O que são os fatores humanos na ergonomia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Inicialmente a Ergonomia tratava apenas do caráter físico das atividades de trabalho. Envolvia a saúde dos profissionais versus sua produtividade, porém já há algum tempo o termo Fatores Humanos (Human Factors) teve sua denominação ampliada e colocou em pauta o comportamento mental (cognição) e também as circunstâncias organizacionais, contrariando os primeiros conceitos de Taylor, que separava o trabalho mental do manual.

Muito se discute:

– Que área detém maior conhecimento em termos de Ergonomia?
– A qual setor ela pertence?
– Que profissionais podem “tomar posse” de seus conceitos e aplicá-los no seu cotidiano?

Para esclarecer, vamos apresentar os três domínios de especialização da Ergonomia:

1. Ergonomia física

Refere-se às respostas do corpo humano perante uma determinada carga física e psicológica. Na prática:

  • Manipulação de equipamentos com repetição de movimentos, vibração, força, postura, etc. Fatores que podem desencadear lesões musculares.
  • Ambiente de trabalho: iluminação, umidade, ventilação etc. Situações que, sendo uma constante, podem levar a problemas de visão e de ordem respiratória, por exemplo.

2. Ergonomia cognitiva

Refere-se aos processos mentais. Na prática:

  • Coordenação motora, capacidade de percepção, cognição, raciocínio transdutivo, reversibilidade, centração, sincretismo, etc. Ou seja, como essas características podem afetar a relação do homem e os elementos de um sistema. No dia-a-dia representado pela carga mental de trabalho, vigilância, tomada de decisão, desempenho de habilidades, erro humano, interação humano-computador e treinamento.

3. Ergonomia organizacional

Refere-se às políticas e processos resultantes da junção da ergonomia física e cognitiva no aprimoramento dos sistemas socio-técnicos. Na prática:

  • Trabalho em turnos, programação, satisfação, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe, trabalho à distância e ética.

Apesar da Ergonomia ser divida em grupos de abordagens distintas, todas são dependentes, interligadas e nessa circunstância não há uma profissão que se sobressaia na detenção deste conhecimento. A informação se transforma segundo as modificações dos cenários.

Sendo este um assunto tão presente em nossa vida profissional e pessoal, é simples deduzir: esta ciência tem dezenas de aplicações e não se restringe a um grupo fechado de profissionais.

“Human Factor & Ergonomics” atualmente pode ser vivenciada na aeronáutica, no transporte, em ambiente nuclear, na saúde e com muita força dentro da tecnologia da informação em ambientes virtuais, principalmente no projeto e design de produtos e serviços. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Danielle Moscatelli (@danimoscatelli) é UX Planner, consultora em Ergonomia de Softwares e Sistemas Web e mantém o site www.danimoscatelli.wordpress.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Preocupar-se com os fatores ergonômicos (de fato) é fundamental para o sucesso do projeto/produto. Danielle, parabéns pelo excelente artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *