Use com moderação os divãs das redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Quem nunca desabafou em uma rede social que envie o primeiro scrap, tuíte, comentário…

Lá muitas vezes os bons costumes e a ética são deixados de lado. Nossa geração vive uma crise de super sentimentalismo e dificuldades nas relações interpessoais. E os meios digitais não deveriam ser os primeiros lugares onde descarregamos nossos sentimentos.

Mas são.

Hoje, gratuitamente, misturamos ofensas e desabafos com uma pitada de indiretas, ironias, sarcasmos, entre outros. É uma forma de nos vermos livres daquele nó que está atravessado na garganta.

Na verdade é um delicia quando isso acontece nos sentimos mais leves e libertos, mas aí que mora o perigo!

As redes sociais, no caso de algumas pessoas, parecem hospícios, onde as pessoas falam tudo abertamente para os seus seguidores – e para o mundo – sem se preocupar em como estes vão receber a mensagem. Mas, não é bem por aí…

Não são poucas as vezes que vemos e ouvimos notícias de polêmicas e processos oriundos de desabafos impensados em redes sociais.

Todo cuidado no que se diz hoje é pouco. Não é censura, mas sim equilíbrio e responsabilidade, como falamos nesse podcast – Liberdade de expressão nos meios de comunicação.

Costumo dizer: sou responsável pelo que digo, não por como os outros interpretam, mas infelizmente em nossa sociedade – hoje, por mais que se negue, composta por “magoadinhos” – a chance de a interpretação ter uma conotação completamente diferente do que foi dito e a ênfase da visão do receptor ser apenas a única verdade, não é pequena.

Preta Gil e outros artistas sabem bem disso!

Não quero, em momento algum, afirmar que não devemos usar as redes para comunicar nossos sentimentos e pensamentos mais imediatos, mas sim ressaltar para a necessidade de ter ética para falar e escrever.

Não podemos ofender, tampouco denegrir a imagem de nada, nem ninguém, principalmente sem provas.

Seja ético, não seja apenas mais um usuário inconsequente e irresponsável, pois as combinações dos itens mencionados com a interpretação do próximo pode, um dia, destruir uma reputação, carreira e até mesmo uma família.

Lembre-se: palavras são como penas soltas em uma ventania. Você nunca mais poderá recolher o que foi dito. [Webinsider]

…………………………

Conheça os serviços de conteúdo da Rock Content..

Acompanhe o Webinsider no Twitter.

Juliano Alvarenga é publicitário e sócio proprietário da Imix Comunicação. Twitter: @jualvarenga.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *