Design para pequenos negócios

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

fotosipsakQuando você está considerando uma grande reforma na sua imagem corporativa ou precisa promover um evento com um anúncio nos jornais ou na web, a primeira decisão a ser tomada no processo de planejamento do design dessas peças é se você mesmo vai fazer tudo ou se vai pedir para que outra pessoa (ou empresa) faça o trabalho.

Ilustração 12639763, do artista Fotosipsak.

As duas soluções são boas. No entanto, o tamanho da sua empresa, suas habilidades pessoais, responsabilidades, orçamento para o projeto e numerosos outros fatores vão influenciar nessa decisão.

Talvez os serviços de diretores de arte ou redatores profissionais nem sempre sejam necessários para elaborar todas as suas peças de comunicação. Mas a maioria delas acabará mesmo ficando com fornecedores externos. Se você quiser produzir um folder ou um cartaz, vai precisar pelo menos de fornecedores de fotografia e de uma gráfica.

Se as peças forem para a Internet, com certeza a verba da gráfica será aplicada em serviços de programação, construção de sites e hospedagem.

Depois que a sua empresa tiver identificado a peça, peças ou a campanha que deseja criar e desenvolver, a fase inicial típica é desenvolver a ideia.

Os objetivos da comunicação

Você e a equipe, seja da empresa ou de fora, vão ter de responder a perguntas como “que tipo de ação eu desejo implementar? Com quem eu desejo me comunicar? O que eu preciso comunicar e que objetivos atingir?

Depois outros detalhes virão: Vou usar que tipo de tecnologia no meu site? Html 5, Flash? Podemos fazer o título menor? A foto está dando o recado que queremos?”

Em seguida será preciso localizar os potenciais fornecedores para o trabalho, receber as propostas, fazer o orçamento e estabelecer um cronograma para o projeto, exatamente do mesmo jeito que você faz com o resto das tarefas da empresa.

Desenvolver as ideias, planejar as peças e descobrir como produzi-las é um excelente modo de avaliar se é mais vantagem fazer determinado projeto interna ou externamente.

Se você conhece o seu próprio negócio muito bem, se consegue ter uma boa ideia de como ficarão as páginas de um novo catálogo ou folder e conhece assuntos como edição e resolução de imagem, provavelmente também conseguirá administrar esse projeto sozinho.

Mas, se você acha que não tem talento nenhum para design e nem familiaridade com as tecnologias envolvidas em todo o processo, é melhor economizar tempo e dinheiro enviando o trabalho para especialistas, pois se o número de fornecedores é grande, é melhor conseguir alguém que cuide de absolutamente tudo e entregue a você um trabalho final de boa qualidade.

Concorda?

No próximo artigo falarei sobre criação e design: fazer ou não fazer em casa? [Webinsider]
…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Ana Clara Cenamo fundadora e produtora executiva da Spanda Produtora.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Pingback: Design para pequenos negócios | A Guerrilha Empreendedora
  2. Muito bom o artigo! Muitas pessoas dizem, que para empresas que estão começando, investir em comunicação é dinheiro jogado fora. Não traçam em estratégias,e isso a meu ver é um erro fatal, pensar somente em vender, e não pensar em quem compra e na sua reação, ja são pensamentos mortos, se uma pessoa começa uma campanha sem pensar no engajamento futuro de seus clientes, ela falhará drasticamente !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *