Não confie na sorte, seja um profissional de atitude

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Muitos empresários afirmam que a sorte é um fator determinante para o sucesso. Mas no mundo dos negócios não é inteiramente assim. Há um ditado popular que diz: “você faz sua própria sorte”. Isso, nas corporações, vai além do simples jargão.

Indiscutivelmente, alguns fatores nos impulsionam e são propícios para melhorar as nossas chances de alcançar resultados positivos. Entretanto é preciso, muitas vezes, ter um insight para isso.

Uma maneira de maximizar esse potencial de retorno é fazer a diferença com qualidade e fundamentalmente ter as atitudes certas.

Como se constata, a sorte é tanto uma questão de atitude, como de probabilidades. E ter, também, uma imagem positiva de si mesmo ajuda muito! Seja consciente ou inconscientemente.

Os três fatores da boa sorte

A base de uma atitude de sorte é a humildade. Esse é um dos principais traços do líder de alto desempenho. Ter uma atitude assertiva começa com humildade e consciência das suas próprias limitações. É preciso haver autoconfiança para ter o respeito dos outros e isso também precisa ser contrabalançado com a ciência de que você não é o dono(a) da verdade.

Curiosidade intelectual é uma resposta ativa à humildade. Se a humildade dá às pessoas a capacidade de ser intelectualmente curioso, por outro lado, individuos totalmente confiantes ou arrogantes são menos propensos a questionar suas suposições pessoais e perspectivas do mundo. Pessoas que estão intelectualmente curiosas em realizar algo ou aprender sobre qualquer coisa devoram leituras, escutam as sugestões e exploram novas ideias em uma taxa muito maior.

Perguntam mais a fim de obter melhores panoramas. Em última análise, captam mais sorte porque estão mais dispostos a conhecer pessoas, responder novas perguntas e ir a lugares novos.

O otimismo é a fonte de energia para permitir uma mudança positiva. Se a humildade é a base para a curiosidade intelectual, então uma disposição otimista dá convicção e energia de que mais e melhor é sempre possível. É como uma profecia autorrealizável: mais sorte tende a vir para os mais crédulos – para os que veem o bem em alguma coisa antes de observar o mal.

Otimistas são doadores de energia ao invés de sugadores. Por ter uma disposição positiva, tais indivíduos são mais propensos a conseguir mais “elemento surpresa”, ou seja, têm mais encontros com boa sorte, pois sempre acreditam na possibilidade de melhorias em suas atuações.

A equação básica para desenvolver a atitude certa é bastante simples. Ela começa em desenvolver humildade para ser autoconsciente, seguida pela curiosidade intelectual para fazer as perguntas certas e conclui-se com a crença e a coragem de que algo melhor sempre é possível (otimismo).

As pessoas mais sortudas do mundo são aquelas que possuem todos os três elementos desta equação. Acreditam no copo “meio cheio” ao invés de “meio vazio”.

Essa é a mentalidade construtora para a sorte. É aquela que a maioria das pessoas pode ter, se acreditar.

Afinal: sorte é uma encruzilhada onde preparação e oportunidade se encontram. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Daniela Maimone (danielamaimone@gmail.com) é publicitária, escritora e fotógrafa. Mantém o blog Vivendoja e o Twitter @dani_publica. Confira seu portfolio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

5 respostas

  1. Parabéns pelo post Daniela, assim como você disse as pessoas deveriam sempre procurar e pensar por soluções ao invés de ficarem sempre presas ao fatos tidos como empecilhos ou problemas.

  2. Olá Daniela, Parabéns pela postagem!
    Estou preparando um artigo que fala justamente deste contexto, não especificamente com as mesmas palavras é claro. O presente encontra-se entre o passado e o futuro, ou seja, as pessoas vivem reclamando sobre não terem uma segunda chance, quando na realidade todos nós as temos todos os dias. Se estamos no presente, olhamos para o passado e, ao analisarmos podemos e ver o que foi feito de errado ou o que não foi feito e temos a chance de mudar o passado no presente, para vislumbrarmos no futuro. É isso, espero ter colaborado o mínimo possível com esse comentário.
    Sucesso Sempre!

  3. Olá Daniela, parabéns por seu belíssimo post. Seu texto é um convite a uma auto-analise, uma reflexão sobre nossa postura e nossa atitude perante o mundo. Adorei sua abordagem e a sutileza com que descreveu cada fator citado. Parabéns e obrigado pelo presente nesse começo de semana. Sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *