Quando uma página demora a carregar já começa a gerar desconforto nos clientes. Em um estudo recente, 100 milissegundos de tempo extra de carregamento da página podem chegar a custar 1% do potencial de vendas. Procure utilizar os elementos básicos e fundamentais e deixe o conteúdo “extra” ser por demanda.

Comece pelo topo

Já sabendo que a página carregará rapidamente, agora temos que decidir o que irá carregar primeiro. A resposta é o básico, trabalhe sempre de cima para baixo. Carregar os itens acima na área visível mostra nossa preocupação com o tempo gasto pelo cliente.

Clareza e limpeza acima de tudo

Assim como no mundo real, uma loja bagunçada nós fará perder clientes. É importante em toda página de destino apresentar títulos, caminhos percorridos, atalhos rápidos. Devemos evitar sobrepor diversas informações concomitantes para tentar alavancar novas vendas; isso só acarretará em focos de desvio de atenção.

A banda só toca com todos os instrumentos

Não adianta só ter uma loja carregando rápido – é importante ter um plano de marketing, estar nas frentes mais comuns (e-mail marketing, SEO e SEM) e nas frentes mais populares (redes sociais).

Espere, espere, volte aqui

A cada segundo milhões de potenciais clientes abandandonam seus carrinhos à própria sorte. Não chore sobre esses carrinhos derramados (perdoem o trocadinho, não resisti!), se utilize deles para entender melhor as falhas no processo e por conseqüência diminuir esses abandonos. Há forams de reverter essas “quase-vendas”, veja mais em outra matéria.

Seja pessoal

Como o garçom que conhece a mesa favorita de cada cliente, é importante ofertar diferenciais personalizados que façam os clientes se sentirem especiais. Você pode se utilizar as informações de preferências para exibir ofertas pessoais e intransferíveis.

Feriado feliz

Umas grandes parcelas das vendas anuais são originárias das datas comemorativas, por isso tenha certeza que sua loja virtual está preparada para aguentar todas as possíveis demandas nestas épocas. E não estamos falando somente de infraestrutura de tecnologia, mas também do estoque e principalmente do canal de atendimento ao cliente. [Webinsider]
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Marcelo Goberto de Azevedo (@mgazevedo) é consultor do Mundo e-commerce, diretor de tecnologia na DragonSoft Tecnologia e no Meu Ecommerce, focado em consultoria de loja virtual. Leciona Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

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