Agências digitais são catequizadores importantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Venho acompanhando como as agências de publicidade e marketing estão se modificando e se estruturando para poder amparar seus clientes no ambiente online.

Recentemente estive em algumas das principais agências digitais do Brasil e gostei muito do que encontrei. Estrutura, organização, mão de obra qualificada e foco no online!

Acredito que estes fatores são extremamente importantes para a sinergia da agência e cliente.

Aquelas que simplesmente “abrem um braço digital” para garantir uma fatia deste bolo estão fadadas ao insucesso e correm o risco de se queimarem e atrapalhar o mercado.

Entendam que é uma visão de quem está do lado de lá do balcão!

Sabemos que a ação online toma proporção e viralidade de forma muito mais rápida. A velocidade é diferente! Parece redundante o que disse agora, mas muita gente ainda não enxerga assim.

De uma forma simples e direta, toda ação online, seja um concurso cultural ou uma ação de presença digital, precisa ter itens importantes, como:

  • Estratégia
  • Plano de mídia
  • Parceria com o offline
  • Parceria com o promocional

Sempre costumo fortalecer que a presença do offline e do promocional potencializam as ações digitais. E nunca se esqueça que a somatória disso ainda precisa ser multiplicada pela velocidade! E velocidade ao quadrado, ao cubo…

Estive palestrando em um importante evento sobre o mercado imobiliário e, na oportunidade, fui convidado para presidir também o painel sobre Plano de Mídia. Foi muito interessante notar que a maioria está começando a entender e procurar profissionais para integrarem seu corpo de colaboradores com o foco no online.

Pelo fato de o tema ainda ser de pouco conhecimento da maioria, o painel se tornou um grande bate papo e troca de experiências!

O Plano de Mídia Online é um quesito complexo e precisa ser elaborado por quem entenda muito do mercado onde irá realizar a ação. É uma visão muito mais global!

Nosso país tem extensões continentais e com diversas particularidades e costumes. Não adianta achar que a mesma linguagem que utilizou para o público do sul servirá para o público do sudeste, pois até entre os próprios estados da mesma região há diferença.

Isto serve também para os veículos, pois nem sempre o que bomba em SP é o mesmo que bomba no DF e nem a mesma linguagem de uma peça offline será a melhor opção para uma online.

Um exemplo simples é do segmento imobiliário, pois há regiões que utilizam dormitórios e outras quartos. Se você trocar a forma que é utilizada, vai perder credibilidade com o usuário.

Se a sua agência digital não está atenta a isso, você poderá investir em um plano de mídia online sem consistência e objetividade.

As agências digitais precisam entender que seu papel neste processo todo é de extrema importância. Elas precisam ter sempre em mente que no mercado online os indicadores ainda estão se fortalecendo e ganhando consistência, o que é de pouco conhecimento por parte de quem contrata uma agência digital.

Proponham estratégias, planos de mídia, parcerias… mas sejam também catequizadoras! [Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Gustavo Zobaran (@gustavozobaran) é Head de Brand Experience (BX) na Youse.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Oi Glauco!

    Que bom que tenha gostado do artigo.

    Realmente temos que trabalhar em conjunto e muita sinergia com as agências digitais.

    Abraços.

    Gustavo Zobaran
    @gustavozobaran

  2. Parabéns pelo artigo Gustavo! Tivemos a oportunidade de nos conhecer na Brookfield Goiânia, e sinceramente você é um dos poucos profissionais com qualificação e visão clara do nosso segmento! Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *