Sorteio? Promova o produto de forma mais criativa

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Além de divulgar a sua marca, os sites de redes sociais são canais perfeitos para o lançamento de produtos que estão atrelados a promoções. Basta observar sua timeline no Twitter – certamente você, ao menos uma vez ao dia, vê uma marca divulgando promoções ou alguma das pessoas que você segue participando delas através de retuites.

No Facebook não é diferente. As empresas estão usando os eventos do site para promoverem seus sorteios. Geralmente ele pede para clicar em “Eu vou” na página do evento promocional e repassar o convite para o maior número possível de amigos.

Atrelar a sua marca a esse tipo de promoção é ideia defasada. Geralmente o prazo é curto para se pensar em dinâmicas diferenciadas, mas dá para se fazer ações criativas em pouco tempo e com um custo relativamente baixo, se comparado ao buzz que ela pode gerar. Para isso, é essencial chamar a atenção do seu público e fazer com que ele participe e, consequentemente, divulgue para seus amigos.

Aqui no Brasil não faltam exemplos criativos. Uma promoção que chamou a atenção na última semana foi a do buscador de produtos eróticos Sexônico, que lançou o 1º Concurso Nacional de Gemidos. Até parece piada, mas não é. A promoção propõe que os participantes gravem e divulguem seus gemidos nas redes sociais para ganharem votos.

Após a comissão avaliadora – ninguém menos que Leão Lobo, Edu Testosterona, Acid Girl e Pietra Príncipe – escolher a melhor performance, o vencedor leva um carro zero para casa.

As empresas de salgadinhos são mestres na hora de criar dinâmicas diferenciadas. A promoção Ruffles – Faça-me um sabor vai dar R$ 50 mil para o melhor novo sabor sugerido para a batata frita e mais 1% do lucro gerado pela venda do produto durante meio ano.

Já o Doritos resolveu pedir para seus fãs no Facebook contarem uma história, com a ajuda dos amigos, em até 15 posts e com um limite de 140 caracteres cada. Na promoção, denominada Uncut, ao final de cada dia a criação mais curtida vira um storyboard animado e o vencedor, entre os 15 finalistas, ganha uma viagem para Hollywood.

Bons prêmios e dinâmicas diferenciadas são as premissas básicas para fazer uma promoção obter resultados satisfatórios na internet. Não se prenda a ideias manjadas e a prêmios que são popularmente oferecidos – como, por exemplo, os produtos da Apple. Uma promoção bem planejada gera propaganda positiva da marca e, principalmente, relacionamento. [Webinsider]
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Daniela Machado (danielamachado.jor@gmail.com) é jornalista e trabalha como atendimento e redatora da 3YZ.

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3 respostas

  1. Bom, como ninguém apareceu por aqui, dei uma olhada no bom e velho Google e achei isso aqui:

    http://jus.com.br/revista/texto/11760/promocoes-comerciais-gratuitas-com-sorteio-vale-brinde-concurso-ou-operacao-assemelhada

    É um texto jurídico, chato, cheio de bla bla bla, mas importante ler pois logo no início já cita o primeiro paragrafo da lei:

    “Art 1º A distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, dependerá de prévia autorização do Ministério da Fazenda, nos termos desta lei e de seu regulamento.”

    E mais: a multa por efetuar promoção sem autorização é de até 100% o valor do prêmio, então você dá um iPod para seu sorteado e outro para o governo.

    Mais uma vez, não sou advogado e ODEIO esses bla bla bla jurídico (poderiam simplificar e ser mais diretos), mas pelo que entendi é proibido sortear e dar brindes sem a devida autorização, algo que a cada dia se torna mais comum em blogs e afins.

    Aguardo ainda comentário de alguem com experiencia no assunto…

  2. Isso mesmo, Alexandre. Acho que quando a promoção envolve sorte, deve ter autorização do governo. Assim que li o texto, senti falta desta observação tão importante. Ainda bem que você comentou. Seria realmente interessante se alguém com esse conhecimento mais específico pudesse contribuir com a discussão.

  3. Acho interessante citar que algumas promoções devem seguir certos critérios dentro da lei e alguns casos ter autorização do governo (Caixa, se não me engano).

    Não sei bem ao certo como funciona isso, alguem com esse conhecimento poderia compartilhar aqui para que niguém saia fazendo promoções e sorteios em seus blogs e tenha um problema lá na frente…

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