Somos os primitivos digitais. Seremos lembrados?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Desde que os humanos deixaram de ser nômades e começaram a dominar as técnicas de plantio, busca-se registrar conhecimentos e repassar a outras gerações através de imagens – além da tradição oral – os conhecimentos absorvidos em relação à agricultura e sobrevivência. Este fenômeno está registrado nas paredes das cavernas, através da escrita rupestre.

Depois a escrita começou a aprimorar-se com os sumérios, antigos habitantes do golfo pérsico, e que necessitavam de um sistema para registrar suas relações comerciais, seja com outros povos ou entre si. Daí surgem a escrita cuneiforme, cuja tecnologia era a tablita de argila e a cunha, feita de taquara ou de metal para casos de escrita em pedras.

Quase em paralelo aos sumérios, os egípcios também desenvolviam seu sistema próprio de escrita, dividido em dois: uma escrita focada no sagrado (os hieróglifos) específica para templos e faraós e outra mais popular, a demótica, que era utilizada em documentações correntes e relativa a direitos das pessoas comuns.

Mesmo na idade média, no obscurantismo, podemos observar que o conhecimento era restrito aos ambientes monásticos, porém as letras também eram restritas. Muitos aprendiam a decorar orações, mas poucos tinham a missão de escrever. Este escriba medieval trabalhava com outra tecnologia, era o pergaminho, com tintas mais elaboradas e muitas vezes se usava a pena.

A abertura do conhecimento através do iluminismo, que criou universidades e trouxe à tona o conhecimento humano, também gerou uma verdadeira revolução na escrita, a invenção dos tipos móveis (cada letra era uma placa de metal que juntas formavam uma página) possibilitou a cópia em larga escala de livros e jornais. Era a primeira explosão informacional, freada somente pela parcela de analfabetismo que era bastante alta.

Agora estamos na segunda explosão informacional, possibilitada pelo mundo digital onde cada letra é uma sequência de oito bits e a combinação dessas sequências formam palavras e frases, imagens e interação nas páginas dos ambientes digitais. É a tecnologia, assim como o barro e o pergaminho, que temos à nossa disposição. Falamos do mundo 2.0, com novos paradigmas de estruturação de informações, novos usuários que consomem e geram informações e novas relações entre pessoas.

Nesse mundo digital também surge a nova missão do escriba: agora ele é o escriba digital, responsável por garantir a preservação das informações digitais primitivas. Pois as informações geradas hoje, apenas 20 anos após a popularização das tecnologias de informação e comunicação, são as informações primitivas. Para daqui a cem anos, seremos os primitivos digitais.

Essa missão do escriba digital, ou do Arquivista 2.0, é garantir que haja o tratamento e a preservação da informação digital primitiva. Para isso, não precisamos começar a falar em ASCII (bits). Mas temos de saber como se dá a relação das pessoas com as informações digitais.

Para isso, a Arquivologia 2.0 trata a arquitetura de informação, a arquitetura de interface, sabe a utilidade dos portais corporativos, a taxonomia e a folcsonomia. Além do mais, como estes ambientes digitais auxiliam os processos de negócio das empresas, como se dá a relação dos ambientes digitais com as informações orgânicas? São questões que passam ao foco do Arquivista 2.0, responsável pelas informações digitais humanas primitivas.

A arquivologia 2.0 traz em sua matriz a preocupação com a concepção dos ambientes digitais e com as técnicas arquivísticas. Vamos preparar o futuro da informação primitiva, para garantir nossa história para as novas gerações.

…………………………

arquivologia_2_0Nota da redação: Charlley é autor do livro Arquivologia 2.0, onde traça caminhos possíveis para uma abordagem 2.0 no universo das informações arquivísticas, através da arquitetura de informação, planejamento de portais corporativos e ambientes digitais.

A informação humana digital é o resultado da observação e aplicação dos princípios arquivísticos no universo da informação digital.

[Webinsider]
…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Charlley Luz é arquivista, professor da pós-graduação em gestão de documentos da FESPSP e consultor em estratégia de informações e ambientes digitais da Feed Consultoria. Autor dos livros Arquivologia 2.0 e Primitivos Digitais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Mais uma ótima abordagem Charlley 🙂 Nunca tinha pensado nessa coisa de sermos primitivos digitais, mas é o que somos 😛
    Abs!

  2. É de suma importância perceber que desde a antiguidade ja se havia a preocupação em conservar a documentação. Sou Estudante de Arquivologia da UFBA e cada dia que passa estou me identificando e visualizando inúmeras possibilidades de Atuação na área. Arquivologia é a profissão do Futuro.
    Aos leigos,
    Lembrem-se que toda área do conhecimento alimenta-se de INFORMAÇÃO. Toda organização possui Documentos que precisam ser gerenciado por pessoas capazes de tornar acessível e eficiente a comunicação por meio dos documentos. O Arquivista na Atualidade é um Tradutor de documento, isto é, um trabalho extremamente intelectual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *