A importância dos aspectos emocionais no design

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Donald Normam e os aspectos emocionais do designDonald Norman explica a importância dos aspectos viscerais, comportamentais e reflexivos no desig e mostra que a emoção implica nas escolhas feitas, assim como a qualidade e usabilidade dos produtos.

Norman é professor de psicologia cognitiva, formado em Ciências da Computação e Engenharia Elétrica pelo MIT e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Universidade da Pensilvânia e foi também professor de Ciência da Computação.

Ele cita uma coleção de bules, com variações: um belo design mas pouco utilizável e outros mais desajeitados, mas de muita praticidade.

A escolha no uso de cada objeto depende do contexto: se pela necessidade de rapidez ou simplesmente por estética. Outro fator que entra no meio dessas escolhas é a história e a emoção que o objeto traz.

Existem três tipos de design:

  • O design visceral. Preocupa-se com a aparência
  • O design de comportamento. É o prazer e a eficácia de uso
  • O design reflexivo. Lida com aspectos emocionais. Faz parte de nossa cognição, no qual percepção e pensamentos são tingidos em nosso subconsciente.

Muitos objetos trazem emoções fortes e positivas, despertam apego, amor e felicidade, assim como outros trazem emoções fracas e negativas e criam raiva e infelicidade.

Norman cita uma experiência que teve ao criticar uma criação do designer Michael Grave em um programa de rádio — um bule bonito, mas de difícil manuseio e propenso a derramar a água.

 

A importância dos aspectos emocionais no design

 

Ficou impressionado quando um ouvinte ligou e disse: “Eu amo meu bule”. E que ao acordar se dirigia até a cozinha e sorria ao ver o objeto. “Só precisa tomar cuidado para não derramar – mas é legal sorrir logo de manhã”.

Na década 80, em seu livro “The Design of Everyday Things”, Norman não levou em consideração a emoção, mas apenas a utilidade, função e usabilidade, criando objetos lógicos mas sem a emoção necessária para que as pessoas se apaixonassem pelos produtos.

O aspecto emocional e o aspecto prático no design Hoje com os grandes avanços científicos pode-se ver a importância gerada por meio da cognição humana interligada com as emoções para a vida cotidiana. Certamente a usabilidade é um fator de muito valor, mas sem diversão, prazer, alegria, ansiedade, medo e raiva nossa vida seria incompleta.

O afeto faz julgamentos e determina se as coisas no ambiente são perigosas ou seguras, boas ou ruins, a emoção é a experiência consciente do afeto.

Para algumas pessoas, principalmente as mais lógicas, o design visceral ou o design da aparência já são suficientes para gerar algum tipo de emoção, mas essas pessoas não são a maioria.

Hoje, graças a diversos estudos da psicologia cognitiva, tecnologia e design, essas questões são consideradas, pois se compreende que o valor atribuído a um objeto, seja ele utensílio ou aparelho tecnológico, está diretamente relacionado à experiência afetiva do usuário.

O fetiche que as marcas causam e suas inovações estão sempre diretamente ligadas às necessidades de cada indivíduo por um todo, seja na usabilidade ou no impacto em suas emoções. [Webinsider]

Robson Moulin (@RobsonMoulin) é Designer de Interação pós-graduado em Arquitetura de Informação. Trabalha com internet desde 2002 e mantém o Design Interativo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Finalmente uma matéria que demonstra a importância do design. Como eu trabalho na área de software web, muitas vezes há uma preocupação muito grande com a função, mas a forma fica de lado. Só que a forma é o que diferencia as coisas.

    Acredito que a experiência é muito importante para o usuário. Está aí os telefones de toque na tela que não deixam eu mentir. Muitas vezes o design é visto como “firula”, só que as pessoas querem também “beleza” em suas vidas. Querem experiências positivas. E o design hoje vai além da percepção visual – ele pode estar no som , nos movimentos, nas formas.

    Um exemplo real: porque temos som no windows e não temos nos softwares online? O som agrega muito valor na minha percepção pessoal e na memorização – ele alerta para o usuário que alguma coisa aconteceu. Meu antigo monitor LG fazia um som ao desligar. Isto dá personalidade a marca, porque aquele tipo de som era exclusivo da LG.

    Acredito que os softwares online tem muito a evoluir neste quesito. Mas é um mercado novo ainda no Brasil. Com o tempo e a evolução tecnológica muita coisa está mudando e irá mudar.

    Bela matéria.

  2. Excelente abordagem do tema. Quanto mais os designer e os grandes mentores de produtos estiverem atentos á questão das emoções, sobre tudo os “desejos” mais os objetivos serão alcançados, pois o “ter” está diretamente ligado ao “ser” e apenas somos mediante ás experiências emocionais.

    Bom artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *